TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entrevista sobre empreendedorismo

Por:   •  26/4/2015  •  Ensaio  •  1.317 Palavras (6 Páginas)  •  2.945 Visualizações

Página 1 de 6

Questionário Entrevista com um Empreendedor

Nome da Empresa: Bem estar, massagens terapêuticas e estéticas.

Endereço: Av. João Paulo Ablas, 700 apt C11.

Cidade: Cotia

Estado: São Paulo

Ramo de Atividades: Massoterapia

Produtos e/ou serviços: Massagens terapêuticas e estéticas

Data de Inicio das atividades: 05/2005

Entrevistado: Silvana Jacobovitz

1) Que fatores o influenciaram a se tornar um empreendedor?

Quando completei 40 anos, há 10 anos, deparei-me com uma grande dificuldade em me recolocar no mercado de trabalho. Havia saído de um trabalho junto ao governo do estado, e minha idade mais o componente de ter trabalhado em órgão publico, através de empresa terceirizada por 8 anos, não me abria portas e sim fechava.

Diante deste cenário, precisava tomar uma atitude e redirecionar minha vida, minha carreira. Eu tinha uma habilidade com pequenas manobras de massagem, era sempre requisitada pelos amigos a “dar uma mãozinha” quando sentiam uma dor de stress no pescoço ou nas costas.

Então fui à luta fiz alguns cursos profissionalizantes na área de massoterapia, e comecei meu próprio negocio.

2) Existem outros empreendedores em sua família?

Sim, meu pai teve uma gráfica.

3) Sua ideia empreendedora nasceu durante seu período de estudos no colégio ou faculdade?

Como disse nasceu da necessidade de sobrevivência.

4) Qual foi a sua educação formal? Foi relevante para o negócio?

Meu curso foi técnico e profissionalizante, e foi fundamental para começar meu empreendimento, sem ele não haveria possibilidade de desenvolver minha atividade.

5) Porque muitos Profissionais tem medo de se arriscar em um empreendimento?

Muitos não investem por não identificarem algo de seu interesse. Outro motivo muito aparente na sociedade são aqueles empresários que tem medo do fracasso e não suportam assumir nenhum tipo de risco, mas sabe-se que todos e qualquer empreendimento é inerente aos riscos. Outros medos como o de sair da zona de conforto, o de largar o emprego fixo para abrir um negócio próprio, o medo do novo, de conciliar a vida pessoal com a profissional ou até mesmo o receio de ser só mais um no meio dos demais concorrentes.

6) Como este futuro projeto poderá trazer independência ao profissional, impulsionando sua carreira e possibilitando o alcance de seus objetivos profissionais e pessoais?

Esse é um projeto que traz total independência ao profissional, ou melhor, dizendo só depende dele mesmo impulsionar sua carreira, se aperfeiçoando e investindo em novos estudos poderá se aprimorar e adquirir know how e se diferenciar no mercado conquistando uma clientela exigente e seleta , que lhe possibilite um retorno financeiro mais adequados a uma mão de obra mais especializada, ,as conquistas profissionais e pessoais são inerentes ao empenho.

7) De que forma na teoria e na pratica a ética e as relações humanas no trabalho irão contribuir para o sucesso de um empreendimento?

A base de toda empresa são as relações humanas, seja qual for o tipo de empresa, o objetivo sempre é atender uma necessidade social, humana, uma prestação de serviço, comércio, indústria, saúde, meio ambiente, tudo gira em torno do ser humano, inclusive a preservação de espécies animais.

A palavra "ética" vem do grego (ethikos), e significa aquilo que pertence ao (ethos), que significava "bom costume", "costume superior", ou "portador de caráter".

A sobrevivência de qualquer empreendedor deve ter a ética como a base de seu trabalho, suas ações devem estar fundamentadas nela, caso contrario estará fadado ao fracasso, pois as relações humanas não suportam sua existência sem ética, podem ter uma aparente vida, ilusória com fim estabelecido quando sua ausência é descoberta.

8) Como você encontrou a oportunidade de empreender?

A oportunidade foi criada pela adversidade, transformei dificuldades das portas que se fechavam em uma saída estratégica pela janela e isso se transformou em uma bela carreira de sucesso e recolocação profissional.

9) Como você avaliou esta oportunidade?

Como sendo a melhor oportunidade de minha vida, meu crescimento profissional depende única e exclusivamente do meu empenho em atender com qualidade, e a capacitação deve ser uma constante, isso trouxe crescimento pessoal, as relações humanas são a base de meu empreendimento, trabalho com saúde e bem estar, é muito gratificante.

10) Você já tinha um plano de negócios? Se não, fez algum tipo de planejamento? Explique.

Na realidade não tinha um plano de negócios, mas assim que me deparei com essa situação de desemprego e portas fechadas, me organizei e fiz um planejamento, investi os recursos que ainda restavam de minha atividade anterior em cursos de curta duração, para que pudesse começas a atuar rapidamente, comprei uma maca portátil, cremes e óleos essências, para massagens, distribui panfletos, fiz anúncios em jornais e revistas na região próxima a minha residência, espalhei cartazes e banners com preços promocionais e aguardei o primeiro cliente.

11) Que experiência de trabalho anterior você teve antes de abrir um negócio?

Havia trabalhado como secretaria praticamente desde o inicio de minha carreira, também trabalhei no comercio varejista, e como assistente na área de marketing. O senso de organização na experiência de secretaria foi fundamental para organizar minha agenda, controlar os atendimentos, manter o material sempre em ordem, controlar as finanças.

12) Quais são suas forças e fraquezas?

Fraquezas:

Ansiedade

Dificuldade em lidar com a injustiça

Fico impaciente com a irresponsabilidade

Pouca tolerância com pessoas que chegam atrasadas

Confio demasiado/ dou demasiada confiança

Penso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com