TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCOPO COMPETITIVO DENTRO DE UMA INDÚSTRIA

Por:   •  22/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.140 Palavras (5 Páginas)  •  739 Visualizações

Página 1 de 5

Vantagem Competitiva

PARTE II - ESCOPO COMPETITIVO DENTRO DE UMA INDÚSTRIA

Capitulo 8

SUBSTITUIÇÃO

Conceito:

Quando um produto ou serviço é substituído por outro por diversos fatores, mas executam a mesma função.

Os substitutos podem ser uma ameaça quando proporcionam uma melhoria na relação preço e desempenho.

Ameaças dos produtos substitutos

  • Desempenho relativo de preço dos concorrentes
  • Custos de mudança
  • Propensão do comprador a mudar
  • Uso de preço baixo para defesa contra substitutos
  • Consumidores se tornam leais a produtos diferenciados, reduzindo a ameaça de substitutos.
  • Produtos especializados são mais difíceis de substituir

Uma posição de baixo custo normalmente coloca a empresa em uma situação favorável com relação aos substitutos relativos a seus concorrentes no setor.

1 Exemplo: Uber, Lyft

https://canaltech.com.br/noticia/mercado/cooperativa-de-taxi-pede-falencia-e-culpa-o-uber-55653/

A Yellow Cab Cooperative é a maior empresa no setor de táxis de San Francisco (USA) e abriu falência em Janeiro de 2016. Mas a grande concorrência não foi apenas os serviços oferecidos aos passageiros, mas também levaram seus motoristas.

O serviço de transporte é o mesmo, porém com seus diferenciais e o maior deles é preço acessível, não tem necessidade do manuseio de dinheiro em espécie, o pagamento cai direto no cartão, além da qualidade no atendimento.

2 Exemplo:

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/a-ameaca-dos-produtos-e-servicos-substitutos/43575

Os remédios genéricos, que o governo brasileiro fez com que as indústrias de medicamentos os colocassem como uma nova opção na hora de escolher a medicação.

Produtos substitutos são aqueles que podem vir a substituir os já existentes através da oferta de preços mais baixos, ou ainda de benefício

Texto da net

Porter (1999) afirma que por imporem um teto aos preços, os serviços substitutos limitam o potencial de um setor, a menos que este consiga melhorar a qualidade do produto ou, de alguma forma (através de marketing) estabelecer uma diferenciação – assim sofrerá as consequências nos lucros e, possivelmente, no crescimento.

Ameaças de serviços substitutos são a principal variável que define preço no mercado e ativa a concorrência. No entanto, a qualidade dos produtos ou serviços será a estratégia que determinará a opção final do consumidor.

Outra tendência que pode impactar na competitividade do setor é o aumento da concorrência de formatos substitutos, pois esta não é mais apenas exercida entre varejistas do mesmo formato e porte, como no caso padarias versus padarias ou hipermercados versus hipermercados, mas entre diversos tipos diferentes de varejos.

Assim, as divisas que delimitam tipos de produtos e serviços que cada varejista comercializa tornam-se cada vez mais flexíveis. Muitos tipos diferentes de varejo vendem as 19 mesmas categorias de produtos. Os hipermercados concorrem com farmácias, lojas de conveniências, padarias, lojas especializadas em eletrodomésticos e também com antigos fornecedores (atacadistas), que com a nova forma de distribuição da cadeia de alimentos, estão cada vez mais investindo no consumidor final, buscando um novo mercado que vem diminuindo com o aumento do poder do varejo.

Segundo Barney (1997) a ameaça de substitutos é quando os serviços e produtos oferecidos por empresas rivais aproximam-se das mesmas necessidades dos clientes da mesma oferta de uma determinada organização, mas de forma diferente. Os substitutos impõem um teto aos preços de uma firma, podendo diminuir seus rendimentos.

Quanto maior for a pressão dos produtos substitutos, menor é a atratividade de um dado setor. Os substitutos reduzem os retornos potenciais, limitando os preços e, consequentemente, a rentabilidade. Essa ameaça é tanto maior quanto maior for o desempenho relativo de preço dos substitutos, ou seja, a diferença da razão preço/qualidade dos produtos em um determinado setor de mercado em relação aos serviços substitutos. A ameaça também ocorre quando as empresas que produzem substitutos apresentam taxas de rentabilidade elevadas, o que poderá se tornar uma vantagem competitiva, já que permite a redução dos preços sem afetar a qualidade. Estratégias eficazes para lidar com essa ameaça estão normalmente relacionadas a ações que impõem custos de mudança (switching costs) para os consumidores ou que, de alguma outra forma, diminuem sua atração pela mudança.

PARTE III – ESTRÁTEGIA EMPRESARIAL E VONTAGEM COMPETITIVA

Capitulo 9

INTER-RELAÇÕES ENTRE UNIDADES EMPRESARIAIS

Conceito:

Aquelas empresas pertencentes a um mesmo grupo empresarial ou holding, com objetivos comuns limitados.

Alianças estratégicas sob a ótica da inter-relação entre unidades empresariais controladas por um mesmo grupo empresarial sejam elas pertencentes a uma mesma indústria ou a indústrias relacionadas.

A Inter-relação pode ter uma influencia poderosa sobre a vantagem competitiva, reduzindo o custo ou acentuando a diferenciação. Porém faz-se necessário uma avaliação dos tres tipos de custos envolvidos no processo de inter-relações; custos da coordenação, do compromisso e da Inflexibilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (264.1 Kb)   docx (151.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com