TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entrega da Avaliação - Trabalho da Disciplina Estatística

Por:   •  17/11/2023  •  Bibliografia  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  23 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

POLO BARRA – EAD

Entrega da Avaliação - Trabalho da Disciplina Estatística [AVA 1]

Rio de Janeiro

08/30/2023

A pesquisa amostral e a pesquisa censitária são métodos usados para coletar informações e dados.

A pesquisa amostral é um método estatístico no qual os dados são coletados apenas de uma parte representativa de todos os elementos, conhecida como amostra, visando identificar na amostra as características de maior interesse. A ideia principal é que se uma amostra for bem escolhida e representativa, as conclusões obtidas a partir dela poderão ser aceitáveis, levando menos tempo e com um menor custo.

Já a pesquisa censitária é um método mais abrangente no qual informações e dados são coletados de cada indivíduo ou na população inteira. Todos os elementos da população-alvo são considerados na coleta de dados, fornecendo uma visão mais completa e detalhada da população, é considerada mais cara, especialmente em populações maiores.

A escolha entre esses métodos depende dos objetivos da pesquisa, dos recursos disponíveis e das características da população em estudo.

A estatística descritiva envolve o uso de métodos e técnicas para resumir, organizar e apresentar dados de forma que se possa entender melhor suas características principais. Ela descreve as propriedades objetivas e essenciais dos dados, como tendências centrais, dispersão, distribuição e padrões observáveis. A sua característica é focada na descrição e resumo dos dados observados, ajudando na identificação de padrões, tendências e variações nos dados.

A estatística inferencial é a área da estatística que lida com a análise e interpretação de dados de amostras, com previsões sobre uma população maior da qual a amostra foi retirada. Em vez de estudar apenas a amostra em si, a estatística inferencial busca extrair conclusões sobre a população mais amplamente, usando métodos como estimativas de parâmetros, testes de hipóteses e intervalos de confiança.

A charge evidencia que foram realizados uma pesquisa amostral e o tipo de análise estatística realizada foi a descritiva.

Referências

  • TOSTES, Adriana. Estatística. Rio de Janeiro: UVA, 2021. Ebook, unidade 1
  • Estatística Descritiva e Estatística Inferencial: o que são e quais as diferenças. Disponível em: https://psicometriaonline.com.br/estatistica-descritiva-e-estatistica-inferencial-o-que-sao-e-quais-as-diferencas. Acesso em: 30 de agosto.2023.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (60.1 Kb)   docx (200.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com