TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação de Jovens e Adultos: Fundamentos e Práticas

Por:   •  4/12/2016  •  Monografia  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

Curso: Licenciatura em Pedagogia

Nome da Disciplina: Educação de Jovens e Adultos: Fundamentos e Práticas

 Nome da Tutora: Quezia Cavalcanti

Nome do (a) Aluno (a): Vanessa Fernanda Tomaz Bertaia

Número do RGM: 15666492

Nome da Unidade II: Políticas e Questões Atuais da EJA: Juventude, Gênero, Diversidade Étnico-cultural, Educação Inclusiva e Prisional

Analfabeto no dicionário quer dizer, aquele que não sabe ler ou escrever, ou seja, pessoas que não conseguem assinar seu próprio nome sem erros, não conseguem ler a placa de trânsito, o letreiro do ônibus ou um simples bilhete.

Mesmo havendo uma queda do analfabetismo, sabemos que os números ainda são alarmantes, em média 13 milhões de brasileiros são analfabetos sendo que o Norte e o Nordeste do País é o lugar que concentra o maior numero de analfabetismo.

Os motivos para o abandono escolar são muitos, falta de incentivo por parte dos pais que também não frequentaram a escola, falta de recursos para comprar livros, ou o fato da escola ser longe de casa e até mesmo para ajudar no sustento do lar.

Como resultado temos falta de capacitação e como consequência empregos mal remunerados.

E o que choca é saber que não é somente aquele individuo que não frequentou ou não pode frequentar a escola é considerado analfabeto, mas também aquele que frequentou a escola, que deveria saber ler e escrever, mais não se tornou um usuário da língua escrita, que são conhecidos como os Analfabetos funcionais, que é a incapacidade que uma pessoa demonstra ao não compreender textos simples.

Podemos constatar que o ensino está um tanto defasado, como pode passar de ano um aluno que não consegue escrever um texto com coerência e coesão ou simplesmente com dificuldades para resolver simples contas de matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (43.3 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com