TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA DE MERCADO

Por:   •  18/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.320 Palavras (10 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

JÔNATAS ALVES DE BRITO SOUZA

        

PRODUÇÃO TEXTUAL - PORTIFÓLIO

Estrutura de mercado do setor supermercadista

[pic 3]

VITÓRIA DA CONQUISTA - BAHIA

2014

JÔNATAS ALVES DE BRITO SOUZA

PRODUÇÃO TEXTUAL - PORTIFÓLIO

estrutura de mercado do setor supermercadista

Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Microeconomia e Macroeconomia. Métodos Quantitativos. Ética, Política e Sociedade.

Professores: Regina Malassise, Marcelo Viegas e Wilson Sanches.

Vitória da Conquista - Bahia

2014


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO......................................................................................5

4 CONCLUSÃO.................................................................................................10

REFERÊNCIAS.................................................................................................11

INTRODUÇÃO

 

O crescimento do setor supermercadista no Rio Grande do Sul tem acompanhado as tendências da globalização econômica. Com o aumento das fusões e aquisições dentro do setor, aumentaram também a participação de redes estrangeiras com o predomínio do oligopólio competitivo.

O primeiro objetivo deste trabalho é abordar as principais características das estruturas de mercado, principalmente, o oligopólio e suas implicações econômicas no setor supermercadista do Rio Grande do Sul.

Outro assunto que trataremos, são os métodos quantitativos e sua importância no complexo e exigente mundo do mercado financeiro. Abordaremos técnicas quantitativas avançadas que auxiliam os gestores na tomada de decisões, no tratamento de dados, no lançamento de novos produtos financeiros e na previsão da evolução de variáveis do mercado dentro dos ambientes organizacionais.

Por fim, analisaremos a tendência do Capitalismo Monopolista e sua influência sobre o pensamento econômico brasileiro, os processos de concentração e centralização do capital, que produz resultados contraditórios para a sociedade atual.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DESENVOLVIMENTO

 

 

MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

 

A microeconomia estuda o comportamento dos indivíduos que, possuindo necessidades ilimitadas, busca a satisfação em bens e serviços. Por outro lado também, procura analisar as empresas e o mercado para explicar como é gerado o preço desses bens e serviços em um equilíbrio competitivo.

Na microeconomia, existem quatro estruturas básicas de mercado: A Concorrência perfeita, o Monopólio, a Concorrência monopolística e o Oligopólio.

Na concorrência perfeita há uma grande quantidade de compradores e vendedores que comercializam produtos homogêneos, todos possuem o conhecimento e as informações necessárias das condições do mercado e não há restrições para que uma empresa nova entre no mercado e é o próprio mercado que estabelece o preço do produto, fazendo com que os preços sejam “justos” tanto ao consumidor quanto as empresas.

No monopólio só existe um produtor ou fornecedor de um bem ou serviço, possuindo assim o controle absoluto sobre o preço do seu produto. Outras características do monopólio são as diversas barreiras à entrada de empresas concorrentes e a inexistência de produtos substitutos próximos.

Existe também a Concorrência monopolística, onde várias empresas disputam o mesmo tipo de cliente e produzindo bens diferentes, mas, com substitutos próximos. Na concorrência monopolística os preços são controlados, porque a maioria das empresas e seus respectivos bens e serviços tem porte e poder de concorrência semelhantes. As lojas de um shopping, as escolas privadas, as pequenas mercearias, são exemplos desta estrutura de mercado.

 Por fim, no oligopólio o mercado é controlado por um número pequeno de grandes empresas, que além de controlar os preços através de maquinações e acordos, tentam ganhar mercado através de uma publicidade massiva, pela qualidade de seus produtos e pelos seus serviços pós-vendas. Com isso, suas ações acabam afetando as demais empresas, tornando-as interdependentes. Outra ocorrência muito importante é a de ações em conjunto, frequentemente dando origem a trustes (uma coligação econômica ou financeira, um agrupamento de empresas que tem como objetivo diminuir e eliminar a concorrência, dividindo o mercado) ou,  muitas vezes a criação de um cartel, onde as poucas empresas dominantes fazem um acordo para manter o preço do produto comercializado. A entrada de novas empresas no setor também enfrenta diversas barreiras como a proteção de patentes, produção a custos relativamente baixos devido a alta escala de operações e o controle de matérias primas chaves.

O que se observa no texto “Estrutura de mercado do setor supermercadista do Rio Grande do Sul e identificação do seu grau de concentração” é que após a implantação do Plano Real em 1994, houve a estabilização da moeda e consequentemente seguindo as tendências mundiais, um aumento na entrada de redes supermercadistas estrangeiras no país com o predomínio do oligopólio competitivo. Segundo Sesso Filho (2003), após 1995, ocorreu a modernização do setor supermercadista, com a introdução do uso de novas tecnologias, reestruturação das relações com fornecedores, migração do poder de mercado da indústria para o varejo e processos de fusão e aquisição. Esse pequeno número de grandes empresas estrangeiras, vieram para essa região em busca de novos mercados consumidores e conquistaram o mercado do setor supermercadista do Rio Grande do Sul. As estratégias foram: Acordos para estabilizar os preços, uso de novas tecnologias, a geração de técnicas de gestão mais eficientes, um crediário próprio, funcionários qualificados e treinados, publicidade massiva, processos de fusão e aquisição e muitas outras estratégias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (179.9 Kb)   docx (31.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com