TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Habilidades De Gestao De Pessoas

Artigos Científicos: Habilidades De Gestao De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

A elaboração de pesquisas salariais está sendo, uma prática muito utilizada atualmente pelas empresas. Essas pesquisas referem-se a um processo dinâmico de tomar decisões, sobre a competitividade salarial e os benefícios concedidos aos funcionários de uma empresa, buscando facilitar seus objetivos.

Dados como: salário, remuneração, comissões, bônus e adicionais como periculosidade, insalubridade ou adicional por tempo de serviço, entre outros, são para as empresas informações necessárias no que diz respeito ao planejamento empresarial de como será seu posicionamento no mercado que atua. Permitindo também, que haja um equilíbrio entre os salários pagos (equilíbrio interno) e as práticas salariais (equilíbrio externo), é preciso levar em consideração que este tipo de pesquisa é um processo relativamente simples, que exige bastante cautela na escolha dos critérios a serem utilizados.

O método de estabelecer os critérios exercidos pelas empresas, como forma de recompensar seus funcionários atende as expectativas e necessidades econômicas de maneira correta e tem como objetivo a valorização das pessoas em seu ambiente de trabalho.

Os critérios são:

* Refletir as contribuições de cada pessoa para a organização;

* Ser percebidos por todos como justos e adequados;

* Ser mensuráveis pela empresa e pela própria pessoa;

* Ser coerentes e consistentes no tempo;

* Ser simples e transparentes para que todas as pessoas possam compreendê-los e ter acesso a eles.

Para a empresa, os cargos são nomeados, a partir da dedicação das pessoas nas tarefas organizacionais, enquanto para os funcionários, os cargos constituem fonte de estimulação e expectativas na organização. A posição de um cargo define o nível hierárquico, ou seja, numa estrutura simplificada, instituída uma ordem descendente ou ascendente, por relações de subordinação, supervisão, departamento e área onde o cargo está localizado.

Do ponto de vista horizontal, cada cargo está nivelado com outros de mesmo nível de dificuldade, que recebem títulos aparentes. Já do ponto de vista vertical, o cargo está inserido em um departamento ou área, vinculado a um cargo acima e tendo outros abaixo, que designa seus subordinados.

Os questionamentos seriam feitos, de acordo com a competência que era o diferencial entre as pessoas. Partindo da hipótese de que as pessoas com as habilidades necessárias teriam distinção no aumento de valores, conseguindo agregação com nível de complexidade das atribuições e responsabilidades. Cada cargo exige eficiência de seu ocupante, que varia de acordo com a complexidade, isto é, com a dificuldade de casa cargo.

Se agregar competência e complexidade é provável, definir que para cada competência, diferentes níveis de complexidade de entrega. Se antes a pessoa era avaliada pelo que fazia, hoje é julgada pelo que concede a organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com