TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrategio em micro empresas lara e lara

Por:   •  30/4/2018  •  Monografia  •  9.203 Palavras (37 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 37

[pic 1]

CSA/ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DAD/ DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

PARTICULARIDADES DA ESTRATÉGIA DE UMA MICROEMPRESA FAMILIAR: Um estudo de caso na empresa Lara e Lara LTDA

ACADÊMICO: Rogerio Peres Lara

RA: 69209

PROFESSOR ORIENTADOR: Me. João Otávio Montanha Endrici

MARINGÁ, NOVEMBRO DE 2017


PARTICULARIDADES DA ESTRATÉGIA DE UMA MICROEMPRESA FAMILIAR: Um estudo de caso na empresa Lara e Lara Ltda.

ACADÊMICO: Rogerio Peres Lara

PROFESSOR ORIENTADOR: Me. João Otávio Montanha Endrici

RESUMO

O objetivo deste trabalho é entender o planejamento estratégico da microempresa familiar Lara e Lara Ltda. e suas particularidades, buscando identificar os aspectos que envolvem a estratégia da empresa, desde sua formulação até a implementação. As microempresas familiares são de extrema importância e representatividade para economia brasileira, responsáveis por 54% dos empregos formais no país. Devido a essa importância, se faz necessário o estudo destas empresas, visto que por muitas vezes estas empresas possuem particularidades que diferem daquilo que é observado nas teorias existentes. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizado um estudo de caso, sendo pesquisa qualitativa, do tipo exploratória e de recorte transversal no ano de 2017. Para a coleta de dados, fora utilizado dados primários, obtidos por meio de entrevista não estruturada, realizada com os administradores da empresa e observação não participante realizada ao longo da elaboração do trabalho, buscando descrever o planejamento estratégico, identificar os aspectos da formulação das estratégias e analisar a escolha estratégica da empresa objeto de estudo. Por meio dos resultados apresentados, verificou-se a predominância da informalidade existente na empresa, principalmente no que tange o planejamento estratégico e seus resultados, não possuindo registro ou controle de metas, objetivos e resultados específicos. Verificou-se também que são feitas pouca ou nenhuma pesquisa e análise para embasar as estratégias, sendo estas baseadas principalmente nas experiências e conhecimento dos administradores.

Palavras-Chave: Planejamento estratégico. Microempresa. Empresa familiar. Formulação de estratégias.


1 INTRODUÇÃO

         Atualmente as micro e pequenas empresas (MPEs) são foco de atenção por diversos setores do mercado, graças a sua capacidade de criação de emprego e renda. Hoje elas correspondem a 98,5% do total de empresas existentes e são responsáveis por 54% dos empregos formais do país (SEBRAE, 2017).

        Vale lembrar também que as MPEs possuem uma participação de 27% do PIB nacional e representam 44% dos empregos formais em serviços e 70% dos empregos formais no comércio. Tais números evidenciam a importância dessas empresas para o Brasil. No que diz respeito à geração de empregos, elas corresponderam em maio de 2017 a 91% de todas as vagas criadas no país, ou seja, 31.257 novos postos de trabalho, representando 15 vezes mais empregos do que as médias e grandes empresas (MGEs), que foram responsáveis pela criação de 2.041 vagas de trabalho (SEBRAE, 2017).

        Devido à grande variabilidade conceitual sobre empresas familiares, não há um consenso sobre a representatividade desse tipo de empresa entre as MPEs, porém, a nível nacional as empresas familiares representam cerca de 80% das empresas brasileiras (OLIVEIRA, 2005). Consequentemente, as empresas familiares correspondem a 66% dos empregos do setor privado do Brasil. Nota-se a importância dessas empresas para o país, possuindo uma participação econômica de extrema relevância.

        Entretanto, a taxa de mortalidade das MPEs é elevada. Aproximadamente 23,4% dessas empresas não sobrevivem um período de 2 anos e 55% não sobrevivem até o quinto ano de existência (SEBRAE, 2016). Diversos fatores são relacionados a esse índice de fracasso, porém, segundo estudo do Sebrae de 2016 sobre “Sobrevivência das empresas no Brasil”, os principais fatores envolvem o planejamento do negócio, a gestão do negócio e a capacitação dos donos em gestão empresarial. Segundo Oliveira (2005), 80% das principais dificuldades e problemas enfrentados pelas MPEs são de natureza estratégica, evidenciando ainda mais a importância do planejamento estratégico para o sucesso de uma micro e pequena empresa.

        Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo geral entender o planejamento estratégico e suas particularidades na microempresa familiar Lara e Lara LTDA, buscando identificar os aspectos que envolvem a estratégia da organização, desde sua formulação até a implementação. Para alcançar o objetivo geral, são definidos os seguintes objetivos específicos: a) descrever o planejamento estratégico da microempresa familiar objeto de estudo; b) identificar os aspectos da formulação de estratégias da empresa objeto de estudo; c) analisar a escolha e implementação estratégica da empresa objeto de estudo.

         A empresa Lara e Lara Ltda foi fundada em 1986 e atua no ramo de peças, acessórios e manutenção de motocicletas. Situada na cidade de Maringá, Paraná, a empresa atende principalmente à cidade que atua, fornecendo peças, acessórios e prestando serviços de manutenção para motocicletas, atendendo pessoa física e jurídica. A empresa conta com o sócio proprietário e seu filho como gestores, sendo de ambos a responsabilidade pelo planejamento estratégico da empresa. A organização também conta com 6 funcionários que desempenham as funções administrativas e de serviços.

        A gestão da Lara e Lara está relacionada às características das micro e pequenas empresas, pessoalidade, informalidade e administração não profissional. Sua gestão é realizada de maneira intuitiva, não sendo estabelecidos metas, objetivos e visão de longo prazo (IBGE, 2003).

        Portanto, serão observadas as particularidades das estratégias da empresa objeto de estudo, identificando, comparando e alinhando os pontos identificados na literatura existente sobre este tipo de organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.2 Kb)   pdf (323.7 Kb)   docx (91 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com