TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPEMERCADISTA

Por:   •  18/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.420 Palavras (6 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA ..........................................................5

2.2 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL ...........6

2.3 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE ........................................................................7

3 CONCLUSÃO ..........................................................................................................8

REFERÊNCIAS .........................................................................................................9



  1. INTRODUÇÃO

      A pesquisa que originou este trabalho analisou, por meio de um amplo estudo o alto crescimento do setor supermercadista no Brasil e principalmente no Estado do Rio Grande do Sul. Foi consultada uma gama de fontes sobre o setor supermercadista, tais como livros e revistas especializadas no setor e em meio eletrônico para contextualizar a evolução do setor, caracterizar as diferentes estruturas de mercado, as aplicações da estatística e o comportamento da sociedade em relação às transformações da economia.


  1. DESENVOLVIMENTO

      A cada ano que passa percebesse que número de supermercados está se multiplicando em todo o País. Já existem grandes redes supermercadistas e um grande número de comerciantes está abrindo supermercados ou transformando seus estabelecimentos em lojas de auto-serviço.

      Segundo pesquisa da ASSOCIAÇÃO GAUCHA DE SUPERMERCADOS (AGAS), a grande busca do consumidor por marcas de confiança, conveniência e facilidade nas formas de pagamento foram fatores que influenciaram para que o setor supermercadista tenha apresentado um crescimento real de 7,39%, no Rio Grande do Sul, no ano de 2013, pelos dados do IPCA/IBGE, é um dos resultados do Ranking Agas 2013, levantamento realizado entre janeiro e março de 2013 apresentados pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas). Participaram do levantamento as 331 maiores empresas supermercadistas gaúchas de 144 municípios do Estado.

  1. Microeconomia e Macroeconomia

      Com base na leitura do texto “Estrutura de mercado do setor supermercadista do Rio Grande do Sul”, as principais estruturas de mercados encontradas são:

-concorrência perfeita;

-monopólio;

-oligopólio.

      As estruturas de mercados descrevem os mercados definindo a capacidade e a possibilidade de se portar em concorrência ou não no mercado, se caracterizam por três fundamentos:

- número de empresa que compõem o mercado;

-tipos de produtos;

-se existem barreiras ou não para a entrada de novas empresas no setor.

      No mercado de bens e serviços, as formas e mercados mais característicos, são as seguintes: concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolística (ou imperfeita) e oligopólio.

      Na economia a concorrência perfeita descreve mercados em que nenhuma empresa ou consumidor detêm o poder de influência sobre preços. A entrada e saída da indústria é livre, sem restrições para que novas empresas entrem no mercado.  

      O monopólio designa uma situação de concorrência perfeita, em que uma única empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, influenciando diretamente no bem que comercializa.

        A concorrência Monopolística corresponde a uma situação em que existem numerosas empresas no mercado, mas que oferecem produtos ou serviços não totalmente homogêneos e, por isso, não totalmente substituíveis. Numa situação deste tipo, cada uma das empresas possui algum poder de mercado para influenciar o preço dos seus próprios produtos ou serviços.

      O oligopólio é uma situação de mercados concentrados, na qual a produção se concentra num pequeno número de firmas. Existem barreiras à entrada de potenciais concorrentes, mas as ações entre as empresas não são necessariamente coordenadas.

      As grandes empresas do setor supermercadista atuam na economia Nacional e Regional do Rio grande do Sul de forma dominante.Por serem caracterizados pelo oligopólio,possuem grande concentração de capital, alto poder de controlar o preço de seus bens e serviços. O número de empresa é reduzido mas são grandes corporações, que atendem as necessidades de um grande número de consumidores tendo assim o poder de controlar os preços dos bens e serviços ofertados.

  1. Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão Empresarial

      Medidas descritivas é a parte da estatística que desenvolve e disponibilizam métodos para resumo e apresentação de dados estatísticos por meio de medidas descritivas como tabelas, gráficos, diagramas ou distribuições de freqüência, com o objetivo de facilitar a compreensão e a utilização da informação ali contida.

      Medidas de Tendência Central é a medida de um valor que melhor representa a tendência de um conjunto de números, ou uma variável. As três medidas mais utilizadas são a média, a mediana e a moda.

Média é o valor que aponta para onde mais se concentram os dados de uma distribuição. É um valor significativo de uma lista de valores. Se todos os números da lista são os mesmos, então este número será a média dos valores. Caso contrário, um modo simples de representar os números da lista é escolher de forma aleatória algum número da lista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com