TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da forma do surgimento de problemas sociais, bem como o surgimento de uma questão social no Brasil

Pesquisas Acadêmicas: Análise da forma do surgimento de problemas sociais, bem como o surgimento de uma questão social no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.460 Palavras (6 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Esse texto visa abordagem na analise de forma do surgimento da questão social, e no surgimento da questão social no Brasil, assim também mostrando o contexto histórico e sua situando a profissão de assistente social e como era tratada essa questão no passado e agora no presente, o desenvolvimento do serviço social e relatando o sofrimento das classes trabalhadoras.

Tem com finalidade de ajudar o leitor entender as diversas expressões socais quais as refrações, como a população se manifesta atualmente contra as expressões sociais presente, e como as pessoas ver essa profissão hoje. o rumo novo da questão do serviço social.

2. TRAJETORIA DA QUESTÃO SOCIAL

A questão surgiu na Europa no século XIX, a urbanização coma industrialização, formou-se o empobrecimento do proletário, a burguesia dominava os seus subordinados, essa classe tinha apoio da igreja católica, oligarquias cafeeiras e o Estado. O desenvolvimento econômico crescia na mesmo proporção que o pauperismo.

A organização da classe trabalhadora teve varias conquistas. As manifestações de revoltas do movimento operário ocorreram porque os capitalistas exploravam de forma violenta essa classe, houve envolvimento de causas políticas mais amplas, pressionando burguesia e poder publico. Com isso conseguiram vitorias trabalhistas, uma luta de desigualdade pela a sobrevivência, umas das conquistas foi à redução da violência e aprovação de diminuição das horas de trabalho, que passaram a ser de dez horas aprova por lei.

3. RUMO AO BRASIL

O surgimento do serviço social no Brasil ocorreu nos anos de 1930, o país passava pelo processo de industrialização, urbanização e desenvolvimento econômico, social, político e cultural. A profissão só passou a ser reconhecido em 1953 que foi regulamentada em 1957coma lei 3252, juntamente com o decreto994 de 15 de maio de 1962. Ainda na década de 30 o Estado admitiu que a questão social pudesse ser tratada como um problema político, pois os aspectos sociais eram tratados com repressão política, isso fez com que criasse um sistema de proteção a criação CLT (Consolidações das Leis do Trabalho) tem como uma introdução de Bem Estar Social, em resposta a questão social.

Entre os anos 40 e 50 o serviço social tinha influencia norte-america, que re marco pelo tecnicismo, sociologia de base positiva e outros. A idéia de ajuntamento e de ajuda psico-social, no qual neste período há o inicio das praticas de organização e desenvolvimento de comunidade, com supervalorização da técnica, e como base na defesa da neutralidade cientifica, se desenvolvia a profissão através do serviço social tanto de caso como o de grupo de comunidade.

No século XIX a questão social no Brasil inscreve através lutas pelas melhorias de condições de vida e de trabalho, sendo que essa etapa passa ser o elemento essencial para os movimentos sociais. Ao poucos a questão social focou reconhecida pelo Estado que isso era uma realidade, que poderia ser mudado, mas as manifestações eram ainda resolvidas pela intervenção da policia.

O recrutamento era entre as mulheres dos setores burgueses a “classe dominante, a marca era vinculada na configuração histórica das chamadas profissões femininas, tina como objetivo de ajudar, criar e ensinar a classe dos trabalhadores ou nas ações de ajudar os pobres.

Ao longo do tempo a profissão de assistência sofreu inúmeras mutações ao ser tornar um direito do cidadão, como lei atual prevê Orgânica da Assistência Social do Brasil. a centralização administrativa no período da ditadura tornou um período de mudanças substantivas nas formas de proteção social.

A partir do final da segunda Guerra Mundial no ano de 1940, a questão social passa por imensas transformações, aceleração industrial, as migrações campo-cidade, o grande processo de urbanização, vinculado ao crescimento das classes sociais urbanas, preferencialmente dos operariados, faz com que exigiam novas respostas do Estado e dos empresários as necessidades de reprodução a vida social nas cidades.

O Brasil na década de 70 era representado pelo um governo repressor, tanto das artes e da economia como da vida política e social do seu povo, mas foi no final dos anos 70 e ao longo dos anos 80 que o Brasil experimentou novas influência. Praticamente na década de 80 com aumento da desigualdade social é que os movimentos sociais têm recuperam as lutas sobre a questão social e volta à arena brasileira, e como premio de vitoria tem as mais importantes respostas referentes às lutas desse período de transição democrática, que foi a Constituição Federal, no qual garantia seus direitos sociais, coletivos e individuais, sendo que todos têm os direitos a vida, a liberdade, a igualdade, a privacidade e segurança, e também conferiu caráter políticos a questão Social.

4. NOVAS EXPRESSÕES

Ao rumo do capitalismo, o Brasil passa pelo período de o neoliberalismo, flexibilização da economia e reestruturação no mundo do trabalho, nesse período de tantas mudanças correu novas expressões sociais e que o serviço social passa atuar no chamando terceiro setor nos Conselhos de Direitos. Alguns autores falam que na verdade não há uma nova expressão e sim uma nova roupagem nas velhas expressões.

As novas manifestações vêm de novas necessidades por diversos fatores no capitalismo que são: A crise do capital gerada pela queda das taxas de lucros, o avanço no desenvolvimento informacional, a mundialização do capital, e as mudanças no processo produtivo Fordista/Taylorista. Por tanto havia mais uma crise econômica e política, assim provocando mudanças em toda a sociedade e no mundo do trabalho.

Em 2000 novas disputas ao redor da questão social e do papel a ser cumpridos pelas políticas sociais, no qual verifica-se desenvolvimento de curso de graduação privados de baixa qualidade, com implementação de estudo de ensino

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com