TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA DO SETOR SUPERMERCADISTA

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.007 Palavras (9 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Dentre os segmentos que compõem o setor varejista, o supermercadista tem maior destaque na economia nacional. No decorrer dos tempos vem revelando sua importância, vamos aqui discutir as estruturas atuais de mercado, a profissionalização da administração, capitalização das empresas, maior utilização de automação comercial, racionalização de operações, programas de redução de custos e diferenciação de produtos e serviço.

mia, seminário, ética, política e sociedade e métodos quantitativos de uma forma objetiva e clara. Estes assuntos são indispensáveis para a formação de um bom administrador. Em relação à microeconomia e macroeconomia existem três grandes temas relevantes sobre o nível de produção e o emprego, a taxa de câmbio e a inflação. Quanto a métodos quantitativos aplicados à gestão empresarial é um conceito que auxilia os gestores na tomada de decisões dentro do ambiente organizacional. E quem é capaz de entender a informação e usá-la de maneira eficaz será assim um gestor bem sucedido. A ética política e sociedade são valores e costumes que alteram a organização social e também a gestão administrativa, ou seja, a administração passa a ser gerida a partir de um modelo voltado para conquista de consumidores.

• A MICROECONOMIA estuda o comportamento de consumidores e produtores nos segmentos no qual interagem por meio de preços e quantidades relativas. O cerne da microeconomia é a análise marginal, que divide uma ação em pequenos passos e avalia os benefícios e custos de cada passo. Enquanto os benefícios de cada passo compensar o seu custo, o passo deve ser dado, porém, quando o custo excede o beneficio, o passo não deve ser dado.

• A MACROECONOMIA estuda a determinação e o comportamento dos grandes agregados econômicos, como a renda nacional, o PIB, o consumo nacional, o nível geral de preços, o investimento agregado, as exportações etc., ou seja, analisa o comportamento da economia como um todo. Preocupando-se com a resolução de questões como inflação e desemprego no curto prazo.

DESENVOLVIMENTO

Falar sobre a economia não é simples por conta de suas características complexas, precisamos entender essa grande estruturação que nos cerca, pois somos integrantes do ambiente e todo acontecimento nos afetará. É importante entendemos as divisões do assunto para melhor lidar com esse conhecimento, vamos então conceituar a divisão em microeconomia e macroeconomia.

A Microeconomia atua no âmbito dos consumidores e/ou das empresas. Lida com a demanda de mercado de um determinado bem ou serviço, a quantidade do bem que a indústria deve ofertar, estuda as atividades econômicas do indivíduo ou empresa. Já na Macroeconomia temos o estudo da atividade econômica global de todos os indivíduos e empresas, compreendendo os estudos dos agregados econômicos (a renda nacional, o consumo, a poupança e os investimentos globais) e da teoria geral do equilíbrio e do desenvolvimento econômico. Dentro de todos estes conceitos precisamos compreender como isso está estruturado.

Nestas estruturas de Mercado temos modelos que captam aspectos de como os mercados estão organizados. Cada estrutura de mercado destaca aspectos essenciais da interação da oferta e da demanda, baseando-se em características observadas em mercados existentes. As estruturas de mercado estão condicionadas por três variáveis principais: número de firmas produtoras no mercado; diferenciação do produto; existência de barreiras à entrada de novas empresas. Vamos focar em algumas dessas estruturas, as que podemos observar relacionadas ao artigo.

Na Concorrência Perfeita temos um mercado caracterizado pelos seguintes fatores: a) Existência de um grande número de pequenos vendedores e compradores; b) O produto transacionado é homogêneo; c) Há livre entrada e saída de empresas no mercado; d) Perfeita transparência, ou seja, perfeito conhecimento pelos compradores e vendedores de tudo o que ocorre no mercado; e) Perfeita mobilidade dos recursos produtivos. A oferta e a demanda de um produto num mercado em concorrência perfeita, bem como o preço são determinadas pelo mercado, cada empresa aceitará o preço como um dado fixo sobre o qual não pode influir. A partir do preço de equilíbrio, cada empresa individual produzirá a quantidade que indica a sua curva de oferta, que será condicionada pelos custos de produção.

Em um mercado estruturado no Monopólio temos a existência de um único vendedor, é uma situação econômica em que uma única empresa controla a produção e comercialização, ou apenas uma destas atividades, de um determinado produto ou serviço. O termo monopólio também é usado quando, mesmo havendo concorrentes, uma determinada empresa ou um grupo empresarial domina quase por completo as vendas de um determinado produto, deixando uma pequena fatia do mercado para a concorrência.

E chegamos à estrutura que se destaca no meio dos supermercadistas o Oligopólio. Aqui temos um mercado em que existe um pequeno número de vendedores ou em que, apesar de existir um grande número de vendedores, uma pequena parcela destes domina a maior parte do mercado. O oligopólio pode ser perfeito ou diferenciado, é interdependente na economia. Nesta estrutura os bens produzidos podem ser homogêneos ou possuir alguma diferenciação sendo que, geralmente, a concorrência se efetua mais ao nível de outros fatores como a qualidade, garantia a fidelização ou a imagem, e não tanto ao fator preço.

A concorrência é de certo modo o tipo ideal de comportamento do mercado, onde há a produção por parte de uns tantos, e consumo por parte de outros, e como dito acima é a situação em que se encontra esse comportamento que definirá como será estruturado o mercado.

A cada dia lidamos com mais e mais informações, e possuir ferramentas para lidar com esse fluxo é necessário, é nesse contexto que aparece para nosso auxilio os Métodos Quantitativos, trata-se de um recurso indispensável, uma vez que se apresenta como uma ferramenta para a tomada racional de decisões gerenciais. Podemos atravez deste recurso quantificar dados, fatos ou opiniões, nas formas de coleta de informações, como também com o emprego de técnicas e recursos simples de estatística, tais como média, percentagem, moda, desviopadrão e mediana, como o uso de métodos mais complexos taiscomo análise de regressão, coeficiente de correlação etc. Aqui vou descrever o solicitado.

Medidas Descritivas: É um ramo da estatística que aplica várias técnicas para descrever e sumarizar um conjunto de dados, seus objetivos são organizar, sumarizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (55.8 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com