TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura E Diversidade Cultural

Casos: Cultura E Diversidade Cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  1.278 Palavras (6 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 6

Instituto Federal de Ciência Educação e Tecnologia da Bahia – Campus Barreiras

Cultura e Diversidade Cultural

Barreiras – BA

02 de setembro de 2014

Danielly Barreto Ribeiro

Dayse da Cruz da Silva

Fernando do Prado Viera

Larissa de Oliveira Cezar

Leticia Guedes

Vitória Almeida dos Santos

Cultura e Diversidade Cultural

Barreiras – BA

02 de setembro de 2014

Introdução

“A cultura é o que satisfaz o homem quando ele se pergunta o que faz na terra.”

- André Malraux

“Todos possuem um saber que deve ser valorizado. O mundo não pode se dividir entre os que sabem e os que não sabem.”

– Paulo Freire

“Tem duas formas, ou modos, o que chamamos cultura. Não é a cultura senão o aperfeiçoamento subjectivo da vida. Esse aperfeiçoamento é directo ou indirecto; ao primeiro se chama arte, ciência ao segundo. Pela arte nos aperfeiçoamos a nós; pela ciência aperfeiçoamos em nós o nosso conceito, ou ilusão, do mundo.”

– Fernando Pessoa

“Cultura é gente, diversa, plural, multifacetada, que na identidade de cada um forma o caldo coletivo que alimenta a história. O que importa é alimentar gente, educar, empregar gente.”

― Sérgio Mamberti

Cultura

Antes de falarmos sobre diversidade cultural, é importante que saibamos que cultura, no âmbito sociológico, é o conjunto de tudo aquilo que caracteriza uma sociedade, como as manifestações artísticas, sociais, linguísticas, comportamentais. Nessa conceituação de cultura estão inclusos: música, o teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, entre outros.

Diversidade Cultural

Diversidade cultural é como o próprio nome nos sugere a junção de várias culturas que, por sua vez, são diferenciadas a partir dos elementos construtivos que consequentemente compõem o conceito de identidade cultural, ou seja, o individuo pertencente aquele grupo se identifica com os fatores que determinam sua cultura. Uma vez que a diversidade cultural engloba o conjunto de culturas que existem, são esses fatores de identidade que distinguem o conjunto dos elementos simbólicos presentes nas culturas reforçando as diferenças culturais que existem entre os seres humanos.

Diversidade Cultural Mundial

Para exemplificar a diversidade cultural no mundo, iremos falar sobre as tradições nas cerimônias de casamento em alguns países e religiões:

• China

Na China Moderna, é comum que as noivas escolham três vestidos; o primeiro, chamado qipao ou cheongsam é um mais tradicional, bordado e geralmente vermelho, porque segundo a cultura chinesa, vermelho é uma cor que traz sorte. O segundo é um vestido mais parecido com o usado aqui no Brasil, branco. E por último, ela usa um terceiro vestido na recepção, de uma cor de sua escolha, ou um vestido de coquetel.

• Índia

Antes de uma noiva indiana se casar, ela tem suas mãos decoradas com desenhos chamados menhdi, que são feitos a partir de tatuagens de henna, durando apenas algumas semanas. São desenhos incrivelmente detalhados e levam horas para serem aplicados, fora o tempo que a noiva deve aguardar para a henna secar e não manchar sua pele.

• Judaísmo

A quebra do vidro em casamentos judaicos, em que o noivo esmaga um copo com o pé no final da cerimônia, é uma tradição com raízes obscuras. Alguns dizem que o vidro simboliza a destruição do grande templo de Jerusalém em 70 D.C., enquanto outros dizem que o vidro quebrado é um lembrete de que a alegria deve ser sempre moderada. De qualquer forma, quebrar o vidro é geralmente realizado no espírito de felicidade, com os convidados do casamento gritando “Mazel Tov!” (Boa sorte!) após a quebra de vidro.

• Peru

No Peru, as convidadas participam de uma tradição em que fitas são dobradas entre as camadas do bolo de casamento, antes dele ser cortado, cada mulher pega uma fita e puxa, e segundo a tradição, a convidada que escolher a fita com um anel de casamento falso será a próxima a se casar.

• Zulu

Em uma cerimônia tradicional do casamento zulu, a família do noivo abate uma vaca para receber de braços abertos a noiva. A noiva coloca dinheiro dentro do estômago da vaca, para simbolizar que ela agora faz parte da família.

Líbano

Casamentos de estilo libanês começam com música, dança e júbilo mesmo à porta da casa do noivo, o “zaffe”, um “escorte” tradicionais composto por amigos, familiares e, por vezes, músicos e bailarinos profissionais. Este grupo acompanha o noivo para a casa de sua noiva, e depois os banha em uma chuva de bênçãos e pétalas de flores.

• Rússia

Os noivos russos têm de trabalhar muito para conquistar suas noivas, já que antes do casamento, o noivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com