TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL – NECESSIDADE OU LUXO?

Por:   •  23/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 2

ATPS DE CONTABILIDADE

Passo 1 - individual

ESCRITURAÇÃO CONTABIL – NECESSIDADE OU LUXO?

A escrituração contábil na era da informação se torna uma necessidade para qualquer empresa. È obrigatória a escritura contábil para a empresa e para a sociedade empresarial como mostra o código civil brasileiro lei 10406/22 artigo 1179.

Art. 1179- O empresário e a sociedade empresarial são obrigados a seguir um sistema de contabilidade com base na escrituração de seus livros, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o resultado econômico da empresa.

2 – É dispensado das exigências deste artigo o pequeno empresário a que se refere o art. 970.

Diante dessa Lei, todos os empresários e a sociedade empresarial têm a obrigação de fazer a escrituração, que se torna de extrema necessidade para a empresa, sendo sua única exceção para o produtor rural e o pequeno empresário.

Para o pequeno empresário individual, este, está dispensado da escritura contábil, como micro empresa com rendimento anual de até 60.000 de acordo a lei complementar 123/2006.

Todas as empresas que não se enquadram na situação de microempresa, estão obrigadas a fazer a escritura fiscal. A escritura fiscal é formada pelo registro de fatos administrativos que altera o patrimônio, e todos esses registros devem ser expostos através de demonstrações contábeis.

Por ser a contabilidade, o conjunto de bens, direitos e deveres que compõem o patrimônio, ela se faz de extrema necessidade e descartada a idéia de luxo, pois a escrituração comprova em juízo os fatos, que dependem de pericia contábil.

A contabilidade não é só um registro de livros específicos, ela serve de informações importantes como o faturamento, a produção, a adm de recursos humanos, o fiscal, e o financeiro. O livro que contem a movimentação financeira da empresa é o livro razão como: caixa,bancos conta corrente, conta aplicação, numerários etc.No livro diário, e feita todas as movimentações diárias do faturamento, recebimento, aplicações e transações bancarias e outros fatos contábeis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com