TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo e Comportamento organizacional

Projeto de pesquisa: Empreendedorismo e Comportamento organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

ADMINISTRAÇÃO

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS:

Empreendedorismo

e

Comportamento Organizacional

Aleff Roberto de Oliveira Silva – RA – 9904002804

Getúlio Jesus da Costa – RA – 8743166195

Juliana Ribeiro Oliveira - RA - 8372779089

André Brito

TAGUATINGA / DF

2014

RESUMO

O presente desafio tem como objetivo analisar o ambiente externo e interno do Restaurante Smak, localizado no município do Vale da Felicidade. Essa analise consiste nas etapas de elaboração de um planejamento estratégico deste estabelecimento. A análise consiste em uma das etapas para elaboração do planejamento estratégico de uma determinada organização.

As oportunidades e ameaças (variáveis resultantes da análise do ambiente externo) e os pontos fortes e fracos (variáveis resultantes da análise do ambiente interno) foram identificadas através da matriz SWOT.

ANALISE SWOT

A Análise SWOT é um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. Segundo Públio (2008) á análise foi criada por dois professores da Universidade de Harvard. Porém, para TARAPANOFF (2001:2009) indica que a ideia já era utilizada há mais de três mil anos quando cita em uma epígrafe um conselho de Sun Tzu: "Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças" (SUN TZU, 500a.C).

A teoria está baseada na premissa que os fatores internos, ou seja, aqueles que a empresa tem controle podem ser classificados como pontos fortes ou fraquezas. Já os fatores externos à organização, ou aqueles em que a empresa não possui o controle podem ser denominados como ameaças ou oportunidades.

O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, e é um acrônimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

APLICAÇÃO DO CASO

A empresa em foco é uma organização de pequeno porte. E como todas as demais empresas que quer se manter equilibrada no mercado de trabalho, tem a necessidade de mudanças para se adequar à situação do mercado atual. A idéia é de avaliar, através de uma análise aprofundada da qual deve participar todos da empresa. Previamente foi reunida uma série de informações importantes para tomadas de decisões.

O restaurante Smak, na qual é Administrado pela Srª. Irene, tem de origem polonesa, servindo comidas típicas deste país. O lugar é muito bem localizado no município Vale da Felicidade, cujo principal fonte da economia local é a agricultura e o turismo na região, que tem os passeios da tradicional Maria Fumaça. O passeio passa por belas paisagens naturais, com pequenas paradas para observação dos vales, cachoeiras e da fauna e flora. Sendo uma ótima opção para toda a família. Para este caso aplicaremos a analise SWOT para identificar os problemas e as possíveis soluções.

O SWOT é por princípio um instrumento de análise que como tal, poderá ser associado a uma oficina de planejamento, de avaliação e reflexão de capacitação ou mesmo de consultor (APPIO, J.; VIEIRA, V. A. 2006).

Com base nessas informações detectamos os pontos fortes e fracos (Ambiente Interno) a seguir relacionados, juntamente com as oportunidades e ameaças (Ambiente Externo), demonstradas abaixo.

Forças Oportunidades

Fraquezas Ameaças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com