TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXERCICIOS - FORMAÇÃO DO BRASIL CONTEMPORÂNEO

Por:   •  25/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.063 Palavras (13 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 13

EXERCÍCIOS

FORMAÇÃO DO BRASIL CONTEMPORÂNEO

  1. Dê o significado de PIB per capita.

PIB per capita é o produto interno bruto, dividido pela quantidade de habitantes de um país

  1. Por que o PIB per capita compõe o índice de desenvolvimento humano como indicador de renda de uma população?

O PIB é a soma de todos os bens de um país, e quanto maior o PIB, mais demonstra o quando esse país é desenvolvido, e podem ser classificados entre países pobres, ricos ou em desenvolvimento.O PIB per capita é um indicador muito utilizado na macroeconomia, e tem como objetivo a economia de um país, estado, ou região. Para o cálculo do PIB, é considerado apenas bens e serviços finais.O PIB per capita é usado como indicador, pois quanto mais rico o país é, mais seus cidadãos se beneficiam.

  1. Como foi a evolução do PIB per capita historicamente?

Nos últimos 10 anos, a economia brasileira foi marcada pela combinação de crescimento econômico e melhora da distribuição de renda. O PIB per capita real brasileiro aumentou 29% e foi caracterizado por uma evolução mais favorável da renda da população mais pobre.

  1. Na sua opinião, o PIB per capita é um bom indicador de renda de um país? Por que?

Sim, pois quanto maior for o PIB per capita, maior é a renda e o  desenvolvimento humano e se tem uma ideia de como está a condição da vida das pessoas.  

  1. O que é e quais são os indicadores sociais utilizados no IDH?

Os indicadores sociais são meios utilizados para designar os países como sendo: Ricos (desenvolvidos), Em Desenvolvimento (economia emergente) ou Pobres (subdesenvolvidos). Com isso, organismos internacionais analisam os países segundo a expectativa de vida, as taxas de natalidade e mortalidade, a taxa de analfabetismo, a renda nacional bruta per capita , a alimentação, condição médico-sanitarias, a qualidade de vida e o acesso ao consumo.

Verdadeiro ou Falso?

  1. ( V ) É certo afirmar que os indicadores sociais mostram as disparidades quando se divide a população por regiões?
  2. (  F )  Quanto ao analfabetismo da população rural no Brasil, pode-se dizer que em 1997, praticamente já estava erradicada no país devido ao plano federal de educação, o Mobral.  
  3. (  V  ) A taxa de analfabetismo e renda (medida em salários mínimos) possuem relação direta
  4. (  V  ) O IDH – Índice de desenvolvimento Humano foi criado pela Organização das Nações Unidas, em 1990.
  5. (  F  ) O IDH do Estado de Santa Catarina em 2000 era praticamente igual ao IDH da Guatemala em 2004.
  6. ( V ) De acordo com a distribuição regional da renda houve uma significativa modificação na participação desta, com o crescimento das regiões Norte e Centro-Oeste, com queda da região sudeste, devido à evolução da fronteira agrícola naquelas regiões, no período de 1950 a 2004.
  7. (  F  ) O Brasil possui uma melhor posição na distribuição de renda, se comparados a alguns países da América do Sul.  
  8. ( V ) Observando a Curva de Lorenz, se a percentagem da população acumulada recebesse a porcentagem da renda acumulada, a não haveria concentração de renda.
  9. ( F ) Quanto a estrutura agrária do país, as terras no Brasil Colônia foram distribuídas em grandes minifúndios, aos quais muitos tiveram acesso.
  10.  (  F ) Produto Potencial é aquele que dificilmente será alcançado quando os fatores de produção estão empregados.  
  11. ( V ) O problema envolvido no conceito de produto potencial é que não existem medidas claras para esse conceito.  
  12. ( F ) Quando o hiato do produto é elevado, significa que parte dos fatores de produção está desempregada e o desemprego do fator trabalho é o mais importante.
  13. ( F ) No ano 1998, o desemprego no Brasil era de 8,7%, em 2004, 9,7. Segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho) o índice de desemprego no Brasil atingiu 6,8% no ano 2014 e a tendência para 2015 deverá ser de 7,3%.  
  14. ( V ) A geração de empregos no país em 2014 foi a pior em 12 anos. Foram criados, no ano, cerca de 397 mil postos de trabalho.  
  15. ( V ) A OIT destaca que a economia mundial continua crescendo a taxas bem inferiores às registradas antes da crise de 2008 e que ela parece “incapaz” de reabsorver o déficit de empregos e reduzir as desigualdades sociais que surgiram nesse período.  
  16. ( V ) Ainda segundo os estudos da OIT, o desemprego está caindo em algumas economias avançadas, como Estados Unidos, Japão e Grã-Bretanha, mas permanece “preocupante” na maior parte dos países europeus.  
  17. ( V ) A taxa de desemprego é definida como sendo a relação entre o número de desempregados e a população economicamente ativa PEA.  
  18. ( V ) A população em Idade Ativa é definida como a população com mais de 10 anos.  
  19. ( V ) A metodologia de cálculo das estimativas da taxa de desemprego são calculadas pelo IBGE.  
  20. ( F ) O desemprego friccional é aquele onde as pessoas procuram emprego por um período de 3 meses e não encontram ocupação

BRASIL AGRO EXPORTADOR 1930

Desde sua colonização até o ano de 1930, o Brasil apresentou uma economia agroexportadora. Ou seja, o bom desempenho da economia dependia da exportação das poucas commodities agrícolas, que com o tempo variou os produtos a serem exportados para o mercado internacional em: ouro, açúcar, café, borracha e outros, formando os ciclos da economia brasileira. Entre esses ciclos o que apresentou maior desenvolvimento foi o ciclo do café.

A economia agroexportadora apresentava uma elevada vulnerabilidade visto que a demanda dependia das oscilações do crescimento mundial. Crises internacionais afetavam diretamente as exportações, criando dificuldades para toda economia brasileira já que todas as atividades dependiam direta ou indiretamente do desempenho do setor exportador cafeeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (163 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com