TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PARTICIPAÇÃO FAMILIAR NA ESCOLA: EXEMPLO DE INVESTIGAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA DE CURIBILIDADE-PR

Trabalho acadêmico: PARTICIPAÇÃO FAMILIAR NA ESCOLA: EXEMPLO DE INVESTIGAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA DE CURIBILIDADE-PR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/12/2014  •  Trabalho acadêmico  •  7.562 Palavras (31 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 31

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

DIRETORIA DE POLITICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

CADERNO TEMÁTICO

Produção Didático Pedagógica entregue a Secretaria de Educação do Estado do Paraná, sob a orientação do Profº Doutor Gracialino da Silva Dias, como atividade do Programa de Desenvolvimento Educacional PDE 2010-2012. Universidade Federal do Paraná. Curitiba-Pr.

CURITIBA-PR

PDE 2010/2012

ELINÊS ZANONI NICOLADELI

A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE CURITIBA-PR.

CURITIBA-PR

2010-2012

1. Dados de identificação:

1.1 Professora PDE 2010/2012:Elinês Zanoni Nicoladeli.

1.2 Área PDE: Pedagogia.

1.3 NRE:Curitiba.

1.4 Profº orientador :Gracialino da Silva Dias.

1.5 IES vinculada:UFPR.

1.6 Colégio de implementação: Escola Estadual Doracy Cezarino.

1.7 Público objeto de intervenção: Pais de alunos e educadores.

2.Produção Didático Pedagógico: Caderno Temático.

3.Título: A Participação da família na aprendizagem escolar: Um estudo de caso de uma escola pública da cidade de Curitiba – Paraná

CURITIBA-PR

2010-2012

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO 5

INTRODUÇÃO 7

UNIDADES TEMÁTICAS 10

UNIDADE 1: ADOLESCENTE 10

1.1 O QUE É ADOLESCÊNCIA? 10

1.2 O ADOLESCENTE COMO FATOR BIOLÓGICO 11

1.3 ADOLESCENTE COMO FATOR SOCIAL 12

1.4 ADOLESCENTE : CONDIÇÕES PSICOSSOCIAIS- O MUNDO DAS ILUSÕES: ÁLCOOL E DROGA 14

UNIDADE 2: A FAMÍLIA 17

UNIDADE 3: ESCOLA E APRENDIZAGEM 20

3.1 A PRODUÇÃO CIENTÍFICA - FUNÇÃO ESSENCIAL DA ESCOLA 20

3.2 APRENDIZAGEM SÓCIO POLÍTICA E FORMAÇÃO HUMANA/ÉTICA/MORAL/CIDADANIA: SÓ SERÁ EFETIVA SE CONTAR COM A PARCERIA ESCOLA E FAMÍLIA. 23

UNIDADE 4: A FAMÍLIA, ESCOLA E SOCIEDADE 26

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 29

APRESENTAÇÃO

Este Caderno Temático faz parte das atividades do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), da Secretaria de Educação do Estado do Paraná; e tem por objetivo subsidiar a professora PDE na implementação de seu Projeto de Intervenção Pedagógica na Escola Estadual Doracy Cezarino – Curitiba/PR.

A área escolhida é a Pedagogia, sob o título: A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA APRENDIZAGEM ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE CURITIBA-PARANÁ. O mesmo terá a finalidade de promover esclarecimento de determinados assuntos-chave para que a família possa compreender de que forma poderá participar da aprendizagem de seus filhos.

A família é a única instituição social que possui o vínculo capaz de acompanhar o indivíduo durante toda a história de vida (PRADO, 1981, p.09). É na família que a criança passa as primeiras experiências e aprendizados, sejam elas de caráter educacional, social e cultural, as quais fomentarão seu desenvolvimento e adaptação frente às mais variadas situações. Comenta PRADO (1981, p. 13) que: “a família influencia positivamente quando transmite afetividade, apoio e solidariedade e negativamente quando impõe normas através de leis , dos usos e dos costumes”.

O Caderno Temático que será utilizado nos encontros que ocorrerão entre a professora PDE e a família é composto de quatro Unidades Temáticas; sendo que cada Unidade foi elaborada a partir de: procedimentos, conteúdos de estudo, estratégias e avaliação.

O tema “Adolescente” é abordado na primeira Unidade Temática, o segundo traz conceitos e características sobre “Família”; o terceiro enfoca a “Escola e Aprendizagem” e a quarta e última Unidade contempla o tema “Família, Escola e Sociedade”.

Cada Unidade será composta por textos com linguagem acessível. Acredita-se que após o encerramento destes encontros os familiares poderão vir a consultar este Caderno Temático quando se fizer necessário a fim de relembrar conceitos e orientações aportadas pelo grupo participante.

Pretende-se por meio deste Caderno Temático apresentar aos envolvidos no processo ensino aprendizagem - sendo: familiares, profissionais da educação e alunos – temas referentes ao processo de aprendizagem a fim de promover reflexões e que a partir dessas, que a comunidade escolar possa através de um trabalho em conjunto, promover a melhoria da qualidade de aprendizagem das crianças e adolescentes.

INTRODUÇÃO

O objeto norteador deste caderno temático refere-se à participação da família no processo de aprendizagem do aluno, o tema surgiu da vivência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.4 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com