TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo e a invenção do Post-it

Por:   •  5/9/2017  •  Artigo  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 2

A INVENÇÃO DO POST-IT

Spencer Silver, um dos cientistas da 3M, trabalhava no desenvolvimento de um adesivo mais forte no centro de pesquisas da empresa, nos Estados Unidos. O resultado da pesquisa foi um produto mais fraco, com pouco aderência nas superfícies. O pesquisador procurou pela empresa alguém que se tivesse interesse pelo invento, inicialmente sem sucesso.

Apenas na década de 70, Arthur Fry encontrou a solução para o problema, enquanto cantava no coral da igreja que frequentava. Levantou para cantar e derrubou as partituras no chão. Algo que acontecia com frequência. Fry desejava algo que pudesse colar a papelada. Todos os adesivos que tinha conhecimento da 3M tinham uma aderência tão forte que despedaçaria qualquer papel. Então lembrou da invenção de Silver.

Em 1974, ele uniu os dois problemas e percebeu que criava ali um conceito totalmente inovador. Começou a trabalhar na ideia, desenvolvendo à mão e distribuindo algumas amostras dentro da empresa, em forma de marca-livros. Em poucas semanas, outras pessoas do laboratório começaram a pedir mais amostras. A ideia de transformar em bloco de notas veio depois e a máquina que possibilitou a fabricação do Post-it nesse formato foi construída por Fry em seu próprio porão.

A aceitação inicial do Post-it no mercado não foi tão simples, os distribuidores consideravam o produto "tolo". Nessa época, Joe Ramey, vice-presidente da divisão, resolveu testar o produto diretamente com os usuários. Em 1978, uma campanha espalhou amostras por todo o país. O surpreendente resultado da campanha: mais de 90% das pessoas que receberam as amostras manifestaram interesse em comprar o Post-it. Foram mais de quatro anos desde a criação do Post-it até a inserção no mercado.

Um produto precisa ser algo que se enquadre nas necessidades das pessoas. Independente da opinião das pessoas envolvidas no mercado específico de um produto. Quem determina o sucesso de um produto é o consumidor. Essa visão foi o diferencial na 3M para lançar o Post-it mesmo enfrentando a resistência de distribuidores. Há anos consta entre os cinco itens de escritório mais vendidos nos EUA.

Como o próprio Fry diz em entrevistas pelo mundo todo: é preciso paciência, perseverança e tentar tudo, os bem-sucedidos são aqueles que acumulam o maior número de fracassos.

A inovação depende do desenvolvimento de novas ideias a partir de tecnologias disponíveis, algo que muitos empreendedores acabam falhando, pois acreditam que é preciso criar algo de "outro mundo", quando a simplicidade é um dos principais caminhos para criar produtos inovadores.

Compreender a necessidade das pessoas é uma das principais estratégias para inovar. Quando Fry pensou sobre a necessidade de desenvolver um produto que resolvesse um problema ele também pensou sobre o que as pessoas, em geral, necessitavam. Um bom empreendedor precisa ser um bom observador da realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com