TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA UMA COMPREENSÃO A PARTIR DO CONCEITO DE CORPO E CORPOREIDADE

Exames: PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA UMA COMPREENSÃO A PARTIR DO CONCEITO DE CORPO E CORPOREIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2014  •  2.374 Palavras (10 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 10

Modalidade do trabalho: Relato de experiência

Evento: XV Jornada de Extensão

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA: UMA COMPREENSÃO A PARTIR DO CONCEITO DE CORPO E CORPOREIDADE1

Paulo Carlan2, Carine Ott Dias3, Priscila Moreira4, Robson Mittelstaedt5, Andressa Lais Dos Santos Riger6, Dorival Dellias Pereira7.

1 Pesquisa realizada a partir do primeiro momento do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID/UNIJUÍ;

2 Professor Orientador; carlan@unijui.edu.br;

3 Aluno do Curso de Graduação em Educação Física da UNIJUÍ, bolsista PIBID/UNIJUÍ, carineott1@hotmail.com.br;

4 Aluno do Curso de Graduação em Educação Física da UNIJUÍ, bolsista PIBID/UNIJUÍ, priscilamoreiragremista@hotmail.com;

5 Aluno do Curso de Graduação em Educação Física da UNIJUÍ, bolsista PIBID/UNIJUÍ, boby_h_robson@yahoo.com.br;

6 Aluno do Curso de Graduação em Educação Física da UNIJUÍ, bolsista PIBID/UNIJUÍ, dessa.riger@gmail.com;

7 Aluno do Curso de Graduação em Educação Física da UNIJUÍ, bolsista PIBID/UNIJUÍ, dorivaldpereira@hotmail.com

Introdução

Pela primeira fez na sua história a Unijuí foi contemplada com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O PIBID-UNIJUÍ, Desenvolvimento Profissional de Professor em Formação Inicial e Continuada articulado a Produção do Currículo Escolar, tem como ênfase as experiências interdisciplinares e busca oportunizar ações compartilhadas nas escolas para conhecer e interagir com os professores em salas de aula, seminários temáticos, encontros e reuniões para a socialização das experiências e sistematização de estudos.

O PIBID-UNIJUÍ tem como parceiros quatro escolas públicas do Município de Ijuí/RS, sendo três da rede estadual e uma municipal. O referido programa compreende cinco áreas de conhecimentos, a saber: Matemática, História, Ciências, Pedagogia e o Interdisciplinar (que compreende as áreas da Educação Física, Letras e Inglês). A área da Educação Física conta com quinze (15) bolsistas.

A primeira ação dos bolsistas nas quatro escolas parceira do PIBID-UNIJUÍ foi a leitura dos documentos oficiais, ou seja, o Projeto Político Pedagógico e o Regimento Escolar. Durante o processo de socialização e sistematização dessa primeira etapa, direcionada aos bolsistas da área da Educação Física foi lançada uma pergunta central: vocês conseguiram identificar se nos documentos oficiais das escolas contém a presença ou a explicitação dos conceitos de corpo e ou corporeidade? A constatação foi unânime de que em nenhum dos documentos oficiais das quatro escolas parceiras do PIBID-UNIJUÍ, constavam de forma direta os dois conceitos. O que foi

Modalidade do trabalho: Relato de experiência

Evento: XV Jornada de Extensão

percebido em algumas passagens dos documentos foi a ideia da importância do brincar e do jogar na constituição e educação das crianças.

Diante dessa constatação surge nossa pergunta de pesquisa, compreender o porquê dos conceitos de corpo e corporeidade não estarem contemplados nos documentos oficiais das quatro escolas parcerias do PIBID-UNIJUÍ. A nossa premissa é de que as invisibilidades dos referidos conceitos explicitam uma concepção tradicional de educação onde o processo de aprendizagem dos saberes escolares está descolado de um sujeito que aprende pela dimensão corporal numa relação homem e mundo, mediado pela cultura.

Metodologia

O nosso estudo caracteriza-se segundo GIL (2010), como pesquisa documental, que para fins de pesquisa científica utilizam como objeto de análise documentos, neste caso, os Projetos Políticos Pedagógicos de três escolas estaduais e uma municipal de Ijuí/RS, que são registros institucionais escritos. A pesquisa documental busca esclarecer determinado fenômeno ou fato. Para alcançar o objetivo proposto, adotou-se como procedimento técnico e empregou-se uma abordagem qualitativa.

O estudo valeu-se da análise de conteúdo, embasado no modelo de Bardin (1979), que se desenvolveu em três momentos: (a) pré-análise; (b) exploração do material; e (c) tratamento dos dados, inferência e interpretação.

Resultados e Discussão

O entendimento acerca dos Projetos Políticos-Pedagógicos foi uma das primeiras questões a serem debatidas antes dos bolsistas iniciarem a leitura dos documentos oficiais das escolas parcerias do PIBID-UNIJUÍ. A concepção de muitos bolsistas foi de desconhecer a existência de um Projeto Político-Pedagógico na escola, mesmo em tempo de estudante, em nenhum momento foram-lhes apresentado ou explanado sobre o que era um PPP e sua importância para a vida e funcionamento da escola.

Segundo VEIGA (1995, p. 13) o Projeto Político-Pedagógico de uma escola deve buscar um rumo, uma direção. É uma ação institucional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo projeto pedagógico de uma escola é também um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população majoritária. É político no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade. Para a autora, a dimensão pedagógica reside na possibilidade da efetivação da intencionalidade da escola, que é a formação do cidadão crítico, criativo, participativo, responsável. É pedagógico, no sentido de definir as ações educativas e as características necessárias às escolas de cumprirem seus propósitos e suas intencionalidades.

Nessa perspectiva, as dimensões Político e Pedagógico têm uma significação indissociável, tornando o PPP como um processo permanente de reflexão e discussão dos desafios da escola e a busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade que é de potencializar o mundo da vida para os educandos.

Modalidade do trabalho: Relato de experiência

Evento: XV Jornada de Extensão

Educação escolar e o Projeto Político Pedagógico: a invisibilidade do conceito de corpo e corporeidade

Neste item desejamos apresentar as categorias e as problematizações básicas que orientaram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com