TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola Da Administração: Uma Percepção Prática Dos Conceitos Teóricos Nas Organizações

Por:   •  18/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  5.671 Palavras (23 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 23

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

 

CURSO DE CIÊNCIA CONTÁBEIS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ESCOLA DA ADMINISTRAÇÃO: UMA PERCEPÇÃO PRÁTICA DOS CONCEITOS TEÓRICOS NAS ORGANIZAÇÕES.

 

 

 

 

 

 

 


CAMPINAS

2022

Ana Paula Souza Cunha    RA: G537823

Bruno Rodrigues Lafratta        RA: N948388

Henrique Duarte lima           RA: N8104D0

Júlia Rocha da Silva            RA: N8059J1

Nathalia Gomes Alves Frazão RA: G443DG6

 

 

 

 

ESCOLA DA ADMINISTRAÇÃO: UMA PERCEPÇÃO PRÁTICA DOS CONCEITOS TEÓRICOS NAS ORGANIZAÇÕES.

 

 

 

 

 

 

 

Atividades Práticas Supervisionadas – APS-PIPA II – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do 1º semestre, do curso de Ciência contábeis da Universidade Paulista sob orientação de professores do semestre.

 

 

 

 

 

 

 

CAMPINAS

2022

Sumário

1. Apresentação do caso: empresa

1.1. Denominação e forma de constituição, dados e fatos relevantes da origem da organização, natureza e ramo de atuação.

1.2. Análise do mercado contábil

1.3. Atividade principal

.4. Porte

1.5. Dados demográficos do escritório

1.6. Apresentar organograma.

1.7. Concepção da empresa versus estratégias e rotinas de gestão: a realidade do funcionamento

 2. Discussão técnica: revisão teórica

2.1. Concepção da empresa: gestor e rotinas

2.2. Modelo de gestão aplicado e concebido

 4. Considerações Finais

 5. Referências

6.bibliográficas

7.Anexos

  1. Apresentação do Caso: Empresa

O objetivo deste estudo constituiu o uso do conceito administrativo aplicado no escritório contábil. Procura-se verificar como essa empresa se utilizam das informações teóricas da administração aplicando no desempenho da organização. Buscando-se apreender sobre a intensidade de tal aplicação, o estilo de administração predominante nessa empresa e como este influencia no grau de utilização de tais informações como ferramenta subsidiada à tomada de decisões.

[pic 1]


  1. Denominação e forma de constituição, dados e fatos relevantes da origem

Escritorio Contabil Segurança LTDA, idealizado há 43 anos por Wilma Elisabete dos Reis Zambotti, juntamente com o Sr. Lazaro Mangiavacchi (já falecido), constituindo uma Sociedade Empresarial, e desde 2006, é também administrado pelo seu filho: Thiago dos Reis Zambotti.

Wilma Elisabete dos Reis Zambotti, Sócia Gestora, com formação e vasta experiência na área contábil, atua na assessoria de empresas nas áreas Contábil e Tributaria, há mais de 50 anos.

Thiago dos Reis Zambotti, Sócio Gestor, com formação nas áreas Contábil e em Tecnologia da Informação, responsável por todos os setores, na área Institucional e Gerencial, dando assessoria e suporte aos clientes, há mais de 23 anos.

Atividade econômica principal: Atividades de contabilidade.

Natureza Jurídica: Sociedade Simples Limitada

No ano de 2016, o Escritório foi homenageado pelas Entidades Contábeis de Campinas e Região, com o Diploma de Honra ao Mérito pelos relevantes serviços prestados à Classe Contábil e à Sociedade.

  1. Análise do mercado contábil

Segundo relato do empresário, Thiago Zambotti “Sobreviver num mercado competitivo representa o grande desafio das empresas nos dias de hoje, justificando assim corresponder às necessidades e expectativas dos clientes, a contabilidade deixou de ser apenas a escrituração das mutações do patrimônio, passando a ser usada como um instrumento de gestão para o planejamento, controle e tomada de decisões” (Zambotti, 2022).

Diante das evoluções mundiais, houve a necessidade de evoluir os sistemas contábil, saindo dos controles dos dobrões que eram moeda feita de argila, até as tecnologias atuais dominadas por software de alta, média e baixa complexidade, deixando obsoletos os livros e registros contábeis de papel, e assim mídias digitais foram tomando espaço nesse universo que são as inovações tecnológicas, forçando as empresas a se reestruturarem para receber as múltiplas tecnologias (BREDA, 2019).

Segundo relato do empresário, Thiago Zambotti  “O investimento em qualidade nos serviços contábeis revela-se determinante para a busca da excelência organizacional. Os clientes estão cada vez mais exigentes, por sua vez é preciso que os contadores adotem práticas eficazes de gestão, afim de preservar e obter novos clientes” (Zambotti, 2022).

Segundo Maximiano (1992)1, uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos.

Segundo relato do empresário, Thiago Zambotti  “o preço deve ser elaborado com maior acuidade, pois ele influenciará no sucesso, na rentabilidade, na competitividade e, consequentemente, na sobrevivência da empresa contábil. Nesse sentido, o tema precificação de serviços contábeis é um tema em bastante discussão atualmente, principalmente com a chegada ao mercado brasileiro das “empresas virtuais” de contabilidade. As “empresas virtuais” são plataformas on-line que oferecem serviços contábeis à preços bastante inferiores aos praticados no mercado, como por exemplo o “Contador Amigo”, criado em 2011 e o site “Contabilizei.com”, criado em 2013, que geraram grande repercussão no meio contábil. (Zambotti, 2022).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.6 Kb)   pdf (648.5 Kb)   docx (651.3 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com