TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entrevista com o empreendedor de sucesso

Por:   •  6/3/2016  •  Resenha  •  8.287 Palavras (34 Páginas)  •  881 Visualizações

Página 1 de 34

Introdução

Trabalho “Entrevista com o empreendedor de sucesso” realizado para o curso de Administração Estratégica sob a orientação do Prof. Eduardo Corrêa, o nosso grupo escolheu o Sr. Rogério Del Padre para realizar essa entrevista por ele ser um empreendedor de sucesso no ramo de pastéis, um produto que todo brasileiro gosta de comer diariamente, fácil de preparar e muito gostoso de degustar.

O pastel é derivado do tradicional “Rolinho Primavera” original da culinária chinesa de acordo com o Professor de Gastronomia do SENAC Marcelo Angele, entretanto são os japoneses que dominam a arte de fazer pastéis no Brasil. O professor Angele explica que: “Por conta da Segunda Guerra Mundial, os japoneses abriram pastelarias no intuito de se passarem por chineses, livrando-se, dessa forma, da discriminação que havia na época em razão da aliança entre alemães, italianos e japoneses, inimigos do Brasil no conflito”. 

O Sr. Rogério dono da pastelaria Arte Pastel até então triatleta, depois de sair de seu emprego, recebeu uma proposta de seu amigo para abrir uma pastelaria, porém nenhum dos dois tinha conhecimento sobre o produto mesmo assim seguiram em frente com a ideia até que na fase final para a abertura do empreendimento o seu amigo desistiu, então o Sr. Rogério seguiu tocando o barco sozinho com a fé e a coragem.

O negócio do Sr. Rogério iniciou-se no começo dos anos 90 e desde então ele veio especializando ano a ano, no começo realizou viagens ao Paraguai e observou que lá os comerciantes faziam tudo na hora, trouxe essa ideia para dentro do seu empreendimento sendo um dos pioneiros da comercialização do pastel feito na hora aqui no Brasil, progredindo sempre há cerca de 5 anos estabilizou com formato atual de vendas de pastéis.

O Sr. Rogério tem hoje um ponto comercial onde vende pastéis salgados e doces com sabores variáveis, oferecendo um produto com qualidade aos clientes, o ponto comercial é estrategicamente posicionado perto de escolas, faculdades, empresas e prédios comerciais e residenciais, isso tudo gera uma rotatividade durante todo o dia em seu estabelecimento tornando o empreendimento viável para o sucesso.

No ponto de vista dos clientes que frequentam o local, o produto oferecido na Arte Pastel é simplesmente essencial para as pessoas que disponibilizam de pouco tempo em seu horário de lanche ou almoço, pois, a escolha por Fast-Food se tornou como uma solução para alimentar-se, por mais que não seja o correto e não seja saudável é o  tipo de comida mais procurado pelo brasileiro no seu dia a dia e até nos dias de folga, tendo em vista as grandes marcas mercadológicas (Mc Donald’s, Habibs, Burger King), muitas pessoas preferem comprar um alimento em Fast-Food até mesmo pelo preço, é mais barato comer em Fast-Food do que em um restaurante.

A escolha pela especialização em um único produto deve ser atrelada a qualidade para que haja sucesso pela sua escolha, pois a diversidade de produtos pode ser até benéfica em algum momento oferecendo mais opções ao cliente, porém, pode-se perder qualidade no produto oferecido e satisfação pelo cliente, quando opta por apenas um produto a facilidade para desenvolver uma característica marcante, seja no formato, na agilidade do atendimento, a qualidade do produto e o mais importante para o sucesso do empreendimento que é a satisfação do cliente, se o empreendedor consegue desenvolver todas essas etapas com excelência, o empreendedor conseguirá fidelizar seus clientes e fazer com o retorno seja breve para o consumo novamente.

Por tudo isso o nosso grupo decidiu por entrevistar o Sr. Rogério que além de ser um empreendedor de sucesso e um líder em todos os sentidos, pois, trata seus funcionários com dignidade, lealdade, igualdade isso é uma qualidade cada vez mais escasso no mundo corporativo onde o que importa é apenas a lucratividade. A riqueza do Sr. Rogério não está em sua conta bancária e sim em sua alma, por mais que não ofereça um salário alto aos seus funcionários, ele compensa com bonificações, porém, o fato mais importante e especial é tratar as pessoas com igualdade independente de sua classe social, crenças, raça, são valores impossíveis de mensurar.

Atividade Integradora – Entrevista

 

  1. Como você captou os recursos para dar início ao negócio? 

Trabalhava no banco, assim que ele saiu com o dinheiro recebido deu início ao negócio abrindo a pastelaria. 

  1. Quais foram as maiores dificuldades no início do empreendimento? 

Fazer com que os clientes visualizassem a loja e passassem a conhecê-la.

  1. Quais foram os primeiros clientes da empresa? 

Os familiares, principalmente no dia da inauguração, sempre os convidavam para que a loja ficasse sempre cheia e chamasse a atenção dos clientes. 

  1. Qual foi o critério da escolha do local do negócio? 

Rua de comercial e de grandes empresas próximas. Obs.: antes de dar inicio ao negócio ele ficou de 2 a 3 semanas dentro do carro visualizando o movimento. 

  1. A localização é estratégica? 

Sim, pois próximo ao estabelecimento tem o Correios, Faculdade, entre outras empresas e também é próximo à estação de trem. 

  1. Por que a escolha por este segmento foi um sonho, oportunidade ou necessidade? 

Foi o acaso, ele era atleta, bancário recebeu o convite de um amigo para abrir uma pastelaria, de imediato ele havia se recusado pelo fato de não ter conhecimento na área, quando foi para dar início ao negócio o amigo desistiu, porém ele não desistiu, mas persistente insistiu na ideia deu inicio ao seu empreendimento. 

  1. Quantos funcionários você tem atualmente? 

7 funcionários  

  1. Qual foi o critério para contratação dos funcionários, grau de escolaridade e faixa etária? 
  • Indicação de outras pastelarias  
  • Acima dos 30 anos com filhos
  • Com ou sem experiência  
  • Não fumante  
  1. Qual é o relacionamento da empresa com o seus funcionários como treinamento plano de carreira? 

Um relacionamento muito positivo, incentiva seus funcionários a progredirem, até ele mesmo faz indicação de outras empresas que estejam contratando e tenha oportunidade de crescimento, pelo fato da empresa dele não haver possibilidade de crescimento. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.7 Kb)   pdf (573.6 Kb)   docx (271.9 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com