TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Ensaios: EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

O restaurante Smak está localizado em uma região onde sua principal atividade econômica é baseada na agricultura familiar e atividade turística, é um estabelecimento que oferece pratos típicos da Polônia.

Através de análises feitas na empresa, podemos reconhecer os problemas; diagnosticá-los e oferecer-lhes soluções de melhoria, bem como, identificamos as oportunidades que o mesmo tem para crescimento e aumento da clientela, conforme mostra o quadro abaixo:

Passo 1

ANÁLISE SWOT

FORÇAS

(Interno) FRAQUEZAS

(Interno)

Localização

Objetos que remetem à Polônia – um diferencial em relação às concorrentes

Cores originais do restaurante - que chamam a atenção Cardápio – que está escrito apenas em polonês

Equipe desmotivada

Cozinheiro limitado

Falta de Planejamento - financeiro e administrativo

Falta de Delegação de Funções

OPORTUNIDADES

(Externo) AMEAÇAS

(Externo)

Aumento Turístico

Maria Fumaça – Uma ótima oportunidade para oferecer degustação do Pierogi (Pastel Cozido), afim de que as pessoas possam conhecer a culinária Polonesa, bem como fornecer descontos para os clientes que forem frequentar o restaurante.

Tradição Polonesa – que é um diferencial no ramo, e no qual as opositoras não atuam.

Fachada - dar um toque de modernidade

Campanhas de Divulgação

Contratação de Freelancer aos finais de semana para atender a maior demanda dos clientes

Poesia Cantada - atrair clientela através de músicas tradicionais da Polônia

Inclusão da culinária brasileira - Intercalar ao cardápio Polonês comidas diferenciadas para maior atratividade e competitividade com seus concorrentes

Playground Infantil – para maior comodidade e conveniência dos pais Perda de fatia do mercado devido á concorrentes

Mix de produtos diferenciados – as opositoras oferecem, em seu cardápio iguarias variadas.

Passo 2

DIAGNÓSTICO

Problemas Identificados Propostas de Solução

Cardápio apenas em Polonês O cardápio compõe a autenticidade do restaurante, porém para melhor compreensão dos turistas, deverá constar a tradução dos pratos servidos.

Cardápio não variado Variar no cardápio e oferecer pratos diferentes ao da cultura polonesa, para que possa agradar a todos.

Cozinheiro limitado O restaurante tem em sua equipe um cozinheiro experiente, porém limitado ás ordens de sua patroa, o mesmo necessita de autonomia para elaboração de novos pratos.

Delegar funções A proprietária esta sobrecarregada com suas atribuições, assim será necessário delegar funções para o melhor andamento da sua organização.

Falta Marketing Divulgação do restaurante para fidelização e retenção de clientes, por meios de comunicação.

Funcionários não qualificados Qualificar os funcionários para melhorar o atendimento, através de cursos de capacitação e treinamentos.

Falta Planejamento Não houve planejamento por parte da proprietária, devido à mesma ser uma empreendedora por necessidade, sendo assim será necessário fazer um Plano de Negócios para melhor compreensão do restaurante, seus clientes, suas oportunidades de crescimento, visão e missão, perspectivas, bem como conseguir um financiamento (capital) para as melhorias necessárias, e para manter o funcionamento do restaurante.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com base na ferramenta utilizada, a Análise SWOT, identificamos que o restaurante Smak, de administração familiar, apesar de uma excelente localização, tradição em comidas típicas polonesas e um cozinheiro com uma ampla experiência, tem baixos rendimentos, devido à deficiência no posicionamento da empresa e a inexperiência em gerenciamento por parte da proprietária Sra. Irena, que administra seu negócio de forma precária.

Os funcionários da equipe estão desmotivados e sobrecarregados, falta divulgação do serviço e o cardápio é fraco e mal elaborado. Com esse cenário, fica difícil competir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com