TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Brasileira em Administração

Por:   •  21/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

1. Podemos afirmar que a desigualdade regional foi criada devido a que fatores? É possível superá-la diante do processo de concentração e centralização do capital? Para responder a esta questão, procure conversar, se possível, com alguns secretários municipais.

A desigualdade existe graças a vários fatores entre eles podemos destacar: a qualidade de vida das pessoas, a grande concentração de capital nos centros urbanos, fatores tipo clima, recursos naturais, falta de investimento em educação, má distribuição de renda cor, posição social e raça. Podemos sim superar essa desigualdade, porém precisa ser investir mais em educação, indústria, agricultura familiar para poder gerar emprego nas regiões mais pobres e incentivando as empresas de grande porte ir para determinadas regiões com o apoio do Governo através de incentivo fiscais dentre outras ações.

2. Podemos afirmar que a questão política interfere no processo econômico brasileiro? Então, por que tantos desempregados?

Sim, a política interfere no processo econômico. Ajustes econômicos são necessários para que o estado possa se manter contra as crises que o mundo globalizado enfrenta. Infelizmente estes ajustes muitas vezes interferem negativamente no emprego e na capacidade real de compra do trabalhador brasileiro. Quando há um aumento dos juros para conter a inflação temos uma diminuição nos investimentos o que impacta na criação de novas vagas de empregos, Outro fato observado para o desemprego vem a partir da modernidade, a tecnologia passou a ser um dos principais componentes causadores do desemprego, pois máquinas passaram a realizar trabalhos antes feitos pelo homem, o que forçou uma mudança na atividade produtiva do trabalhador.

3. Em que momento e região do Brasil iniciou o processo de industria¬lização? Em sua resposta, procure informações sobre o período em que se instalou a indústria na região em que você vive atualmente.

A industrialização começou pela região sudeste, com ênfase no Rio de Janeiro e São Paulo. Isso aconteceu de forma lenta após a década de 50 nos governos de Getúlio Vargas e Juscelino Kubistchek. A industrialização brasileira nesse período estava vinculada à produção cafeeira e aos capitais derivados dela. Entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX, o café exerceu uma grande importância para a economia do país, até porque era praticamente o único produto brasileiro de exportação. Aqui no Nordeste Só quando o processo de integração nacional e o desenvolvimento da industrialização atingiram o país foi que o Nordeste passou a ser encarado como uma região individualizada no espaço. Mas o processo de industrialização teve como uma de suas consequências a concentração da atividade industrial no Sul, o que agravou a dependência do Nordeste em relação àquela região. Foi na época de 1960 que surgiu o primeiro órgão de planejamento no Brasil, a SUDENE ( Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, atual Agência de Desenvolvimento do Nordeste), cuja estratégia deu ênfase à industrialização, com base em recursos obtidos através de incentivos fiscais e financeiros e também por investimento que visavam ampliar a infraestrutura viária e energética da região.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (44.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com