TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA DE MERCADO

Por:   •  29/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  8.706 Palavras (35 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 35

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO __________________________ __3

                            2.DESENVOLVIMENTO_______________________4

2.1.Economia _______________________________4

2.1.1. Microeconomia _________________________5

                            2.1.2.Macroeconomia________________________ _5

                            2.1.3.Estrutura de mercado_____________________6

2.2. Método quantitativo: onceito________________  10

                           2.2.1.Medidas estatísticas______________________ 11  

                           2.2.2.Medidas Descritivas_______________________11

                           2.2.3.Medidas de dispersão_____________________ 14

                           2.2.4.Técnicas de amostragem___________________16

                           2.2.5.Números Indices__________________________10

                           2.3. Ética Política e Sociedade____________________21

                           3. CONCLUSÃO______________________________ 24

                           5. REFERÊNCIAS_____________________________ 26

                         



  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo:

Demonstrar os aspectos que norteiam a economia de uma sociedade.

 Demonstrar a importância e a aplicabilidade das disciplinas estudadas neste segundo semestre, (Economia, Métodos quantitativo, Ética, política e sociedade) para as tomadas de decisões na busca por soluções para os problemas econômico nas sociedades e organizações, tendo como parâmetro estudos feitos no setor supermercadista do Rio Grande do Sul, sua estrutura de mercado e respectivas características, pelas quais podemos visualizar as tendências do sistema econômico que predomina na maioria das sociedades econômicas na atualidade que é o capitalismo e identificar suas tendências e consequências para a sociedade contemporâneas.

Este está dividido em dividido em três partes:

1.- Economia:

1.1conceito.

1.2 macroeconomia.

1.3 microeconomia.

1.4 estrutura de mercado. (Análise estrutura de Mercado no setor Supermercadista do Rio grande sul dentro do contexto atual)

                            2°. Métodos quantitativos aplicados a gestão empresarial

 2.1. Conceito

2.1.2 Medidas estatísticas:

 2.1.3 Medida descritiva: Medidas de tendência central, Medidas de dispersão, Técnicas de amostragem probabilística.

 2.1.4 Números índices.                                          

   3.Ética, política e sociedade; a atual faze do capitalismo em se tornar monopolista, e quais são as implicações desta tendência para a sociedade

2.DESENVOLVIMENTO

A globalização permitiu as sociedades ingressar no comércio internacional, fazendo com que sua economia se voltassem para o comércio externo, e estas partiram então em busca de mercados internacionais para ajudar no seu crescimento e desenvolvimento econômico. Atualmente as economias estão profundamente interligadas e altamente dependentes do capital e do mercado estrangeiro. O processo de internacionalização do capital desencadeou uma sequência de reestruturação nos diversos setores de economia suas economias, principalmente nas sociedades com sistema econômico estruturado na economia de mercado ou mais especificamente economia capitalista, que partiram então em busca de consumidores fornecedores e investidores estrangeiros, estabelecendo uma grande concentração de riquezas e capital,   criando assim  grandes corporações que acabam dominando o mercado propiciando o crescimento o sistema capitalista ( atualmente denominado de capitalismo monopolista)  em âmbito internacional. Esta reestruturação tem exigido dos gestores, tanto governamentais como empresariais um domínio excelente sobre a ciência econômica, métodos de análise para sintetizar e esclarecer os graves problemas econômicos e principalmente fornecer subsídios para tomar a decisão mais acertada. Os efeitos da abertura do comércio internacional acarretaram enorme mudanças na comercialização entre os países e consequentemente nas estruturas de mercado das economias, em vista dessas transformações a economia no mundo global tornou-se mais competitiva, dinâmica e exigente com relação a demanda e oferta, exigindo aperfeiçoamento e eficiência na administração de seus recursos e por consequência também nas organizações empresariais como membro da sociedade.

Assim, é importante definir...

2.1 Economia: Alfred hall definiu de forma bem clara o que é economia, “é o estudo do homem nos negócios diários de sua vida. Partindo deste princípio a economia observa o comportamento humano em decorrência das relações entre as necessidades e os recursos disponíveis para satisfazer as suas necessidades.  Analisando o termo, esta deriva do grego cujo significado é “administração do lar ou família, portanto dentro da própria definição podemos definir o conceito atual de economia como ciência:

Estuda como o indivíduo e as sociedades decidem                                                       empregar recursos produtivos    e escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas da melhor maneira possível (PINHO: VASCONCELOS, 2006, P, 2)

O conceito de economia, portanto, está em constante estudo e análise dos problemas dos humanos enquanto a que e para quem produzir, que quantidade, e quando produzir. A exata e verdadeira função da Economia, consiste em dar critérios racionais para que os recursos existentes escassos (limitados) sejam repartidos da melhor forma possível e de forma eficiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.8 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com