TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elementos articuladores

Por:   •  20/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 2

Na aula 4, Vimos que podemos definir a coerência em 4 tipos. Sabemos que a coerência é uma forma de organizar o texto de uma maneira que não tenha contradições do interlocutor. Também vimos a incoerência de cada uma delas, que ocorre quando essas regras não são respeitadas.

- Coerência semântica: Relações de sentido entre as estruturas.

Exemplo de incoerência semântica: "O dia está ficando velho". 

- Coerência Sintática: Coerência relacionada à escolha e ao posicionamento de pronomes, verbos, conectivos, entre outros, na frase.

 Exemplo de incoerência sintática: "Fui ao shopping ontem, foi muito bom, não queria ficar pouco tempo, porém saí muito tarde de lá".

- Coerência Estilística: Essa coerência é relacionada ao estilo utilizado da linguagem adequada às possíveis variações do contexto.

Exemplo de incoerência estilística: Senhor, por obséquio, poderia informar-me onde fica o museu? Eu tô perdidinha da silva.  

- Coerência Pragmática: É a coerência relacionada à fala.

Exemplo de incoerência Pragmática:

- Maria, quer ir ao banco comigo? 

- Nossa, que fome. 

Aula 5 - Vimos que a produção do texto está baseada em três fatores: o propósito da mensagem, a organização das informações e o público leitor. Um texto deve conter uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão.

Vimos 5  tipos textuais:

  1. Narração: Se conta um fato, fictício ou não, que ocorreu num determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens. Normalmente, os verbos utilizados estão no tempo passado.

  1. Argumentação: O emissor da mensagem tenta convencer o ouvinte/leitor. O texto argumentativo defende uma ideia específica.

  1. Descrição: Faz-se um retrato por escrito da pessoa, lugar, objeto, etc. As suas características e podem ser objetivas ou subjetivas. Classe de palavras mais utilizada é o adjetivo.
  1. Exposição: Também chamado de texto informativo, apresenta uma ideia, uma reflexão, um conhecimento, uma explicação sobre um objeto (pessoa, fato, circunstância). 
  1. Injunção: Caracterizado por determinar, indicar, orientar como se realiza uma ação. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com