TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Especialização em Gestão Pública Municipal

Por:   •  26/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.393 Palavras (6 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 6

Especialização em Gestão Pública Municipal - CEAD/UFF

Disciplina: Gestão Logística

Professor: Prof. Marcelino Aurélio Vieira da Silva, D.Sc.

Aluno: Felipe da Silva Teixeira

Atividade I

UNIDADE I - ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM

  1. Quem são os fornecedores e os clientes da organização? Não precisa apontar todos, apenas alguns.

No serviço de coleta de lixo no município de Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte, apenas uma empresa presta este serviço, vencedora da licitação, a empresa MB Limpeza Urbana, à qual é responsável pela logística e coleta de lixo e resíduos em todo município e que atenda todos os munícipes, que são os principais clientes. A Administração Pública municipal, através da Secretária de Transportes e Serviços Urbanos  responsável pela gestão do contrato e pela averiguação dos serviços prestados pela empresa, no município.

  1. Identifique, mesmo que de forma não exata, qual a origem das matérias-primas e o destino dos produtos acabados.

A origem das matérias-primas, que neste caso são os resíduos coletados nas residências e nos estabelecimentos no município, e a destinação dos produtos, neste caso os resíduos, são levados para um aterro de céu aberto no próprio municípios, que na verdade deveria ser feito a destinação final dos resíduos em um aterro controlado, no mínimo, de acordo com a legislação vigente. Além disso, este aterro está inserido bem próximo a população do bairro e também está encima de da “veia  d'água” que abaste o bairro.

  1. Quais são as atividades da logística e as atividades complementares da organização?

A empresa de coleta de lixo,  tem que apresentar uma logística eficaz durante todo o ano, mas sobretudo nas épocas de grande movimentação no município, por exemplo na alta estação e feriados. Esse funcionamento deve primar pela satisfação, visto que há um interesse coletivo, econômico e social. Focando na época de grande movimentação no município, torna-se necessário uma logística de funcionamento cujo planejamento prévio é de vital importância. Neste planejamento logístico são pensados os mínimos detalhes, desde a coleta até a destinação final – ocorrendo, em sua maioria, em horários diferenciados, como na madrugada.

  1. Como a Administração de Materiais é estruturada (departamentos, número de pessoas, veículos, armazéns etc.)?

         A empresa MB faz toda a administração de coleta e limpeza do município, supervisionando e trabalhando em conjunto com a secretaria de ordem pública. Dessa forma a Secretária de Transportes e Serviços Urbanos  é responsável pela segurança, juntamente com a SEOP – Secretaria de Ordem Pública e CISP Móvel; o Conselho Tutelar é responsável pelo controle das crianças perdidas juntamente com o CISP Móvel que faz a distribuição de pulseiras de identificação, num determinado ponto da Praia de Icaraí; O Corpo de Bombeiros fica por conta da segurança nos aspectos de fiscalização das balsas contendo os fogos de artifício, com bases de observação espalhados por determinados pontos da praia e também uma base maior junto ao staff da Neltur, trabalhando em conjunto com a empresa vencedora da licitação, responsável pela detonação dos fogos de artifício e, a Capitania dos Portos que fornece todos os parâmetros e regras, com testes prévios para que à meia-noite do dia 31 de dezembro não haja nenhum imprevisto neste aspecto importantíssimo, visto que reúnem-se ao longo da Praia de Icaraí, mais de 600 mil pessoas (número do último ano – Reveillon 2018); NitTrans fica responsável pelo controle do trânsito que passa a sofrer mudanças na via principal da praia de Icaraí e em todo seu entorno, desde às 15h do dia 31 de dezembro, só retornando ao sistema normal após às 12h do dia 1º de janeiro; Iluminação Pública, responsável pelos pontos de luz que serão utilizados para fornecimento do sistema de iluminação como um todo; Buffet que fornece toda a quantidade de bebidas, petiscos e serviço gastronômico dos artistas e também da área VIP da festa do Reveillon na Praia de Icaraí; A empresa vencedora da licitação que faz a detonação dos fogos, fica responsável pela quantidade de artefatos usados e, consequentemente, do tempo da queima de fogos, uma das grandes atrações anunciadas antes ao público, através da mídia; CLIN, a Companhia de Limpeza de Niterói, responsável pela limpeza total da área da Praia de Icaraí, via de trânsito e areia, bem como de todo seu entorno, procurando entregar a rua limpa o mais rápido possível após o Reveillon. Para que a Neltur acompanhe toda essa logística, seus Departamentos de Lazer, Comunicação, Informática, Turismo, Limpeza e até Administrativo dispensam uma força tarefa que começa seu trabalho desde meados dos meses de outubro, novembro e dezembro, preparando essa grande festa que é o Reveillon na Praia de Icaraí.

  1. Como a Distribuição Física é estruturada (departamentos, número de pessoas etc.)?

Os departamentos da MB, como foi citado acima, são direcionados desde meados de outubro até 1o de janeiro, à realização do Reveillon na Praia de Icaraí, em Niterói (RJ). São envolvidos, só funcionários da Neltur, cerca de 100 pessoas entre Presidente, Diretores de Departamentos e funcionários. Mas se pensarmos na logística que envolve também as outras secretarias e órgãos públicos envolvidos, totaliza-se em torno de 1.500 a 2.000 pessoas.

UNIDADE II - ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM

  1. Como é feito o Processamento do Pedido na organização? Apresente sugestões para melhorá-lo, inclusive com a proposição de novos formulários (dica: lembre-se do setor de protocolo)

O Processamento dos Pedidos da Neltur se dão através dos chamados aberturas de Processos Administrativos, o que é feito no Dpto de Protocolo da Empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (119.4 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com