TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS UNISUL/FUMDES

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.047 Palavras (5 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 5

ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS UNISUL/FUMDES

OBJETIVO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO COM CARÁTER MONOGRÁFICO  NO FORMATO ARTIGO

A realização Do Trabalho de Conclusão de Curso que será entregue no formato de artigo é requisito essencial para a conclusão do Curso de Pós-Graduação, tendo como principais objetivos os seguintes:

- Desenvolver leitura da realidade sócio-econômica, política e cultural que envolve as demandas da Pós;

- Incentivar a pesquisa e produção científica;

- Domínio e aperfeiçoamento da língua portuguesa;

- Avaliar o domínio das questões de proteção social e de seus sistemas, o potencial crítico e a capacidade de interpretação e argumentação;

- Aperfeiçoar a utilização da metodologia científica.

ORIENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO ALUNO

Para cada aluno será designado um professor orientador, que deverá acompanhar o desenvolvimento do trabalho e avaliá-lo.

Somente poderão ser orientadores os professores integrantes do corpo docente da UNISUL, bem como deverão os mesmos ter o título de mestre ou doutor.

A orientação se dará em, no mínimo, três encontros presenciais com o orientador. As datas dos encontros serão previamente divulgadas, inclusive sendo designadas tarefas para os orientandos.

NÚMERO DE ALUNOS POR ORIENTADOR

Cada orientador poderá orientar até 5 (cinco) alunos.

ATRIBUIÇÕES DO ALUNO

O aluno deverá:

  • Desenvolver trabalho de conclusão de curso e apresentá-lo na forma de artigo utilizando os métodos de pesquisa recomendados pelo orientador;
  • Comparecer aos encontros determinados pelo orientador;
  • Desenvolver o trabalho com critérios de autenticidade, respeitando, no uso de citações, as normas autorais e da ABNT;

Apresentar, no prazo determinado pela Coordenação do Curso, o trabalho escrito, dentro dos padrões exigidos.

ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR

É dever do orientador:

  • Recomendar a bibliografia e acompanhar o orientando no desenvolvimento da redação;
  • Verificar se o orientando, pessoal e individualmente, está desenvolvendo o trabalho;
  • Acompanhar as etapas estipuladas no cronograma a ser encaminhado pela Coordenação.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Serão aprovados os trabalhos que obtiverem conceito mínimo “C” quanto ao conteúdo e método de pesquisa, e forem apresentados dentro das normas da ABNT vigentes no momento da apresentação, observada a autenticidade e o ineditismo do trabalho bem como os direitos autorais das obras e documentos consultados.

O trabalho será avaliado em função de:

Observância das normas; clareza e objetividade; lógica da apresentação dos conteúdos; linguagem; fundamentação teórica adequada e suficiente; criatividade, ideias inovadoras, capacidade de argumentação, pertinência e contribuição para a temática e para o desenvolvimento local/regional.

O Trabalho de Conclusão de Curso tem caráter monográfico e será apresentado em forma de artigo, obrigatório para todos os alunos. Será avaliado pelo orientador e por docentes designados pelo coordenador, até 30 (trinta) dias a partir da entrega do trabalho.

Após a devolução do trabalho, se for o caso, o aluno terá prazo de 30 (trinta) dias para efetuar as correções/alterações solicitadas pelos docentes. Feitas as correções, após a entrega aos docentes, estes disporão de igual prazo (30 dias) para reavaliar o trabalho na sua forma definitiva.

Aprovado o trabalho, e após a entrega de uma cópia de CD em sua versão final, será concedido ao participante o Certificado de Especialista, emitido pela UNISUL.

ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Elementos pré-textuais

Os elementos pré-textuais deverão apresentar:

a) Capa;

b) Folha de rosto;

c) Errata (opcional);

d) Folha de aprovação;

e) Dedicatória (opcional);

f) Agradecimentos (opcional);

g) Eepígrafe (opcional);

h) Resumo da língua vernácula (obrigatório). Conterá informação sucinta do trabalho, em, no máximo 250 palavras, mencionando o objeto, o objetivo, o método, a fundamentação do trabalho e as considerações finais. Após a apresentação do resumo, devem ser acrescentadas palavras-chave que correspondam às palavras representativas do conteúdo do trabalho;

i) Lista de figuras (opcional);

j) Lista de tabelas (opcional);

l) Sumário, que conterá a especificação das diversas subdivisões do trabalho, iniciando pela introdução, e a respectiva paginação, ligado ao título somente por linha pontilhada, indicando o número da página sem a abreviatura (p.).

Elementos textuais

Os elementos textuais deverão ser compostos de:

a) Introdução;

b) Desenvolvimento;

c) Considerações finais.

Elementos pós-textuais

a) Referências;

b) Apêndice (opcional);

c) Anexo (opcional).

O número mínimo de 25 e o máximo de 30 páginas

ESTRUTURA DO ARTIGO

A estruturação do Artigo deverá estar coerente com as Normas da ABNT e orientações do Curso de Pós-Graduação e ter no mínimo 25 páginas e, no máximo 30 e a folha deverá corresponder ao tamanho A-4.

a)      Apresentação: Título, nome do aluno;.

b)      Resumo

Consiste em apresentar de forma sucinta e em poucas frases a natureza do apresentado ou seja, sobre o que versa o estudo relacionando-o aos conteúdos ministrados no Curso de Pós Graduação.

c)     Introdução

Deverá conter a formulação clara do tema da investigação, justificando-o. É importante deixar claro o problema central e objetivo que pretende com a elaboração do estudo.  Especificar o referencial teórico que contribui para a construção do Artigo  e situar a organização do mesmo.

d) Corpo do Trabalho

Constitui o desenvolvimento das idéias que devem seguir um raciocínio lógico, objetivo e claro. Deverá ser dividido em itens, conforme a necessidade.

O desenvolvimento do artigo deverá apresentar uma relação teórico-metodológica referente aos conhecimentos desenvolvidos no Curso de Especialização e sobre seu objeto de estudo.

O aluno deverá ter cuidado com o uso do pensamento de terceiros, referenciando a fonte bibliográfica em toda citação elaborada.


 e)Considerações Finais

Apresentam as ideias conclusivas do trabalho, e deverá evidenciar as conquistas e/ou perspectivas inovadoras alcançadas com o estudo, indicar as limitações e considerações. Faz o fechamento das ideias iniciais propostas e do processo construído a partir da reflexão teórica produzida a partir do Curso.

PRAZO PARA ENTREGA E CRITÉRIOS PARA PRORROGAÇÃO

Desde já fica estipulada a data de 90 dias após ser ministrada a última disciplina como o último dia para a entrega da versão final do Trabalho de Conclusão da Pós-Graduação.  A versão final deverá seguir as normas técnicas recomendadas pela UNISUL.

A entrega do trabalho dará ensejo à emissão dos certificados de conclusão e somente serão aceitos com a folha de aprovação já devidamente assinada pelo Professor Orientador.

Em caso de necessidade urgente e imprevista, poderá a Coordenação do Curso, mediante requerimento expresso do aluno junto à Secretaria do Centro de Pós-Graduação, no qual o aluno anexará os documentos pertinentes, prorrogar pelo prazo máximo de 2 meses a entrega da monografia, impreterivelmente.

A DATA DE ENTREGA DO ARTIGO FICA ESTABELECIDA PARA O DIA 10 DE MAIO DE 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (327.8 Kb)   docx (58.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com