TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura E Diversidade

Casos: Cultura E Diversidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  796 Palavras (4 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 4

ULTURA E DIVERSIDADE

Com o passar dos anos a Cultura vem recebendo mais atenção pela sua complexidade. Onde o presente esta marcado pelo desenvolvimento e transformação da humanidade e marcado por vários conflitos entre os modos diferentes de organizar a vida social.

Destarte, cultura diz respeito à humanidade como um todo e ao mesmo tempo a cada um dos povos, nações, sociedades e grupos humanos.

Cada realidade Cultural tem sua essência interna onde o pesquisador deve procurar para entender a realidade cultural sendo extremamente importante não analisar um fato isoladamente, mas sim o contexto onde foi produzidos os fatos. Não fica difícil de entender da importância do presente estudo sobre a cultura onde se transforma para combater os preconceitos e oferecer uma plataforma de respeito e dignidade nas relações humanas.

As culturas variam tanto resultando na complexidade, mas quais os sentidos de tantas variações? A partir de uma origem biológica comum, os grupos humanos se expandiram progressivamente, ocupando praticamente todos os continentes do planeta, contudo uns humanos incialmente nômades passaram a ser sedentaristas levando em consideração os recursos naturais, maneira de se organizar e transformar a vida em sociedade e de superar os conflitos de interesse e as tensões geradas na vida social.

Cada cultura é o resultado de uma história particular e isso inclui também suas relações com outras culturas. Duas são as possibilidades básicas de relacionarmos diferentes culturas entre si. A primeira pensar em hierarquizar essas culturas segundo algum critério e a segunda em nega qualquer hierarquização.

Cultura e Evolução

A Europa classifica a evolução em estágio onde servia aos propósitos de legitimar o processo que se vivia de expansão e consolidação do domínio dos principais países capitalistas sobre os demais povos do mundo.

Estudos sistemáticos e detalhados de muitas culturas permitiram destruir os falsos argumentos dessas concepções preconceituosa como ,por exemplo, as características físicas de um grupo humano.

A ideia de uma linha de evolução única para as sociedade humanas é ingênua e esteve ligada ao preconceito e discriminação raciais para desviar a real história da humanidade.

Cultura e Relativismo

A observação de culturas alheias se faz segundo pontos de vista definidos pela cultura do observador, que os critérios que se usa para classificar uma cultura são também culturais.

Somente pode respeitar a diversidade cultural se entender a inserção dessas culturas particulares na história mundial. Não há superioridade ou inferioridade de culturas ou traços culturais de modo absoluto. Existe no entanto processo histórico que as relacionam e estabelecem marcas verdadeiras e concretas entre elas.

As culturas e sociedades humanas se relacionam de modo desigual. As relações internacionais registram desigualdades de poder em todos os sentidos, os quais hierarquizam de fato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com