TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTOQUE ENTRADA E SAÍDA DE MATÉRIA PRIMA

Por:   •  15/11/2018  •  Seminário  •  1.991 Palavras (8 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE TECNOLOGIA

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

MAPEAMENTO DO PROCESSO PRODUTIVO DE UMA EMPRESA DE MARMORARIA DA REGIÃO DE TERESINA - PI: ESTUDO DE CASO

 

 

 

 

Teresina-PI

2017.1

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE TECNOLOGIA

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

MAPEAMENTO DO PROCESSO PRODUTIVO DE UMA EMPRESA DE MARMORARIA DA REGIÃO DE TERESINA - PI: ESTUDO DE CASO

 

Equipe:

Camila Sepulveda Gomes - Matrícula: 201268607- E-mail: camsepgom@gmail.com

Jakline Maria Pereira da Silva - Matrícula: 201269462 - E-mail: jaklinesilvaa@gmail.com

Lucas Pinto de Sousa Amacio – Matricula: 201267815 – E-mail: lucasamancio12@gmail.com

Professor: Ciro Ito Ota da Purificação

Teresina-PI

2017.1

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        4

2. A EMPRESA        5

2.1. Estrutura organizacional        5

2.2 PROCESSO PRODUTIVO        6

2.3. MAPEAMENTO E ANÁLISE DOS PROCESSOS        8

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS (SUGESTÕES DE MELHORIA)        10

BIBLIOGRAFIA        12



1. INTRODUÇÃO

A crise que assola o mercado brasileiro atingiu fortemente o mercado da construção civil, com isso aumentando a competitividade, obrigando assim as empresas a desenvolverem técnicas e serviços inovadores. Por outro lado, algumas empresas do ramo estão crescendo em meio às dificuldades e estão buscando obter planejamentos estratégicos para continuar a se desenvolver no mercado. Porém, não são todos que entendem a importância de definir suas estratégias, objetivos e metas de negócio. Onde a competitividade, a busca pela redução de custos/desperdícios e ao atendimento das necessidades dos clientes entre outros pontos que estão cada vez crescentes entre as empresas principalmente em relação a gestão administrativas (EXAME, 2016).

A maior exigência identificadas pelos clientes é a qualidade de produtos e serviços em uma organização, isso torna-se fundamental para assegurar a sua permanência frente ao mercado competitivo. Obter a qualidade em uma empresa, requer processos bem planejados, desenvolvidos, balanceados, isentos de falhas oriundas de causas especiais, ocasionando assim em produtividade, redução de custos e eliminação de desperdícios. Gerar processos com essas características provoca aos empresários buscar novas tecnologias, para desenvolver novos métodos, implementar ações corretivas, investir em treinamento e, adotar as ferramentas da qualidade (CARDINALI et all, 2016)

Neste trabalho, o foco será direcionado em uma descrição e análise do processo produtivo, realizando um mapeamento do processo para gerar instrumentos de melhoria dos processos internos da empresa para ações futuras, a fim de melhorar o desempenho organizacional.


2. A EMPRESA

2.1. Estrutura organizacional

A empresa estudada de nome fantasia Margranvidros Ltda, atua há 14 anos no ramo de construção civil, considerada uma empresa de porte médio com 9 funcionários, atualmente localizada em Teresina-PI. Suas matérias primas consistem em massa plástica, granito, mármore e silestone com fornecedores do PI, ES e CE. Seus principais produtos são túmulos, escadas, lavanderias, pias, bancadas e balcão. A Margranvidos tem como objetivo ser referência no mercado do Piauí, como uma empresa que preza pela variedade e qualidade dos seus produtos no setor de marmorarias oferecido aos seus clientes. Com isso na Figura 1 tem-se a representação do organograma da empresa.

Figura - 1 Organograma da empresa

[pic 1]

Fonte: Autores

Conforme a estrutura organizacional da empresa, é composta por um diretor geral que tem como subordinados imediatos os gerentes comercial, responsável pelas compras da matéria prima, gerente de vendas, responsável pelas vendas internas e externas, gerente de produção, responsável pelos operadores que realizam a produção do produto e por fim o gerente financeiro, responsável pela gestão de tributos, formação do preço de venda, controle das contas a pagar e entre outras tarefas. Com base a essas informações foi possível analisar o processo produtivo na empresa estudada que será abordada no próximo tópico.

2.2 PROCESSO PRODUTIVO

Para a realização do presente estudo, foram realizadas duas visitas, por meio de observações diretas com a participação do gestor da empresa, com isso foram escolhidos dentre os diversos processos produtivos, a produção de pias e bancadas de mármore, onde foram analisados os setores envolvidos concomitante ao processo de produção, com o objetivo de identificar as ações fundamentais para seu funcionamento, desde a entrada da matéria prima, até o produto acabado.

Os setores denominados relevantes para a condução do estudo pelo gerente da empresa são corte e acabamento, onde o setor de acabamento foi considerado de maior complexidade, pois segmenta-se em quatro outros processos: a) corte de meia esquadrilha; b) corte de cuba (caso o produto seja uma pia); c) colagem dos componentes do produto final; e d) acabamento final.

Foi observado também as ações fundamentais de cada operador na produção somente de pias e bancadas. Destas ações destacam-se transporte, lixamento, troca de lixa, limpeza da peça, preparações e interrupções. Estes setores e as ações abordadas auxiliaram no desenvolvimento do fluxograma da Figura 2 o qual descreve as etapas essenciais para o processo produtivo .


Figura 2:Fluxograma do processo de produção de uma pia ou bancada de mármore

[pic 2]

Fonte: Autores

De acordo com a Figura 2 o processo de fabricação de uma bancada ou pia de mármore no local em estudo segue da seguinte maneira:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (522.3 Kb)   docx (334 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com