TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRATÉGIA E SISTEMAS DE APOIO ÀS DECISÕES

Trabalho acadêmico: ESTRATÉGIA E SISTEMAS DE APOIO ÀS DECISÕES. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.642 Palavras (7 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 7

PRODUÇÃO TEXTUAL - 7º semestre

TEMA DO SEMESTRE: ESTRATÉGIA E SISTEMAS DE APOIO ÀS DECISÕES

JUAZEIRO – BA

2012

PRODUÇÃO TEXTUAL - 7º semestre

TEMA DO SEMESTRE: ESTRATÉGIA E SISTEMAS DE APOIO ÀS DECISÕES

Trabalho apresentado ao Curso (Administração) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Teoria dos Jogos, Administração de sistema de informação, Administração Estratégica, Pesquisa em Negócios.

Orientador: Prof. Alexandre Cabral, Luis Cláudio Perini, Ivan e Henry Nonoka.

JUAZEIRO – BA

2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ---------------------------------------------------------------------------------------- 3

ANÁLISE DO ESTUDO DO CASO -------------------------------------------------------------- 4

CONCLUSÃO ----------------------------------------------------------------------------------------- 24

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ------------------------------------------------------------- 25

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi realizado com base em assuntos vistos em tele aulas, materiais didáticos, apostilhas, porém teve a necessidade de pesquisar em sites para responder as questões. É muito importante para um administrador desenvolver esse tipo de trabalho, pois mostra como o mundo contemporâneo se caracteriza por mudanças aceleradas verificadas em todos os campos da atividade humana. Atribui-se a essa dinâmica a explosão tecnológica que a partir de 1990 se intensificou dentro de

uma lógica de mercado globalizado, disponibilizando novas formas de se comunicar, de produzir e consumir bens intangíveis, já que se vive a Era do Conhecimento. O papel da Tecnologia da Informação nesse contexto é preponderante, uma vez que propicia a informação integrada, de maneira sistêmica e estratégica.

A empresa BRASPRESS conseguiu e consegue obter com a Tecnologia, processos, informação, confiabilidade e profissionalismo em uma área comercial agressiva e uma posição desafiadora perante o mercado e suas dificuldades e suas conquistas no mercado.

Observando o processo de definição da estratégia, a diferenciação selecionada pela BRASPRESS proporcionou aquilo que podemos chamar de “vantagem competitiva”, princípio defendido por Porter, que coloca como diferenciais as atividades, serviços e características de posicionamento de uma organização em relação às demais.

Com a Pesquisa em negócios será feito uma pesquisa e através de um questionário onde o público alvo irá responder. Será respondido pelo responsável pela área de transportes das empresas que tenha relacionamentos com transportadoras e que tem por objetivo de buscar e identificar qual é a satisfação das empresas da região com os serviços de transportes da região.

Teoria dos Jogos é a ciência da estratégia. Em outras palavras, é sobre antecipar como os outros vão responder ao que fará, quando simultaneamente eles estão pensando o mesmo sobre você. Na maioria das vezes que você faz uma decisão, o resultado da sua escolha depende da reação dos outros jogadores (concorrentes, parceiros, chefes, etc), onde cada um busca o melhor para si numa complexa relação de interdependência de estratégias similar a um jogo.

ANÁLISE DO ESTUDO DE CASO

Atualizando este estudo de caso, podemos

notar hoje o grande crescimento do comércio eletrônico e da necessidade de efetuar as entregas rapidamente, sendo este um fator crítico para uma empresa virtual:

A crescente disseminação e uso da informática, tanto nas organizações como na nossa vida privada, nos leva ao desenvolvimento de novas tecnologias para trabalharmos com as informações do nosso cotidiano que auxiliam nas tomadas de decisões.

A Internet está impondo ao mercado novos padrões de funcionamento e novos métodos comerciais, sendo assim um grupo de ferramentas inovadoras na Internet são as que estão voltadas para o comércio e negócio eletrônico. (e-business), em que o uso das tecnologias da informação, aliadas com os computadores e telecomunicações, é feito para a automatização das operações de compra e venda de produtos, bens e serviços entre empresa - consumidor e entre empresa - empresa.

Fonte: Administração de sistemas de informação (Luis Cláudio Perini).

✓ Internet

É um imenso sistema de redes gateways e de computadores permanentemente interligados entre si a nível mundial e que funcionam como emissores e receptores de informação, utilizando para isso um conjunto de protocolos de comunicação denominados TCP/IP. A Internet permite interligar sistemas informáticos de todo o mundo, possibilitando a comunicação e a troca de informação de uma forma fácil e rápida. Os meios para efectuar essas ligações são diversos, e incluem rádio, linhas telefónicas, linhas digitais, satélite, ISDN, fibra-óptica, etc.

A chamada World Wide Web (WWW) se expandiu com o desenvolvimento da estrutura cliente servidor associada com o uso de hipertexto. Além disso, não podemos esquecer a evolução das telecomunicações que contribuiu para expansão de toda a Internet. A WWW

é um sistema de informações implementado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com