TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia corpo emente

Por:   •  2/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.590 Palavras (19 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1][pic 2][pic 3]

Anhanguera Educacional


ResuMO

A abordagem sobre o tema ergonomia diz a respeito de saúde física e mental dentro das organizações. Constitui em avaliar o equilíbrio no ponto de vista físico e psíquico. Um desafio que se deve levar em conta é a compreensão da influencia da ergonomia nos resultados entre o homem e seu trabalho, visando a solução de problemas e melhorando as condições de trabalho, sempre valorizando o bem estar de cada colaborador dentro da organização. Mau posicionamento de postura, infra estrutura mobiliária e de equipamentos que atendam as condições de ergonomia adequadas e normas aplicáveis, tudo isso está inteiramente ligado a qualidade de vida de funcionários. As empresas precisam se preocupar com a saúde de seus colaboradores para assim aumentar qualidade de vida e conseqüentemente lucratividade. No trabalho executado cita algumas atitudes que se deve ter na organização para melhoria desses aspectos.

Esse projeto tem a finalidade de mostrar a importância da ergonomia dentro das empresas e o que uma empresa que não aplica isso pode gerar de problemas para os seus funcionários e seguidamente para ela mesma.

A idéia é a criação de normas e atividades ligadas ao assunto que mostre a importância de se implantar um projeto como esse, e expor os resultados alcançados.

Visto que isso é uma reestruturação em longo prazo, pois a empresa irá começar do zero, por ser uma empresa pequena e ainda há muitos pontos a serem desenvolvidos.

Palavras-chave: Ergonomia; Mental; Qualidade de vida


  1. Introdução

As organizações atualmente estão submetidas a constantes alterações e competição na busca pelo mercado, no entanto, nem todas as empresas se preparam da melhor forma.  Segundo uma reportagem exibida pelo Fantástico no dia 05/10/2014, mostra que operadores de telemarketing são cada vez mais obrigados a cumprir metas abusivas, são humilhados, pressionados, e acabam desenvolvendo doenças físicas e emocionais devido aos transtornos passados dentro da empresa. Alguns operadores chegaram até a perder a voz no decorrer do dia e depois de um tempo descobrir que estava com nódulos nas cordas vocais, tendo que se afastar do cargo. Em outro caso mostrado nesta mesma reportagem, uma funcionária teve infecção urinária desenvolvida durante a gravidez porque o tempo de ir ao banheiro era controlado (5 minutos a cada 6 horas de trabalho). Eles querem controlar tudo, até a ordem pela qual as operadoras devem ficar grávidas e o período fértil de cada uma. Muitos operadores tinham medo de dormir, medo de acordar e ter que ir trabalhar, desenvolvendo depressão e síndrome do pânico.

Verificamos que o ambiente do telemarketing, vem sendo formado por colaboradores que se queixam de forma insistente de dores físicas, devido à má postura e movimentos repetitivos bem como o surgimento de problemas psicológicos que ocorre pela pressão excessiva.

MACARENCO (2006) defende que o trabalho esta associado com a satisfação (o próprio trabalho ou profissão), e a saúde do trabalhador esta relacionada quanto ao nível dessa satisfação. O processo de manter pessoas visa proporcionar um ambiente físico, psicológico e social de trabalho agradável e seguro.

A Gestão de Pessoas capacita e valoriza o capital humano, juntamente, surgem os requisitos ergonômicos para auxiliar o bem estar físico e mental dentro das organizações que lidam com a pressão e movimentos repetitivos. A ergonomia do corpo e da mente proporciona um ambiente de trabalho adequado e agradável e tem sido uma excelente estratégia para as empresas bem sucedidas.

Essa é a verdadeira importância da aplicação desse projeto na empresa, para evitar confrontos como por exemplo dos fatos ocorridos à cima, é importante frisar que a ergonomia é um fator essencial em uma empresa do ramo de telemarketing e/ou call center, mas será que só a parte física desse colaborador é importante para que este consiga atingir os resultados esperados pela empresa?.

Ergonomia, corpo e mente(ergonomia cognitiva), deveriam ser preceitos básicos de qualquer empresa até mesmo de outros ramos, até por que para que um colaborador se sinta bem é necessário que esteja bem consigo mesmo, funcionário estressado, desanimado, não produz nada, dentro do contexto de Ergonomia, corpo e mente, engloba desde a alimentação desses colaboradores, que pode ter orientação de nutricionistas e opção de lanches saudáveis, indo pela parte de ergonomia, que trabalha postura e problemas com LER através de ginástica laboral, alongamento e aquecimento e até mesmo aulas de yoga e meditação, sabemos que o ramo de call center é a porta de entrada para muitas pessoas no mercado de trabalho e também um setor muito procurado para pessoas que buscam recolocação no mercado de trabalho, é inaceitável que empresas desse segmento que na grande maioria das vezes vistas como oportunidade para muitos jovens e até mesmo idosos cometam erros e abusos como mostra a matéria do Fantástico, e também empresas que não estão preocupadas com o bem estar de seus colaboradores, principalmente os das áreas operacionais, que são os que mais sofrem abusos e algumas vezes sequer recebem treinamentos e orientações sobre ergonomia, não podemos generalizar as empresas nesse caso, mas a idéia e que Ergonomia, tanto do corpo, tanto da mente sejam primordiais para que a empresa possa realmente mostrar o quanto aquele colaborador é importante para empresa, aumento do desempenho do mesmo em seu trabalho, facilitando muito mais o alcance de metas e objetivos impostos pela empresa, e aumento a qualidade de vida.

  1. OBJETIVO

Compreender a importância da ergonomia nas organizações, juntamente com a Gestão de Pessoas, explicar a responsabilidade dos lideres quanto à conscientização, fiscalização para melhores resultados, visando à saúde física e mental do trabalhador. Não somente oferecer equipamentos de proteção, mas orientar quanto ao uso e sua importância. Demonstrar que o relaxamento da mente e do corpo, trazem melhores resultados.

  1. metodologia

Serão levantadas as informações da empresa através de entrevista com a Gestora da empresa, pesquisa bibliográfica sobre o assunto abordado. Realizar uma pesquisa interna através de um questionário aos funcionários da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)   pdf (264.8 Kb)   docx (380.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com