TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Especialização em Gestão Pública Municipal

Por:   •  26/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 3

Especialização em Gestão Pública Municipal

Processos Administrativos

Aluna: Silvia Renata da Silva Duarte

QUESTÃO:

Alicerçado nos critérios de interdependência podemos perceber que o conceito de interdependência está diretamente relacionado ao entendimento sobre os chamados critérios de departamentalização, dos quais as organizações compõem os níveis de relacionamento desejados e perceptíveis entre os elementos dispostos nas suas respectivas estruturas organizacionais.

Logo, frente à construção dessa correlação, é possível evidenciarmos a importância da busca por formas de organização interna que potencializem o grau de interdependência entre os vários órgãos de uma mesma estrutura e o quanto essa atitude pode colaborar, de forma decisiva, para a otimização no processo de gestão.

Ante o abordado explique as seguintes formas de interdependências de:

a) Fundo comum.

Tem como característica possuir uma visão tradicional, centralizada e verticalizada, o qual o valor que é agregado à orientação de processos é muito pequeno. Consequentemente há o não favorecimento de obtenção e ou a ampliação de visibilidade dinâmica da organização de uma maneira em geral.

Por possuir características centralizadas, considera apenas os aspectos internos de cada unidade, já uma organização por sua complexidade, é algo bem maior e mais abrangente.

Muitos aspectos, que são importantes para as organizações, por muitas vezes podem se desconsiderados pelos gestores pelo fato de que as informações que apresentam subsídios para a tomada de decisões podem tomar muito tempo dos gestores, no que diz respeito à formulação e implementação de muitas questões de caráter pontual.

As estruturas organizacionais ortodoxas e tradicionalmente estruturadas, fornecem subsídios para a interdependência de fundo comum, com seus modelos linear, linha e assessoria, funcional e o modelo colegiado ou comissional.

A característica de verticalização, traçada pelo modelo de gestão “top down”, a qual as decisões fluem de cima para baixo, provoca a inflexibilização e a rigidez administrativa.

b) Fundo sequencial.

Tem como característica possuir uma visão contemporânea e horizontalizada possui caráter em que, há uma sequência no que diz respeito ao fornecimento e processamentos dos dados, mas ainda há a falta de reciprocidade entre os processos.

Essa sequencia que é realizada, indicam quais são as próximas atividades a serem realizadas, mesmo que não haja a percepção dos ajustes necessários, em sentido contrário, e que podem promover o fortalecimento da execução do processo de uma maneira em geral.

Teoricamente, se têm o entendimento de que as empresas necessitam de adequação de sua estrutura organizacional, para se adequar as transformações diversas que podem vir dando mais viabilidade ao processo e as atividades organizacionais.

O desenvolvimento conjuntural proporciona a criação dos sistemas de trabalho de alto desempenho (STADs), definidos como conjuntos de práticas, reunindo sistemas e processos básicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com