TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estdudo Sobre Cargas Perecives

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.092 Palavras (9 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 9

Estudo Sobre a Logística de Cargas Perecíveis

A logística representa hoje uma grande vantagem competitiva para o cenário empresarial, ou seja, é necessário saber utilizar esta ferramenta para alcançar um maior diferencial competitivo em relação a seus concorrentes. Verifica-se ainda neste ambiente uma crescente exigência no nível de serviços ao cliente, além de uma busca constante por maior rapidez, integração e reduções de custos.

   É devido a estes fatores que as organizações buscam um patamar de excelência mais elevado, incluindo-se aqui o alcance do nível de serviços desejado pelo cliente, custos mais competitivos, operações e movimentações de produtos rápidas e eficazes, maior confiabilidade, cumprimento dos prazos dos pedidos, entre outras. Para que isto seja possível, é necessário que as empresas verifiquem o binômio “experiência e conhecimento”, pois é através dele que elas conseguirão uma maior competência logística.

Com relação à experiência, as empresas devem buscar no seu dia-a-dia aprender com seus colaboradores, ouvir suas opiniões, até porque cada um traz consigo uma enorme bagagem profissional, que deve ser aproveitada. É mister também aproveitar as informações e sugestões advindas de clientes e fornecedores, pois eles possuem uma visão mais ampla da organização e de seus concorrentes. O conhecimento por sua vez, requer uma maior disposição de tempo e de dedicação. Pode ser adquirido através de livros, pesquisas, artigos, seminários, entre outros.

Um grande problema que se torna visível, é que algumas áreas da logística apresentam uma certa escassez de pesquisas e referências, especificamente a logística de cargas perecíveis. Este é o tema desta pesquisa, a Logística de Cargas Perecíveis.

   Devido à carência de estudos e à importância econômica das cadeias de abastecimento que operam com produtos perecíveis faz-se necessária uma investigação científica deste assunto. Portanto, esta pesquisa buscará apresentar as principais particularidades deste tipo de processo, de modo a poder ser utilizada posteriormente em auxílio a outras pesquisas, bem como às empresas.

    Logo, pode-se afirmar que o principal problema desta pesquisa é a questão: quais são as particularidades presentes na logística de cargas perecíveis que se não administradas corretamente podem gerar problemas?

   O objetivo principal desta pesquisa é o de desenvolver um estudo científico aprofundado sobre a logística de cargas perecíveis, especificamente o setor de alimentos perecíveis refrigerados, identificando as particularidades de modo a auxiliar na solução de eventuais problemas no que se refere a estas especificidades das cargas perecíveis. Para atingir este objetivo geral é

necessário que sejam desenvolvidos alguns objetivos específicos, os quais são descritos a seguir.

  • Apresentar uma visão global da logística e de sua importância na atualidade.
  • Identificar, no ambiente de negócios atual, quais as principais situações e particularidades existentes na logística de cargas alimentícias perecíveis refrigeradas.
  • Sugerir ações que possam auxiliar na minimização das perdas existentes na logística de cargas perecíveis, as quais têm maior potencial de ocorrer caso as particularidades existentes não sejam devidamente administradas.
  • Desenvolver um estudo de caso focando a logística de uma organização que trabalha com alimentos perecíveis refrigerados, identificando os principais problemas e dificuldades operacionais e sugerindo soluções para minimizá-los.

Dentro da logística de cargas perecíveis, o modal escolhido para ser melhor detalhado e estudado é o rodoviário. Esta escolha se deu, em primeiro lugar, porque os veículos utilizados para estes tipos de cargas apresentam inúmeras especificidades, que merecem ser melhor explicadas. Em segundo lugar, devido à importância deste modal para a economia brasileira.

Com relação à metodologia utilizada, pode-se afirmar que, quanto aos fins, a pesquisa será exploratória e descritiva. Exploratória é aquela realizada em “área na qual há pouco conhecimento acumulado e sistematizado” (Vergara, 2000, p.46), ou seja, tem como objetivo conhecer mais sobre o tema, tornando-o familiar, para assim construir hipóteses para a solução do problema. Neste caso, são estudadas as particularidades das cargas perecíveis. Além disto, pode-se dizer que este tipo de pesquisa será utilizado (exploratória) por haver uma escassez de estudos e bibliografias acerca deste tema especificamente. E será descritiva, a qual segundo Gil (2002, p.42), “tem como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou, então, o estabelecimento de relações entre variáveis”, ou seja, expõe várias características da logística em geral, bem como de suas atividades, de modo a determinar as particularidades das cargas perecíveis nestas atividades.

Quanto aos meios de obtenção de dados a pesquisa será bibliográfica, documental e também estudo de caso. A pesquisa será bibliográfica, utilizando-se de material já elaborado, como livros, periódicos, artigos científicos, jornais, teses, entre outros, sendo que estes podem ser de fonte primária (obra “original”) ou de fonte secundária (análise da obra original). Para este estudo, são utilizadas bibliografias da área de logística, artigos científicos produzidos por profissionais da área e periódicos. Será ainda documental, a qual é “realizada em documentos conservados no interior de órgãos públicos e privados de qualquer natureza” (Vergara, 2000, p.48). Consiste na investigação a ser realizada em materiais de fonte primária, ou seja, que não receberam nenhum tipo de tratamento analítico e que serão encontrados principalmente, para esta pesquisa, em empresas do setor de logística.

ATIVIDADES DA LOGÍSTICA

De modo a alcançar uma maior excelência logística, o profissional ou a empresa atuante nesta área deve, primeiramente, estudar e analisar as principais atividades logísticas. A partir deste estudo inicial, torna-se possível identificar quais as características mais relevantes de cada atividade, de modo a adaptar-se às necessidades e exigências do mercado.

A primeira atividade a ser destacada é a informação, a qual é potencialmente o maior fator-chave de desempenho da logística, isto porque é ela que especifica as necessidades para planejar e executar operações logísticas integradas. Através da tecnologia atual tornou-se possível obter informações precisas em tempo real, sendo que estas são cruciais para a eficácia do projeto logístico. Quanto à logística de cargas perecíveis, a informação torna-se fundamental para o planejamento, a programação e a consolidação de cargas, a notificação de cargas e a emissão de documentação de transporte, além de ser necessária para determinar quais são as especificidades do produto a ser transportado, diminuindo assim possíveis erros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (93 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com