TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia conceito de socialização, tendo em conta a família e a escola

Tese: Sociologia conceito de socialização, tendo em conta a família e a escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Tese  •  249 Palavras (1 Páginas)  •  477 Visualizações

1. (UFPR) Para viver em sociedade, todo indivíduo precisa internalizar determinados conjuntos de normas sociais e transformá-los em sua vida prática em comportamentos que são aceitos socialmente. Esse processo na Sociologia compreende o que se chama de socialização.

Como se desenvolve esse processo de socialização nas sociedades modernas e quais as principais instituições responsáveis por ele?

resposta da questão 1:

O aluno deve explicar o conceito de socialização considerando a família e a escola e seus papeis neste processo; a família e a socialização primária; a escola e a socialização secundária. A introdução da criança no convívio social e sua preparação para o trabalho.

Considerar a família como instituição responsável pela transmissão das primeiras regras de comportamento social para a criança;

Mencionar a importância do processo de Socialização para a Sociologia, por ser através dele que o indivíduo se transforma de um ser egoísta em ser social;

É pela Socialização que a criança apreende os valores e normas vigentes em uma sociedade determinada.

3. (UFPR) A Sociologia surge no final do século XIX para dar conta, em certa medida, das transformações que ocorreram na sociedade, principalmente na França e na Inglaterra, a partir do século XVIII. Que transformações foram essas e quais as suas principais características.

resposta da questão 3:

Citar a Revolução Industrial Inglesa e a Revolução Francesa e o que significou cada uma delas. Ou seja, a revolução Industrial que modificou radicalmente a organização da produção econômica e a Revolução Francesa que muda radicalmente as relações entre os indivíduos e o poder do Estado.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com