TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDOS CULTURAS: Cultura e diversidade no cotidiano Social

Por:   •  28/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.661 Palavras (23 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1]

Centro Universitário Jorge Amado

CURSO SUPERIOR EM ADIMINISTRAÇÃO

LÍDIA BARBOSA DOS SANTOS

     

ESTUDOS CULTURAS; Cultura e diversidade no cotidiano Social

SALVADOR

 2015

CENTRO UNIVERSITARIO JORGE AMADO

CURSO ADIMINISTRAÇÃO GERAL

LÍDIA BARBOSA DOS SANTOS

ESTUDOS CULTURAS; Cultura e diversidade no cotidiano Social

Pesquisa apresentada ao Centro Universitário Jorge Amado, referente ao Curso Administração geral, como requisito obrigatório para a matéria.

Professor Orientador: Núbia 

SALVADOR

2015

LÍDIA BARBOSA DOS SANTOS

.INTRODUÇÃO

   

O presente trabalho busca  compreender e conhecer as diversidades e cultura relacionada as riquezas do bairro de Itapuã, em salvador-ba. Essa investigação buscou captar as particularidades da cultura local, como também compreender os sentidos e significados da retomada das tradições pela comunidade de Itapuã, focando nos processos comunicacionais e formativos. O barrio foi escolhido por conta da sua forte vocação cultural.

Com sua forte localização, artistas que moram em Itapuã, reconhecidos pela comunidade, além de mapear empreendimentos que destinam seus estabelecimentos a expressões culturais, como bares e restaurantes com música ao vivo, espaços para exposição de arte, entre outros. E com uma forte influencia da cultura negra no bairro, A idéia de desenvolver a cultura e o turismo do bairro de Itapuã tem o intuito também de promover o empreendedorismo negro na região.

A método de pesquisa  que foi desenvolvido a partir de pesquisas, gravações em vídeos, entrevista realizadas com pessoas ligada ao bairro e toda a sua cultura e festividade.

O analise que foi feito nesta pesquisa pela internet conduzem a conclusão de que a população de Itapua vem passando por diversas modificações e transformações, influencias de pessoas preocupadas com a cultura do bairro, comunidade local, por causa da urbanização, que é constantemente formada e transformada no movimento circular dos tempos.

E como os estudo culturais são pesquisas que visão as diversidades de cada cultura apresenta no cotidiano de sua historia em um tempo e no seu espaço determinados. E com o conceito de diversidade gera sempre muitas complexas discussões, varias são as forma de culturas, referem-se ás diferentes características socioculturais que os  indivíduos apresentam: raça, etnia, gênero, sexualidade, estilo de vida, origem e geração.

Sendo assim escolhemos o bairro de Itapuã que abrange toda essas diversidades.


 

 

. DESENVOLVIMENTO

A Historia de Itapuã, Em Tupi Guarani, Itapuã quer dizer "pedra que ronca". Segundo Conta a história que uma pedra roncava, na praia de Itapoá, sempre que a maré estava vazante e isso acabou dando origem ao nome ao bairro, um dos mais famosos de Salvador. No início da década de 50, Itapuã era apenas uma colônia que só avia pescadores que era considerada uma região afastada do centro de salvador. E com o passar do tempo o bairro passou a ser um lugar de veraneio e hoje é um dos bairros mais populosos e populares da capital baiana. O pescador Nelson dos Santos, 54 anos, acompanhou toda essa mudança. "Eu sou filho do Rio Vermelho, mas já faz 40 anos que estou em Itapuã, lugar que escolhi para morar por causa do mar ser cheio de peixe, e pescar é minha vida, isso dá tranquilidade. Hoje em dia está tudo diferente, mas daqui não saio nem morto, tem até cemitério aqui perto!", conta Pai Véio, como é conhecido.

Se nos dias de hoje a tranqüilidade dos tempos passados já não existe mais, a urbanização não substituiu o encanto e o romantismo de Itapuã. Segundo o morador há mais de 10 anos, Cícero silva, o bairro itapua  "ainda é um pouco o bairro do interior, onde as pessoas se sentam na calçada para ver o fim de tarde e têm todo um jeito itapoanzeiro de ser", brinca.

 Ainda vale e vai valer em qualquer tempo, seguir o conselho dado em 1969 na canção composta por Toquinho e Vinícius de Moraes: colocar um velho calção de banho e passar uma tarde ao sol que arde em Itapuã. E a labuta dos pescadores no mar ainda é espetáculo de manhã cedo e nos fins de tarde. A Colônia Z-6 tem 2.800 pescadores cadastrados, que tiram do mar o sustento para a família. Por tudo isso, embora o cenário que inspirou tantos poetas tenha mudado bastante, Itapuã continua o lugar perfeito para falar de amor. Ou, para quem está longe, lembrar saudoso como Dorival Caymmi, em Saudade de Itapuã "Coqueiro de Itapuã - coqueiro! Areia de Itapuã - areia! Morena de Itapuã - morena! Saudade de Itapuã - me deixa!".

O que era distantes 21 quilômetros de Itapuã para o centro de Salvador  hoje não é mais reparados das estradas de asfalto que liga toda a orla de Salvador. E a caminhada até Itapuã é acompanhada de outras belas praias que ajuda a não setir a viagem: Barra, Ondina, Rio Vermelho, Amaralina, Pituba, Chega Negro, Armação, Itapuã. O visitante encontra uma boa infra-instrutora em hotéis e pousadas. Os próprio moradores oferecem petiscos nas barracas à beira-mar, muito movimentadas nos fins-de-semana. Localizada numa espécie de enseada de águas claras, Itapuã tem o mar calmo e areias enfeitadas por coqueiros. E tem coisas que só acontecem lá. Segunda- feira, por exemplo, é dia de reunir os times de futebol da vizinhança para aquele show de bola. O tradicional Baba da Ressaca reúne, logo na manhã seguinte ao agitado domingo, jogadores selecionados entre os moradores do bairro, sendo mais um ponto de encontro da comunidade do bairro. Os times se enfrentam na Associação dos ex-combatentes para curar a ressaca de domingo.Lá também fica a Capela de São Francisco, uma das mais antigas construções da Bahia, erguida por ordem de Francisco Dias D'Avila, Senhor da Torre, para abrigar a imagem de Santo Antônio Argoin. A Lavagem de Itapuã, a última do ciclo de festas populares da Bahia antes do Carnaval, é uma homenagem à Nossa Senhora da Conceição, padroeira do bairro. A praça mais famosa chama-se Dorival Caymmi, também nome de uma das principais avenidas. Um outro point famoso fica no Largo de Itapuã: a barraca de Cira, famosa baiana de acarajé, atrai muitos turistas, artistas, políticos e gente da terra. Itapuã é emoldurada ainda por belas praias, o Farol de listras vermelhasse a famosa Lagoa do Abaeté.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com