TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA DA ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.160 Palavras (5 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP[pic 1]

AMANDA DOS SANTOS FAGUNDES RA 5945236932

CRISTIANE GOMES RA 6059009950

INÁCIO VELOSO DE FRANÇA FILHO RA 6059010076

JOÃO PAULO DA SILVA ANJOS  RA 6059018327                                                    

LUCIANA ELLEN TAGLIAFERRO XAVIER RA 5945237705

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ESTRUTURA DA ANÁLISE

DAS DEMOSNTRAÇÕES FINANCEIRAS

 

Prof. Jeferson de Paula Almeida

Campo Grande – MS

Março de 2015

Introdução à análise e estruturas das demonstrações financeiras

A contabilidade surgiu há muito tempo atrás, quando os homens começaram a controlar seus bens, desde então ela só tem evoluído com o passar do tempo. A função da contabilidade é informar a seus usuários o estado de seu patrimônio, geralmente ela é usada por investidores para poderem avaliar suas aplicações nas empresas.

Finalidade das informações contábeis

A contabilidade é um grande controle gerencial da empresa, uma vez que todos os fatos econômicos ocorridos são registrados na contabilidade. Ela informa tudo sobre a empresa, suas dividas, suas duplicatas a receber, fornecedores, e é claro mostra se a empresa esta lucrando ou tendo prejuízo. Já para o publico externo ela mostra as informações necessárias para que eles possam estudar e calcular os índices e projetar o futuro da empresa, assim minimizando os riscos de investir.

Peças contábeis

As peças contábeis se dividem em obrigatórias e facultativas. São elas:

- Balanço Patrimonial: demonstram quais são seus bens, direitos e obrigações.

- Demonstração de Resultado do Exercício (DRE): demonstra qual o lucro ou prejuízo da empresa.

- Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos (DOAR): ele nos mostra de onde vieram os recursos da companhia no exercício e onde foram aplicadas.

- Demonstração de Mutações do Patrimônio Líquido: demonstra as modificações do Patrimônio Liquido da entidade no exercício, incluindo a formação de lucro e seu destino.

- Notas Explicativas: não são números e sim uma explicação dos métodos utilizados para contabilização, bem como eventuais mudanças de critério e detalhamento de contas.

- Relatório da Diretoria: a direção da empresa apresenta explicações sobre a gestão e planejamentos futuros.

- Demonstrações de Fluxo de caixa: tem quase as mesmas funções do DOAR, porem muito mais detalhadas.

- Balanço Social: algo novo e não obrigatório, mas que agrada muito ao consumidor, quanto mais a Campânia oferecer ao consumidor, melhor avaliação terá do mercado.

Importância da Analise das Demonstrações Contábeis

A utilização da analise  dessas peças contábeis torna-se ainda mais necessária pois são seus resultados que mostraram os caminhos a ser seguidos por investidores.

A análise dos demonstrativos é o exame de laboratório da saúde econômica, financeira e patrimonial da sociedade. É a maneira de transformar os dados das peças contábeis em valores relativos, tornando-os mais fáceis de serem comparados com outras empresas.

A análise das peças contábeis é de grande importância na tomada de decisão gerencial, bem como servira de auxilio para credores e investidores.

Estrutura do balanço patrimonial  e do resultado do exercício

Este capítulo trata-se da estrutura do Balanço do Exercício (DRE), que pode ser uma das mais importantes nas demonstrações contábeis.

O balanço patrimonial está aplicado na legislação (arts. 178 e 179 da Lei 6.404/76-Lei das S.A.).

O balanço patrimonial

É uma demonstração contábil que reflete a posição financeira e econômica da empresa. É uma estrutura importantíssima na gestão de uma empresa, mesmo fornecendo apenas os saldos das contas. Essa demonstração deve ser estruturada de acordo com os preceitos da Lei n° 6.404/76 e segundo os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade

Os três grandes grupos que divide B.P são: Ativo, Passivo e o Patrimônio Líquido.

Conhecendo cada um:

- Ativo: apresenta todos os bens e direitos de mensuráveis monetariamente pertencentes a uma entidade e divide-se em dois grandes grupos: Ativo Circulante e Ativo não Circulante

- Passivo: representa as obrigações assumidas pela entidade com terceiros que poderão ser vencíveis a curto e a longo prazo e divide-se também em dois grandes grupos : Passivo Circulante e Passivo não Circulante.

- Patrimônio Líquido: representa os valores contábeis que os sócios ou acionistas possuem na empresa em um determinado momento. As partes integrantes do P.L são:  Capital social, reserva de capital, reservas de reavaliação, ajustes de reavaliação patrimonial, reservas estatutárias, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (98.2 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com