TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCALAS DE LIKERT, THURSTONE

Por:   •  20/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  779 Palavras (4 Páginas)  •  1.518 Visualizações

Página 1 de 4

ESCALA DE THURSTONE

Esta escala é composta por itens e frases, com isso o respondente deve acentuar o seu acordo ou desacordo entre as opções, o continuum considerável uma escala psicológica mostra que o individuo pode ter uma reação diferente a cada momento para a mesma situação, com isso atribui valores baixos e altos a cada estímulo.

Pontos Negativos: Seu ponto fraco é não permitir que seja identificado os sentimentos em relação a cada escala, pois as pessoas podem reagir de uma maneira diferente de acordo com cada situação.

ESCALA TIPO LIKERT

Esse tipo de escala é semelhante à escala de Thurstone, pois é baseada em inúmeras informações sobre o objeto pesquisado, porém existe uma diferença entre ambas. A escala de Likert não mostra apenas o que está sendo aceito ou não, ela vai além mostrando o nível de grau que se estabelece cada informação.  Para este tipo de escala é atribuído um peso a cada resposta, referindo-se a cada atitude da pessoa que esta sendo avaliada.

A escala de Likert é mais popular do que a de Thurstone, pois além de ser mais confiável é extremamente mais fácil de elaborar, a mesma traz maior certeza sobre o sentimento da pessoa que está respondendo, pois esse tipo de escala mostra como o participante se sente em relação a determinado assunto. Assim

Pontos Positivos: A escala de Likert pode transmitir o que o participante sente sobre determinada situação, mostrando o grau de importância sendo ele positivo ou negativo.

Pontos Negativos: Devido à escala ter um peso para cada coluna após o resultado final, é difícil de identificar o quanto a pontuação do participante vale em vista da pontuação máxima de 100.

ESCALA DE FREQUÊNCIA VERBAL OU AVALIAÇÃO DE FREQUÊNCIA

A escala de frequência verbal ou avaliação de frequência é bem parecida com a de Likert, porém existem duas diferenças:

  1. Ao invés de conter palavras de afirmação em suas escalas, a escala de frequência verbal é constituída por normalmente cinco palavras, na onde apresentam a frequência com que dada variável ocorreu;
  2.  Ao invés de apresentar afirmações em determinado tópico, os itens se referem ao comportamento da pessoa respondente.  

Pontos Positivos: Ter facilidade sobre a resposta do candidato, assim podendo verificar o grau de importância relacionado em casa situação.

Pontos Negativos: O modo como se transmite ao inquirido, assim mostrando de fato a proporção de frequência de cada ação que se pretende avaliar.

ESCALA ORDINAL

A escala ordinal possuiu algumas semelhanças entre a de frequência verbal e de Likert, porém existem algumas diferenças entre elas, na escala ordinal as categorias de repostas estrão relacionadas umas com a outras o que não acontece na escala Likert e de Frequência Verbal.

Pontos Positivos: Tem uma possibilidade de o investigador obter uma resposta relativa ao tipo de situação que está sendo proposto, apenas deve ser usada quando uma pergunta direta ao respondente não está de forma clara.

ESCALA DE RANKING FORÇADO

A escala de ranking forçado é uma forma de verificar a importância de determinado assunto para o respondente, à mesma pede para ser feita de forma ordinal, ou seja, colocando o que o respondente entende em uma escala de forma

importante. Esta escala é muito utiliza em agencias de publicidade para se verificar o desejo do cliente em relação ao produto em desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (80.7 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com