TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elementos Gestão Ambiental

Por:   •  3/6/2017  •  Resenha  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 3

Elementos do sistema de gestão ambiental

- política ambiental: a administração se compromete e estabelece assim a política ambiental da empresa

- planejamento: eles avaliam definem e elaboram planos e estratégias para alcançar metas

- implementação e operação : estabelecem responsabilidades ,treinam e desenvolvem a comunicação, verificando se a s as metas ambientais proposta foram alcançadas

-Verificação: A empresa avalia por monitoramento se as metas estão sendo alcançadas se não estiverem à empresa aplica as medidas cabíveis.

-analise pela administração: o estagio de analise do SGA cria um ciclo de melhorias continua.

Política Ambiental

A política ambiental é o primeiro elemento no contexto da NBR ISSO 14001 promove uma visão unificada dos princípios empregados e subcontratados. Permitindo que seu desempenho ambiental seja mantido e potencialmente aperfeiçoado. Recomenda-se que esta política reflita o comportamento da alta administração com o atendimento aos requisitos legais aplicáveis a outros requisitos, constitui a base sobre o qual a organização estabelece seus objetivos planos e metas.

A política deve se complementar em três compromissos básicos:

- melhoria continua; prevenção da poluição; atender a requisitos legais e aplicáveis.

A política ambiental tem três funções específicas:

Ela é a expressão especifica da autoconsciência ambiental e atua tanto interna quanto externa; Ela proporciona orientação e transmite segurança de postura; Baseia-se na documentação da responsabilidade ambiental.

Planejamento

Recomendada a ser dividida em duas fases: a avaliação ambiental inicial e a tomada de decisão o objetivo da analise ambiental é a realização de um inventario a avaliação da situação ambiental da empresa e seus aspectos e impactos mais relevantes. Com base nestes resultados são definidos os objetivos, metas e programas que deverão ser utilizados.

2.1- identificação de aspectos e impactos.

Apara planejar e controlam seus impactos ambientais, uma organização tem que saber primeiramente quais são estes impactos e saber como eles são gerados. Pois o gerenciamentos dos aspectos ambientais pode gerar impactos positivos e melhorar o desempenho ambiental. A relação entre aspectos e impactos ambientais é uma relação de causa e efeito, alguns itens devem ser considerados durante esse processo de identificação de aspectos:

Emissão atmosférica; resíduos sólidos e perigosos; contaminação de solo; efluentes líquidos com lançamentos em corpos d’água; uso e ocupação do solo; condições normais e anormais; e outras questões locais realtivas ao meio ambiente e a comunidade.

2.2- requisitos legais e outros

Os diversos requisitos que são impostos pela legislação, pelos órgãos públicos e por instituições que sejam importantes para a organização devem ser conhecidos pela organização para que sejam levados em conta em tomadas de decisões.

É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com