TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia e Mercado

Por:   •  25/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

...............................................................................................................................

BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO

PORTFÓLIO 01

economia e mercado

...............................................................................................................................

Guarulhos

2016

PORTFÓLIO 01

economia e mercado

Trabalho apresentado ao Curso de administração  da Faculdade ENIAC para a disciplina Economia e Mercado.

Guarulhos

2016

[pic 2]

Respostas

.............................................................................................................

O custo da recuperação da região leste de Londres representou um custo de oportunidade para sediar os Jogos Olímpicos de 2012? Desenvolva uma dissertação de (no mínimo) quinze linhas justificando sua resposta.

Não, o lado leste de Londres era o mais pobre da cidade, no século XIX, a população de Londres cresceu rapidamente e o leste da capital ficou conhecida pela concentração dos pobres urbanos e imigrantes, que levou a criação de uma super população e a criação de favelas muito precárias. As docas no Rio Thames e as indústrias de construção de navios dominaram a economia e foram grande empregadoras na região nesta época, o ápice do império inglês com comodities chegando das colônias de todas as partes do mundo. O caráter áspero da indústria do Leste de Londres prevaleceu mesmo depois da queda do império inglês e as docas declinaram na segunda metade do século XX, enquanto a área continuou sendo uma das mais pobres do país, e se tornou casa para uma diversa mistura de imigrantes e comunidades britânicas de brancos.

A imagem do leste de Londres era como um sinônimo de pobreza e precariedade e era explorada por empreiteiras nos anos anteriores ao da olimpiadas para implementar projetos agressivos de desenvolvimento urbano por empresas privadas. Para muitos comentaristas e ativistas locais, as Olimpíadas foram a maior e melhor oportunidade de especulação imobiliária para a região.

A proposta das Olímpiadas de Londres era que fossem sustentáveis em todos os sentidos, não só na forma como a infraestrutura foi construída, mas também em termos do legado para a cidade. Foram destacados dois pontos essenciais para que os jogos tragam resultados a longo prazo são eles: 1. Aproveitar a oportunidade para reurbanizar a Zona Leste de Londres, área tradicionalmente carente de recursos; e 2. Garantir que a infraestrutura construída para as Olimpíadas não se transforme em um conjunto de elefantes brancos após os jogos, mas ao contrário, que as construções não reaproveitáveis após os jogos possam ser desmontadas, abrindo espaço para obras relevantes no desenvolvimento da área.

Para atingir o primeiro ponto era necessário antes de mais nada a descontaminação do solo e canais aquáticos, problema grave da região onde foi construído o parque olímpico após décadas de uso industrial. Além disso, a área era ocupada por torres e linhas de transmissão de energia elétrica de alta potência, o que gerava poluição eletromagnética e impedia qualquer outro uso do espaço. Durante a construção ambos problemas foram resolvidos, possibilitando a ressurreição e reativação da área. Outro elemento importante para a reurbanização foi a participação da iniciativa privada, antes mesmo de Londres garantir a sua eleição como sede olímpica, já haviam sido aprovados os planos para a construção de um dos maiores shopping centers da Europa, exatamente na entrada do que viria a ser o parque olímpico. A inauguração do shopping foi um enorme impulso para a criação de empregos locais. Já em relação ao segundo objetivo, isto é, o de garantir que o parque olímpico não se transformasse numa cidade fantasma após os jogos, o projeto prevê que todas as construções cuja manutenção não seja viável a longo prazo, deverão ser reduzidas ou completamente desmontadas. Isto feito, grandes áreas ficarão livres para outros empreendimentos, preferencialmente habitacionais, sendo que a moradia é um dos maiores problemas de Londres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (112.7 Kb)   docx (52 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com