TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação física e o conceito de cultura

Por:   •  7/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  954 Visualizações

Página 1 de 2

Unieuro

Christiano Ferreira Soares

CPD: 35118

1º semestre educação física matutino

Educação Física e o conceito de cultura

4ª Resenha

Professor: André

Brasília

2016

Educação física e o conceito de cultura

Os estudiosos da área de educação física, tem como objetivo estudar as manifestações do movimento através da cultura, a seguir será citado alguns autores e seus pontos de vista em relação à educação física e a cultura.

O primeiro autor que vamos abordar será Go Tani com a cultura sobre seu ponto de vista. A educação física pode ser estudada tanto através dos aspectos macroscópicos e microscópicos, trabalhando com aspectos culturais e individuais, visando trabalhar cada aluno de forma individual mas ao mesmo tempo de forma coletiva. Go Tani acredita que pode existir uma ordem nos processos de aprendizagem motora através do crescimento e do desenvolvimento de aprendizagem motora, as crianças devem ser orientadas de acordo com cada fase da idade, com atividades da sua idade, dessa forma as expectativas serão alcançadas.

O segundo ator que será citado é Joao Batista Freire, ele ficou conhecido pelo fato de ter assessorado a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, com a proposta de educação física no âmbito teórico. Para descrever sua visão da educação física escolar, Freire critica a educação física escolar, explicando que a escola tradicionalmente tem excluído a cultura infantil, com jogos, brinquedo, fantasias e tem optado cada vez mais por deixar a criança imóvel, de forma que ela aprenda conceitos teóricos sem que haja a pratica, pois trabalhando só com a teoria para uma criança é desgastante, dessa forma não desenvolve seu aprendizado. Para Freire não existe não existe padrões de movimentos, ele acredita que para cada cultura esses padrões podem sofrer alterações, devido a influência da cultura.

No contexto de vários autores, a educação física é a matéria escolar que trata a pedagogicamente de temas da cultura corporal, ou seja, os jogos, brincadeiras, lutas, dinâmicas e outras atividades que envolvam o corpo, tanto na parte física ou cognitiva. Essas atividades se formam como uma linguagem corporal, que é reconhecida no mundo todo, que se transforma um patrimônio cultural humano, que deve ser transmitido aos alunos, de forma que eles possam compreender o significado da atividade física.      

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com