TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS PARA APOSENTADOS: UM ESTUDO DE SUAS PARTICULARIDADES E RISCOS EM UMA AGENCIA BANCARIA

Por:   •  1/2/2017  •  Monografia  •  4.177 Palavras (17 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 17

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS

EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS PARA APOSENTADOS: UM ESTUDO DE SUAS PARTICULARIDADES E RISCOS EM UMA AGENCIA BANCARIA DA CIDADE DE CORONEL FABRICIANO – MG.

Felippe Cota[1]

E-mail: felippecota@hotmail.com

Professor orientador: Msc. José Geraldo Teixeira[2]

E-mail: Geraldinho.00@hotmail.com

RESUMO: A cada ano instituições financeiras vem criando linhas de créditos especificas para aposentados e pensionistas.  Empréstimos esses que visam ao máximo reduzir seu risco de crédito. O tema escolhido para este artigo foi Empréstimo consignado para aposentados. Riscos e particularidades, pois atualmente esse grupo vem apresentando um crescimento significativo de endividados. O objetivo geral deste artigo é demonstrar o processo e as particularidades de empréstimos consignados para aposentados em uma agência bancaria da cidade de Coronel Fabriciano – MG.  Será demonstrado ainda como funcionam as operações de crédito consignado e o que vem causando o aumento no número de aposentados endividados. A metodologia de pesquisa quanto aos objetivos será exploratória, o que permite uma maior familiaridade entre o pesquisador e o tema pesquisado. Em relação ao tipo de questionamento a pesquisa será qualitativa. Quanto aos procedimentos técnicos será utilizada a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso, no qual será possível uma maior fundamentação do tema deste trabalho. Os resultados da pesquisa demonstraram que vem aumentando significativamente o número de aposentados endividados, onde quanto menor o nível de escolarização dos indivíduos maior sua propensão a tomar o crédito e se endividar.  Outro fator preocupante é o fato dos aposentados contraírem dívidas para terceiros, e os mesmos acabam por não honrar seus compromissos trazendo mais prejuízo para os aposentados.

Palavras-Chaves: Empréstimos consignados. Aposentados e pensionistas. Riscos.

  1. Introdução

A cada ano instituições financeiras vem criando linhas de créditos especificas para aposentados e pensionistas.  Empréstimos esses que visam ao máximo reduzir seu risco de crédito. O risco de crédito pode ser entendido como uma dificuldade por parte do tomador (cliente) em honrar a quitação do empréstimo seja ele consignado ou não.

Segundo Schrickel (2000, p.25) “Crédito é todo ato de vontade ou disposição de alguém de destacar ou ceder, temporariamente, parte do seu patrimônio a terceiro, com a expectativa de que esta parcela volte a sua posse integralmente, após decorrido o tempo estipulado.”

O tema escolhido para este artigo foi Empréstimo consignado para aposentados. Riscos e particularidades, pois atualmente esse grupo vem apresentando um crescimento significativo de endividados.

O objetivo geral deste artigo é demonstrar o processo e as particularidades de empréstimos consignados para aposentados em uma agencia bancaria da cidade de Ipatinga – MG.

Será demonstrado ainda como funcionam as operações de crédito consignado e o que vem causando o aumento no número de aposentados endividados.

Para isso será evidenciado: o conceito de crédito, tipos de crédito, como funciona as operações de credito consignado, os riscos do crédito consignado para as empresas e para o cliente e causas do aumento na inadimplência.

A justificativa do tema se dá pela experiência do autor, vividas dia-a-dia trabalhando em uma instituição financeira e por notar que cada dia mais vem aumentando o numero de aposentados inadimplentes uma vez que os créditos são as portas para realizações dos sonhos das pessoas, sabendo que os recursos serão pagos a longos prazos.

A metodologia de pesquisa quanto aos objetivos será exploratória, o que permite uma maior familiaridade entre o pesquisador e o tema pesquisado. Em relação ao tipo de questionamento a pesquisa será qualitativa. Quanto aos procedimentos técnicos será utilizada a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso, no qual será possível uma maior fundamentação do tema deste trabalho.

  1. Referencial teórico

  1. Conceito e especificidades do crédito

A palavra crédito tem sua origem na palavra creditum, que significa “coisa confiada”. Diante disto podemos considerar o crédito como qualquer transação ou relação que se realiza na confiança. Este pode ser concedido por vários segmentos e para finalidades diferentes, porém institivamente associa-se o credito as instituições financeiras (bancos comerciais).

Segundo Schrickel (1997, p.06) “Crédito é todo ato de vontade ou disposição de alguém de destacar ou ceder, temporariamente, parte do seu patrimônio a terceiro, com a expectativa de que esta parcela volte a sua posse integralmente, após decorrido o tempo estipulado.”

O crédito geralmente é utilizado para adquirir bens de consumo e satisfazer as necessidades pessoais. O crédito cumpre um papel importante no lado econômico e social, pois estimula pessoas e empresas a aumentarem seus poderes de realizações de projetos que não poderiam realizar pela falta de recursos próprios.

Por serem operações baseadas em confiança, o crédito implica em riscos, tanto para os credores (quem empresta) e para os tomadores (que contraem).Devido a isso são cobrados os juros afim de reaver o capital emprestado.

  1. Analise de crédito

Segundo Odálio dos Santos, José (Analise de crédito, 2012, p 40), “o objetivo do processo de analise de crédito é o de averiguar se o cliente possui idoneidade e capacidade financeira para amortizar a divida”.

Gitman (1997) acredita que um dos insumos básicos a decisão de crédito é o julgamento subjetivo que o analista financeiro faz para determinar se é válido ou não assumir riscos. Onde neste processo a decisão é baseada na experiência adquirida, disponibilidade de informações e sensibilidade dos analistas quanto ao risco do negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)   pdf (398.9 Kb)   docx (487 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com