TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo: Empreendedorismo e Comportamento Organizacional

Por:   •  6/4/2016  •  Artigo  •  2.271 Palavras (10 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

Centro de Educação a Distancia

Polo de Apoio Presencial Araçoiaba da Serra

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

1°Semestre

[pic 1]

DESAFIO PROFISSIONAL

Empreendedorismo e Comportamento Organizacional

Professoras: Ma. Renata M.G. Dalpiaz

Helenrose A da S Pedroso Coelho

Joice Grasiele R. Lourenço      RA 1709974922

Tainá Caroline Machado           RA 2848238792

Vitória Jemima Rodrigues        RA 1709975488

Gustavo de Almeida Lopes      RA 1709100655

Araçoiaba da Serra

Abril/2015

SUMÁRIO

Introdução-------------------------------------------------------------2

Passo 1----------------------------------------------------------------3

Passo 2----------------------------------------------------------------5

Passo 3----------------------------------------------------------------6

Passo 4----------------------------------------------------------------7

Conclusão------------------------------------------------------------8

Referencias Bibliográfica-----------------------------------------9

                           

INTRODUÇÃO

Temos como desafio analisar a gestão de um Restaurante localizado no Vale da Felicidade, uma cidade que se tornou um ponto turístico, devido seu rico patrimônio histórico.

O restaurante em questão é uma empresa familiar que foi prejudicada com o falecimento do seu proprietário administrador e cozinheiro o esposo de dona Irena.Esta herdou a responsabilidade de administrar o Restaurante SMARK; Em um restaurante com que serve somente comida típica Polonesa contando com poucos funcionários, que se sentem sobrecarregados com múltiplas funções executadas. O processo de planejamento é deficiente, acarretando prejuízos com a perda da clientela.

Busca-se através deste desafio, identificar os fatores que ajudarão a gestora do negócio a administrar de maneira mais eficaz, apontando sugestões de melhorias para seu negocio.

                                                                                                                                   

PASSO 1

O planejamento corresponde a estabelecimento de um conjunto de providências a serem tomadas pelo executivo para a situação em que o futuro tende a ser diferente do passado. O empreendedor apresenta-se hoje como a mola propulsora da economia, ele é um agente de inovação e mudanças, e muito se tem escrito tentando dar definições a este termo. Dolabela (2008) compreende que o empreendedor é alguém que sonha e busca transformar seu sonho em realidade, compreensão esta que vem ao encontro com a dimensão deste artigo que tem como propósito cercar-se de abordagens atuais.

 Por questões de falta de foco e identidade e, principalmente, pela ausência de planejamento do negócio o empreendedor que tem pouco conhecimento na área acaba contribuindo para o fracasso da empresa.                                                                                A ausência de um plano de negócio que seja compatível á realidade do mercado possivelmente leva ao insucesso, empreendedores acabam perdendo o senso da realidade e isso é mais um dos motivos, tem que ser otimista mais sem perder o controle da realidade.                                            

Ao abrir uma empresa é preciso que o empreendedor levante várias informações sobre o mercado que vai atuar planejar os primeiros investimentos, para que não ocorra um investimento, estoque, contabilidade, e outros, não estabelecer prazos de venda sem antes levar em conta o capital de giro.

Uma das razões clássicas para sua empresa vieram á fracassar é misturar contas da empresa e as próprias despesas pessoais, muitos desconhecem a boa parte dos conceitos básicos para uma boa finança, que são indispensáveis para que possa tocar um negocio, a falta de controle financeiro é mais um dos motivos, muitas das vezes com a falta de controle nas finanças, acaba acumulando dívidas, e com isso surgem os empréstimos nos bancos com juros altos para que possa suportar os gastos da empresa, um dos principais motivos que levam ao fechamento do seu negocio.                                                        

Segundo Schmidt e Bohnenberger (2009), dentre as principais características do perfil de empreendedor destacam-se: auto-eficácia, capacidade de assumir riscos calculados, planejador, detecta oportunidades, persistência, sociável, inovação e liderança. Para manter- se nessa área de negocio é preciso estar preparado para as mudanças, e aberta para as novidades o empresário que não consegue se adaptar ao mercado acaba ficando para trás. Outro fator importante é a dedicação, o empreendedor não deve deixar sua empresa somente nas mãos de terceiros, pois acaba sendo arriscado, ele tem que ter seu tempo para dedicar-se e estar por dentro dos problemas do seu negocio. Não acompanhar a rotina da sua empresa é um ponto negativo.                                

Para garantir o sucesso é preciso apostar nas propagandas, para atingir o publico alvo, não opte pelo boca a boca para que o sucesso seja garantido, é preciso à divulgação, da marca ou produto, e esse é um erro de muitos empreendedores que não optam pela divulgação.                                                  

O que leva ao fracasso é a ausência de planejamento, que aborde todos os riscos e situações que possa vir á enfrentar no mercado, mas vários se esquecem da importância de fazer um plano de negocio e devido a isso não conseguem atuar por muito tempo nessa área, e a sua empresa fecha as portas por falência.                                    

Domelas (2005, p.128) expõe os seis principais motivos de se preparar um plano de negócios:

 1. Entender e estabelecer diretrizes para seu negócio.

2. Gerenciar de forma mais eficaz a empresa e tomar decisões acertadas.

 3. Monitorar o dia-a-dia da empresa e toma rações corretivas quando necessário.

4. Conseguir financiamento e recursos junto a bancos, governos, SEBRAE, investidores, capitalistas de risco etc.

5. Identificar oportunidades e transformá-las em diferencial competitivo para a empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (155.8 Kb)   docx (770.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com