TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Efeitos da Globalização na Economia

Por:   •  21/10/2019  •  Artigo  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 2

O ressurgimento de partidos nacionalistas de direita em todo o mundo, o Brexit, e a guerra comercial entre EUA x China nos faz questionar, como será o futuro de uma ordem econômica global? Apesar desses fatores, embora a um ritmo moderado de maneira mais incerta e volátil, a globalização perdurará.

Na última década a globalização – que é definida como a crescente interdependência das economias através de transações transfronteiriças, em bens, recursos naturais, capital e trabalho – evoluiu rapidamente. Este processo alterou radicalmente a competitividade entre empresas, a crescente dependência das economias através do comércio, vínculos de produção e mercado financeiro – vem acontecendo há décadas, a queda do muro de Berlim em 1989 foi um dos precursores para uma intensificação desse movimento em busca de uma economia mundial integrada.

O progresso técnico, o aumento da informação tecnológica de comunicação e uma considerável redução de tarifas resultaram em uma enorme queda no custo de transporte de mercadorias, serviços e informações, bem como teve um aumento acentuado em atividades transfronteiriças, todos esses fatores encorajou uma integração mais rápida das economias mundiais. Mais e mais mercadorias e serviços tornaram-se comercializáveis, empresas domésticas vêm se tornando cada vez mais envolvidas no comércio internacional.

A expansão das multinacionais, também chamadas de transnacionais ou empresas globais – estão expandindo suas atividades em direção aos mais diversos locais em busca de um maior mercado consumidor, subsídios, evitar tarifas alfandegárias e de angariar um menor custo com mão de obra e matérias-primas. O processo de expansão dessas empresas globais e suas indústrias reverberaram no avanço da industrialização e da urbanização em diversos países subdesenvolvidos e emergentes. As formações dos acordos regionais ou dos blocos econômicos estão sendo fundamentais em permitir uma maior troca comercial entre os diferentes países.

Por fim, cabe ressaltar que o avanço da globalização culminou na expansão e consolidação do capitalismo, além de permitir sua rápida transformação, podemos dizer assim que o mundo vive uma ampla e caótica inter-relação entre o local e o global, cabe, portanto aos governos o papel de reformar o sistema econômico e reajustar suas estruturas para competição internacional econômica, desempenhando assim o papel principal no estabelecimento de incentivo e restrições aos mecanismos alinhados ao sistema corporativo e á governança corporativa, a fim de melhorar a eficiência e competitividade entre as empresas. Quanto às estruturas industriais, o governo deve concentrar seus esforços no estímulo á ciência, tecnologia, educação e aumento no investimento para o desenvolvimento de capital humano para promover a modernização das estruturas industriais nos países em desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (28.3 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com