TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Efeitos da taxa de cãmbio na economia

Por:   •  11/9/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.151 Palavras (5 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 5

Produção Individual Regular

Tema e Enunciado

Tema: EFEITOS DA TAXA DE CÂMBIO NA ECONOMIA

Enunciado:

Leia o trecho a seguir:

“Com saldo negativo de US$ 6,1 bilhões no primeiro bimestre de 2014, as perspectivas para as exportações brasileiras não são nada animadoras para este ano. Somente em janeiro, a Balança Comercial registrou déficit de R$ 4 bilhões, atingindo diretamente a produção do país, uma vez que, com a entrada dos importados, a produção brasileira perde em escala e utiliza cada vez menos sua capacidade produtiva” (FIEPA, 2014).

Fonte: FIEPA. Taxas de Câmbio e alta burocracia são maiores entraves para a exportação brasileira. FIEPA, Belém, 28 mar. 2014 Disponível em: <http://www.fiepa.org.br/pt/sala-de-imprensa/ultimas-noticias/36-economia/506-taxas-de-cambio-e-alta-burocracia-sao-maiores-entraves-para-a-exportacao-brasileira.html>. Acesso em: 26 out. 2014.

 Em uma matéria divulgada pela FIEPA, em março de 2014, são apontados alguns entraves para a baixa na exportação brasileira, como a taxa de câmbio e a burocracia. A partir da citação, na sequência, e do que estudamos até o momento, explique qual a influência da taxa de câmbio nas exportações e qual o impacto na balança comercial e no balanço de pagamentos. Não se esqueça de explicar os conceitos que você utilizar no decorrer do texto.

EFEITOS DA TAXA DE CÂMBIO NA ECONOMIA

O que determina a taxa de câmbio entre duas moedas independentes é a igualdade do poder de compra entre elas. A taxa de câmbio entre duas moedas, sempre será exatamente igual à razão entre o poder de compra das duas moedas. Podemos detectar isso quando os brasileiros vendem mais produtos para os estrangeiros do que compram deles, isto é, quando as exportações são maiores do que as importações, o país apresenta um superávit na balança comercial. Quando os brasileiros compram mais do que vendem, ou seja, quando importam mais, daí ocorre um déficit na balança comercial.

O benefício trazido pelas exportações é justamente as importações; a única função de se exportar é que, com isso, pode-se importar, ou seja, quando o Brasil vende seus produtos ao exterior, o comprador estrangeiro paga ao exportador brasileiro em dólares, que é a moeda internacional de troca. Quando um fazendeiro brasileiro vende soja para uma empresa no exterior, este paga o brasileiro em dólares. Ele deposita dólares na conta do brasileiro. Mas como, por decreto governamental, a única moeda corrente no Brasil é o real, esse brasileiro terá então de trocar esses dólares por reais aqui no Brasil. Sendo que quase sempre, os bancos, por meio de suas corretoras acabam comprando esses dólares. Após a compra dos dólares os bancos os vendem para importadores, que os utilizarão para comprar produtos do estrangeiro. Portanto esses dólares que foram vendidos pelo brasileiro serão utilizados para importar produtos estrangeiros, sendo qu sem esses dólares não seria impossível importar. Exemplificando, as exportações de soja, laranja e aço do país são boas porque trazem dólares que lhe permitem importar iPads, notebooks, livros, carros e várias outras coisas. Quanto mais um país exporta, menor será a oferta desses bens exportados no mercado nacional, sendo que quanto maior a exportação de soja, laranja, café e aço, menor será a oferta desses produtos para os brasileiros, o que significa que seus preços no mercado interno serão maiores do que poderiam ser caso não fossem exportados.

De modo geral, sempre que a balança comercial apresenta um superávit recorde, isso significa que o cidadão brasileiro foi privado de uma maior oferta de bens, tanto aqueles produzidos nacionalmente e que foram exportados, quanto aqueles produzidos no estrangeiro e que não puderam ser importados por restrições governamentais. Adicionalmente, importação significa saída de dólares, e essa saída significa que o governo está perdendo a capacidade de fazer política cambial para ajudar o setor exportador. Quando o total de exportações de bens e serviços for inferior ao total de importações, registra-se um déficit no saldo da balança comercial. O déficit da balança comercial é um fator negativo na economia de um país, já que mostra que o mesmo está exportando (vendendo) menos bens e serviços do que está importando (comprando). O resultado negativo da balança comercial gera um prejuízo que deve ser coberto pelas reservas financeiras do país.

O balanço de pagamentos é o registro estatístico de todas as transações – fluxo de bens e direitos de valor econômico – entre os residentes de uma economia e o restante do mundo, ocorridos em determinado período de tempo.

As transações entre os residentes no Brasil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com