TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCEITO CULTURA ORGANIZACIONAL

Por:   •  1/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.104 Palavras (5 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 5

Deriva do grego = costume. “É a ciência da conduta humana , segundo o bem e o mal, com vistas à felicidade”. “É a ciência que estuda a vida do ser humano, sob o ponto de vista da qualidade da sua conduta”. “Não é uma ciência teórica ou especulativa, mas uma ciência prática, no sentido de que se preocupa com a ação, com o ato humano”.

A Ética pode ser considerada parte da filosofia que se ocupa com a reflexão sobre as noções e princípios que fundamentam a vida moral. Aranha e Martins (1998).

Enquanto a Moral corresponde a um conjunto de regras de conduta assumidas pelos indivíduos de um grupo social com a finalidade de organizar as relações interpessoais segundo os valores do bem e do mal. Aranha e Martins (1998).

CONCEITO DE CULTURA

Tudo aquilo que o indivíduo pode realizar com base na manifestação da sua inteligência. Modo de ser, pensar e agir de um determinado grupo, comunidade ou país. Gostos, paixões, convenções e opiniões. Tradições, valores, crenças, hábitos e normas que definem a característica de uma comunidade.

CONCEITO CULTURA ORGANIZACIONAL

A são as crenças, valores, hábitos e normas compartilhados em uma empresa e que direcionam todas as interações dos elementos de uma organização.

É o conjunto de normas, hábitos e costumes, elaborados por um grupo (dentro de uma organização) com vias a aprender como lidar com as possíveis problemáticas no que tange a adaptação dentro do ambiente de trabalho no víeis interno ou externo. Todas essas normas, hábitos e costumes são repassados aos novos membros que forem se integrando à organização.

CONCEITO CLIMA ORGANIZACIONAL

Configura-se na maneira como os membros de dada organização se comportam quando inseridos no mesmo. Pode ser compreendido como o conjunto de comportamentos que terminam por padronizar um padrão único de comportamento a ser adotado quando inserido na organização.

CONCEITO DE ÉTICA EMPRESARIAL

“ O estudo da forma pela qual normas morais pessoais se aplicam às atividades e aos objetivos de uma empresa comercial”. (Laura Nasch). Já para Moreira a ética empresarial é o comportamento dentro da empresa envolvendo ai a forma/maneira pela qual a lucrativa age em conformidade com os princípios morais e as regras do bem proceder aceitas pela coletividade (regras éticas).

DIRERENÇA ENTRE ÉTICA E ÉTICA EMPRESARIAL

Reale (1999 apud Ourives, 2006) a ética é a ciência normativa dos comportamentos humanos. A Ética é o conjunto de normas às quais o ser humano deve seguir para ser respeitado na sociedade.

A ÉTICA E AS ORGANIZAÇÕES

“ forma de ser e modo de agir , não de maneira mecânica, mas como fruto da reflexão em consonância com a cultura e a filosofia da organização”. (Elizete Passos).

ética de negociação (organizações movidas pela ganância, lucratividade desenfreada, desonestidade); economia determina TUDO (+ importante do que o homem, a quem deveria servir). baseada em valores que norteiam regras de conduta e ações a serem ou não realizadas. Relação entre o eo : Elizete Passos

“ o estudo da forma pela qual normas morais pessoais se aplicam às atividades e aos objetivos de uma empresa comercial”. (Laura Nasch). Os valores que regulam as interelações dentro de uma organização são históricos e são frutos de mudanças e adaptações. Assim, como ocorreu entre a ética geral e a sua relação com a filosofia. Ex: evolução de Sócrates para Platão, de Platão para Aristóteles, etc. (Elizete Passos)

o conflito existente entre a desonestidade e ganância organizacional e os preceitos da ética

A ÉTICA E AS ORGANIZAÇÕES

(Elizete Passos)

CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL

As relações de valor entre MORAL e CONDUTA HUMANA podem ser reunidas em um instrumento regulador. Tudo DEPENDE de critérios de conduta de um indivíduo perante seu grupo e o todo social.

CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL

São mais expressivos nos ambientes que se relacionam à condição humana, inclusive o bem estar das pessoas. Resumem doutrinas criadas pela visão moral das sociedades humanas, amadurecidas e consolidadas no confronto entre bem e mal.

CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL

Serve para definir as linhas mestras de um código com o objetivo de traçar a filosofia que será seguida. Estabelece qual a melhor maneira para um profissional se comportar no exercício profissional, de modo a não prejudicar terceiros e a garantir uma qualidade eficaz no seu ambiente de trabalho.

CÓDIGO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (52 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com