TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola Cientifica da Administração

Por:   •  5/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.150 Palavras (5 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 5

O que é uma organização

Organização é a união de pessoas, ideias, ideologias e recursos competentes a um objetivo comum. Uma organização envolve ordem e sistematização.

Como se realiza o processo de administração

O processo de administração se estabelece em um conjunto básico, representado pelas funções de: Planejamento, Organização, Controle e Direção.

Planejamento: O planejamento constitui a primeira função administrativa e serve de base para as demais. Assim, planejar é definir os objetivos e indicar o melhor curso de ação para alcançá-los.

• Organização como função administrativa e parte integrante do processo administrativo: neste sentido, organização significa estruturar e agregar os recursos e órgãos competidos de sua administração e estabelecer suas atribuições e as relações entre eles.

Direção: A função da direção é fazer os casos incidirem. Os integrantes precisam ser aplicados em seus cargos e funções, treinadas e motivadas para alcançar os resultados que deles se esperam.

Controle: A finalidade do controle é garantir que o resultado do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem aos objetivos definidos. A essência do controle consiste em processar se a atividade controlada está ou não alcançando os objetivos ou resultados desejados.

Escola Clássica de Administração

A Escola Clássica de Administração foi a primeira escola da área. Seu princípio foi legitimar a personalidade racional-legal em oposição à personalidade tradicional, dentro das empresas. Uma das principais ideias que assentam o edifício teórico da Escola Clássica é que alguém será um bom administrador à medida que seus passos forem planejados e organizados de maneira cuidadosa e racional.

Administração científica (Taylor)

A teoria das organizações começou por baixo, pelas bordas e detalhes.

Surgiu a partir do estudo do trabalho de operários no chão de fábrica. As primeiras noções sobre as organizações tiveram seu início a perspectiva das tarefas executadas pelas pessoas da organização.

A perspectiva das tarefas foi o primeiro passo de uma longa caminhada que começou no início do século XX. Iniciou- se com o movimento denominado Administração Científica com Frederick Winslow Taylor (1856-1915) como se um principal representante.

Pesquisando a fábrica na qual trabalhava, Taylor passou por cinco fases sem seu trabalho para tentar aumentar a eficiência da produção:

• Remuneração: Na época o sistema de pagamento era por peça ou por tarefa. Sistema do qual gerava muito conflito. Taylor aperfeiçoou o sistema para tentar uma solução que atendesse a patrões e empregados.

• Combate ao desperdício: Taylor aplicou o estudo dos tempos e movimentos para eliminar movimentos inúteis e melhorar os úteis, a fim de encontrar o melhor método e o tempo padrão para a execução das tarefas por meio da cronometragem.

• Racionalização do trabalho: Selecionar e treinar os operários a fim de utilizarem o método proposto e receber prêmios de produção como incentivo para quem ultrapassasse o tempo padrão, objetivando o aumento da eficiência e da produtividade.

• Padronização de métodos e equipamentos: Padronização de máquinas, ferramentas, métodos e condições ambientais de trabalho como iluminação e ruído.

• Princípios de administração: A partir daí ampliou o escopo da execução para a supervisão. Esta deve pensar e planejar, enquanto os operários apenas devem executar.

Contribuições da Administração Científica para as empresas/organizações

O fato da teoria de Taylor ser a pioneira nas teorias organizacionais faz desta o passo inicial e fundamental na busca da melhoria das organizações.

Suas ideias contribuíram para uma maior produtividade, a divisão de trabalho ajudou para redução de custos, especialização dos operários entre outras. Por outro lado a Administração Científica teve criticas, pois sua teoria tinha uma visão microscópica do ser humano, por ser a pioneira sofria com a falta de comprovação cientifica, sua abordagem de organização era incompleta e seu sistema fechado. Apesar das críticas a teoria de Taylor contribuiu muito para as empresas e está presente até os dias de hoje.

Gestão Administrativa Clássica (Fayol)

O engenheiro francês Henri Fayol (1841 – 1925) é o maior representante desta perspectiva da organização, de forte cunho europeu. Sua teoria foca nos cargos de gestão e de direção das empresas, para ele, gestores e diretores têm que realizar trabalhos com o objetivo de fazer a empresa alcançar os resultados para se manter no mercado. Para Fayol a habilidade administrativa é mais importante que a habilidade técnica.

Trata-se de uma abordagem inversa à da Administração Científica, u seja, de ordem decrescente (da direção para a execução) e do todo (organização) para as partes componentes (departamentos). Ao invés da ênfase nas tarefas, passou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com