TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Empresarial

Por:   •  11/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.434 Palavras (18 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 18

ECONOMIA EMPRESARIAL

         A realidade econômica das empresas e dos países permeia os mais diferentes aspectos da vida das organizações e das sociedades. A compreensão a respeito dessa realidade é fundamental para o entendimento do mundo globalizado no qual estamos vivendo e que nos ajuda na tomada de decisão no plano profissional.

Nesse sentido, o conhecimento das informações a respeito dos elementos que nós iremos apresentar nesse curso de pós-graduação e suas aplicações nos ajudam a responder a uma série de questões com as quais nós, dentro das nossas empresas, nos deparamos continuamente.

Entre essas questões, podemos destacar: Por que aos primeiros sinais de elevação da inflação, o Banco Central do Brasil cogita um aumento na taxa selic? Por que e em que condições o preço de um produto aumenta? Por que a carga tributária brasileira é tão elevada? Por que o crescimento da China tem estado tão elevado, apesar da crise econômica que afeta o mundo desde 2007/08? Por que um mercado está mais concentrado (com menor concorrência) do que outros?

Profissionalmente, várias áreas de atuação estão utilizando as informações e o emprego da Economia de forma rotineira. É o caso, por exemplo, dos administradores, financistas, advogados, gestores, jornalistas, contadores etc. Nesse contexto, o conhecimento que iremos adquirir em nossas aulas de Economia Empresarial, aliado às aplicações deste conhecimento, não apenas representa um diferencial no mercado de trabalho, mas também é importante, e bastante valioso, para o sucesso nos negócios.

Além disso, na medida em que compreendemos a realidade econômica das empresas e das nações, ampliamos, gradativamente, os horizontes do conhecimento sobre o nosso país, os nossos mercados e sobre o mundo de maneira geral. Isso permite, também, exercer melhor e de maneira mais efetiva a cidadania com sustentabilidade para a empresa em que trabalhamos.

Sendo assim, esta disciplina tem como objetivos:

1. Apresentar os conceitos de oferta, demanda, elasticidades e mercado no qual se esboçam as características principais do chamado equilíbrio de mercado e do comportamento do consumidor;

2. Expor o funcionamento de uma empresa centrado no estudo do mercado como regulador da atividade econômica em que esta empresa está inserida;

3. Tratar dos diferentes tipos de mercados, concluindo com a análise a respeito da teoria dos jogos;

4. Abordar a discussão sobre emprego, renda e crescimento, produto e suas derivadas como consumo, investimento, gastos do governo e exportações líquidas;

5. Analisar o setor público e a intervenção do Estado na dinâmica econômica, salientando a discussão sobre juros, câmbio, inflação, moeda e o setor externo.

               INTRODUÇÃO

Dentro do estudo da economia, a análise da demanda e da oferta é um dos fatores extremamente importantes do mundo atual. Como complementação, destaca-se também a discussão sobre elasticidades.

Esse debate é muito importante, pois explica a sensibilidade de uma variável em relação a outra variável qualquer.

Essa sensibilidade indica que a mudança de uma variável, como preço, por exemplo, afeta a magnitude de outra variável, como quantidades demandadas ou ofertadas.

Nesta aula, portanto, estudaremos sobre oferta, demanda, equilíbrio de mercado, comportamento do consumidor e elasticidades.

Estudo de caso/artigo – Aula 1

Antes de começar os estudos, faça o download do PDF e leia o artigo “Em novembro, demanda cresce e oferta cai no setor aéreo”, publicada na Revista Veja, em 22/12/2012. Essa matéria aborda um dos grandes temas da atual economia empresarial, que se refere ao estudo, análise e discussão sobre o comportamento da oferta das empresas em função da massa consumidora existente.

Por conseguinte, esse artigo projeta os passos dessa massa consumidora, algo de suma importância para as empresas e corporações, que podem assegurar a sua fatia de mercado e, assim, manterem-se ativas por quanto tempo planejarem.

Noções introdutórias sobre análise de mercado

A economia empresarial, pelo estudo da análise de mercado, é o ramo da ciência econômica que se preocupa com a discussão sobre o comportamento econômico de consumidores, famílias e empresas, como, por exemplo, na formação dos preços em mercados específicos.

Na verdade, nesse aspecto temos um estudo microeconômico, seja no âmbito propriamente econômico, seja na esfera administrativa, de gestão industrial e serviços.

Ao analisar os mercados específicos, devem ser levadas em consideração, no estudo da microeconomia, determinadas informações que nos fazem entender e compreender melhor a divisão da teoria econômica. Em outras palavras:

Sobre mercado, preços, funções e equilíbrio

• O mercado é o local ou contexto no qual compradores e vendedores tendem a comprar e a vender produtos. No caso da microeconomia, tem-se um mercado para cada bem e/ou serviço no sistema econômico;

• Nos mercados específicos, são formados os preços. O preço de um determinado bem e/ou serviço é a sua relação de troca pelo dinheiro, ou seja, a quantidade de reais (R$) necessários para ser transacionada uma unidade da mercadoria (bem e/ou serviço);

• De acordo com esse contexto de mercados específicos, apresentam-se funções que demonstram relações entre compradores e vendedores, ou seja, uma função mostra a relação entre duas ou mais variáveis, indicando como o valor de uma variável (chamada dependente) depende e pode ser calculado pela especificação do valor de uma ou mais variáveis (definidas como variáveis independentes);

• O equilíbrio é uma condição de um mercado que, uma vez atingido, tende a persistir. O equilíbrio, de acordo com o que veremos nesta aula, resulta do balanceamento das forças do mercado.

A respeito da hipótese coeteris paribus (tudo o mais permanece constante), proposta por Pindyck & Rubinfeld (2010)

• Refere-se ao chamado efeito líquido (ou puro) que cada variável tem em relação a outra qualquer, especificamente;

• Na microeconomia, segundo Pindyck e Rubinfeld, os preços relativos (em outras palavras, os preços de um bem em relação aos demais) são mais relevantes do que os preços absolutos (isolados) das mercadorias;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.4 Kb)   pdf (477.7 Kb)   docx (596 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com