TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elementos de Poder nas Organizações Públicas

Por:   •  6/2/2019  •  Resenha  •  1.401 Palavras (6 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 6

Elementos de poder nas organizações públicas.

Dentre os modelos de gestão e estruturas organizacionais esta, está direcionada a dinâmica da organização publica baseada na compreensão e no gerenciamento do comportamento humano.

Burocracia; é o poder que se resume por um regulamento fixo, definido por uma rotina e hierarquia com traços de autoridade e responsabilidade bem especificas.

Uma organização burocrática é evidenciada pela formalidade, padronização de procedimentos, divisão de trabalho, hierarquia.

De acordo com estes aspectos influenciam as pessoas e seu comportamento na organização. Uma estrutura organizacional influencia as relações pessoais e por consequência o comportamento dentro das organizações.

Nas organizações publicas a estrutura organizacional são formais, que trabalham o comportamento das pessoas através de um suporte rígido, com procedimentos padronizados e um alicerce endurecido e bem definido porem seus processos são lentos.

Algumas características deste processo são elaboradas e podem ser identificadas nas organizações publicas ampla ligação com as normas, excesso de regras, rotinas e registros, resistência as mudanças, ausência de inovação e conformidade com as rotinas, exibição de sinais de autoridade, dificuldade no atendimento ao cliente, excessiva valorização da hierarquia.

Por consequência o comportamento das pessoas é dominado pelo sistema de normas que abrange a organização. Ultrapassar a perspectiva do poder sobre os regulamentos na Administração Publica tem assumido uma proporção negativa.

Ainda assim não podemos desconsiderar a subsistência de novas formas de expressão para as relações de poder nas organizações, expressadas formalmente e aparente, oculta e essencial, a dimensão informal da estrutura organizacional.

Onde a estrutura e as relações de poder que existe e influenciam reciproco descrevendo faces distintas de um mesmo fenômeno.

Os transtornos são incapazes de transformar o sistema com estas alterações e passam a causar preocupações dos gestores por motivos a serem criados através de novas tecnologias gerenciais para corrigir transtornos administrativos.

Podemos destacar que a estrutura organizacional apresenta uma marcante divisão do trabalho, ou seja, as tarefas e papéis específicos são delimitados com o objetivo de minimizar o tempo gasto em cada atividade, resultando no aumento da eficiência e da produção. A divisão do trabalho é realizada nos diferentes departamentos que integram a instituição, em consequência desta surge à especialização dos trabalhadores, que realizam tarefas repetitivas, comuns a cada departamento, executadas de forma mais ágil e eficiente.

Nessa relação, a divisão do trabalho determina o que fazer, enquanto a especialização, como fazer. No mundo moderno, tanto a divisão do trabalho como a especialização do trabalho estão presentes, de forma intensa, nas organizações, assim como nas nações que integram o planeta. Assim cada nação aperfeiçoa sua produção de acordo com seus recursos naturais, humanos e tecnológicos, e através da intensificação do comércio com as demais nações, supre suas necessidades.

Outra ferramenta, não menos importante, é a padronização, que possibilita a redução de falhas, minimização dos custos, regulamentação das funções e uma melhor organização. Com base no exposto, acredita-se que há presença, na instituição, dos fatores divisão do trabalho, especialização e padronização Esses fatores, correspondentes ao sistema mecânico, podem ser vistos como uma necessidade própria da natureza burocrática das instituições públicas, porém não podem vir a se traduzir em prejuízos à organização, quando um trabalho deixa de ser realizado porque um único trabalhador é responsável pela sua execução.

Nos fatores centralização e tomada de decisões e identidade organizacional são consequências da estrutura formal. Também este resultado não se apresenta como negativo, pois a hierarquia está presente na organização da instituição, deve ser respeitada, porém deve ser flexível o bastante para que as decisões possam ser discutidas e que possam efetivamente agregar valor aos resultados organizacionais.

 O fato de a organização se enquadrar nos dois sistemas não é um problema, apenas vem demonstrar que existe problemas da ausência de formalização na administração, e o caminho a ser trilhado é identificar as vulnerabilidades da estrutura formal, agregando as qualidades e combinações das estruturas informais. Formalizar apenas o necessário.

Não existe uma maneira única de administrar, que a administração se faz na interação com o ambiente interno e externo da instituição, procurando a melhor forma de atingir seus objetivos, existindo disparidade de informações, inutilidade nas operações, aplicação de atividades um resultado final, incertezas ao desenvolver os trabalhos e ruptura nos trabalhos.

Liderança é o processo de entender e cumprir as indicações, as necessidades e influenciar as atividades de um grupo organizado em direção à realização de um objetivo, despertar o desejo através do esforço para chegar ao lugar almejado. O exemplo de líder faz com que um grande número de pessoas persiga o mesmo caminho em direção a único ideal.

Desenvolver a liderança surge como importante estratégia nas organizações públicas para que possa garantir melhor qualidade dos produtos e serviços gerados.

Com o aumento da complexidade e do nível de mudanças no ambiente organizacional vêm sendo requeridas lideranças experientes e hábeis para lidar com as oportunidades, ameaças e os conflitos organizacionais. Além disso, naquelas organizações cujos processos decisórios passaram a ocorrer desde os níveis mais baixos da hierarquia, lideranças são requeridas em todos os níveis da estrutura, devendo todas elas estar informadas sobre questões estratégicas do negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (73.2 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com