TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINAS NORTEADORAS: COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS; DIDÁTICA DA LINGUA PORTUGUESA; EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS; FUNDAMENTOS DA GESTÃO EM EDUCAÇÃO; PEDAGOGIA EMPRESARIAL E POLÍTICAS EDUCACIONAIS.

Por:   •  6/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.664 Palavras (19 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

GABRIELE FERREIRA ANTUNES

CURSO: PEDAGOGIA

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS NORTEADORAS: COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS; DIDÁTICA DA LINGUA PORTUGUESA; EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS; FUNDAMENTOS DA GESTÃO EM EDUCAÇÃO; PEDAGOGIA EMPRESARIAL E POLÍTICAS EDUCACIONAIS.

Tutor a distância: Rerison Rodrigues

NOVO HAMBURGO,

2018/2

SUMÁRIO

1  INTRODUÇÃO        1

2  DESENVOLVIMENTO        2

2.1 Texto Reflexivo        2

2.2 Identificação:        3

2.3 Metodologia e Planejamento:        5

3 CONSIDERAÇÕES  FINAIS        13

4  REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        14


Nome da faculdade: São Judas Tadeu

Professores envolvidos: Gabriele Antunes,

Turmas envolvidas: Todas turmas do curso de pedagogia do 1º e 2º semestres.

Proposta: Feira Profissional com foco na atuação do pedagogo.

Objetivos: Despertar no aluno a consciência sobre a importância dos estudos para a qualificação profissional, propiciar a orientação vocacional, bem como, identificar e conhecer as várias áreas de atuação para o curso de pedagogia.

Disciplinas envolvidas: Pedagogia – Licenciatura, Competência Profissionais; Didática Da Língua Portuguesa; Educação de Jovens e Adultos; Fundamentos Da Gestão Em Educação; Pedagogia Empresarial E Políticas Educacionais.

Conteúdos: Artes, Português,

Metodologia: Utilizou-se investigação através de uma metodologia com abordagem quantitativa e qualitativa, desenvolvida em duas etapas: pesquisa documental e aplicação de questionário aos alunos iniciantes e concluintes, com questões subdivididas em categorias: Perfil; Trajetória Escolar; Escolaridade dos Pais; Perfil profissional atual; A Universidade; O curso de Pedagogia. Após dados de pesquisa, serão feitas busca de conhecimento aprofundado acerca de cada área de atuação.  Cada dinâmica, objetivará criar a forma de apresentar as atividades realizadas em seu campo de atuação profissional, desenvolvendo mecanismo que serão apresentados aos alunos visitantes num prazo máximo de 20 minutos. Poderão ser usadas palestras, apresentação de vídeos, slides, atividades recreativas, dentre outras que explicitem o funcionamento do curso apresentado.

Cronograma de cada ação:

03 de Outubro: Apresentação dos participantes que irão ser os orientadores da feira ( Professores e Profissionais já atuantes, um de cada área).

Entrega dos questionários e levantamento de dados respondidos.

Apresentação dos resultados através de gráficos representativos de quantidades e intenções.

05 de Outubro: Rodas de conversa divididas em grupos de acordo com suas preferências e conforme a sua visão de cada área da pedagogia.

06 de Outubro: Busca de recortes e reportagens sobre cada área de atuação, através do acesso a biblioteca física e virtual da faculdade. Serão disponibilizados vídeos instrutivos contendo informações relevantes sobre a função do pedagogo em cada área de atuação. Cada grupo receberá um “papel”, contendo um tipo de dinâmica (teatro, mímicas, palestras, desenhos, power point, entre outros)

07 de Outubro: Reunião dos grupos para interação e planejamento das atividades para apresentação ao grupo geral de sua área de atuação, quais objetivos, o que realmente faz, remunerações básicas, locais de atuação. Cada grupo contará com um membro atuante na área que deverá intermediar e orientar, porém, deixar que os próprios alunos construam seus conhecimentos através de pesquisas. Esse, por sua vez, fará um breve relato de sua própria experiência, no dia das apresentações.

11 de Outubro: Preparação e ensaio.

13 de Outubro: Preparação e ensaio.

17 de Outubro: Apresentação das informações e materiais coletados. Depoimentos de atuantes em cada área.

18 de Outubro: Roda de conversa sobre as conclusões e alterações de percepções dos alunos diante do antes e depois que as atividades proporcionaram. Cada orientador irá estimular através de questionários seus participantes em geral.

Recursos: Revistas, Livros, Power Point, mídeas diversas, Cartazes, recursos didáticos diversos.

Avaliação: Será considerado satisfatório se, os alunos reconhecerem o potencial de atuação do pedagogo, conseguem fazendo uma leitura crítica acerca do que estão aprendendo e daquilo que vão precisar no momento de atuação, bem como, que saibam identificar a/as área/as em que desejam atuar.  Que percebam a importância de condições respeitosas de trabalho, valorização da profissão e acesso a uma formação continuada na atuação do pedagogo. Os participantes desta pesquisa identificam os pontos que precisam ser melhorados no curso como um todo e em algumas disciplinas, em particular. Dessa forma, espera-se que os resultados dessa feira possam se somar aos diálogos acerca da formação do profissional Pedagogo, pois eles trazem a voz de estudantes que vivenciam, na prática, as imprecisões da legislação atual que regulamenta os cursos de Pedagogia.

erfil profissional

Na área escolar, existem dois principais campos de atuação: a administração escolar e o magistério.

Neste segmento educacional, que é a sua principal área de atuação, pode gerenciar e supervisionar o sistema de ensino aplicado, orientar alunos e professores, verificar o cumprimento dos currículos e das diretrizes educacionais vigentes. Acompanha e avalia o processo de ensino e aprendizagem, além das aptidões dos alunos, podendo atuar também com inclusão de pessoas com necessidades especiais. Ainda pode atuar como tutor e orientador em cursos EAD oferecidos por instituições dos mais variados níveis, como cursos livres e instituições de ensino superior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34 Kb)   pdf (438.8 Kb)   docx (872.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com