TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégia como disciplina administrativa

Artigo: Estratégia como disciplina administrativa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/8/2014  •  Artigo  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 4

Módulo I

A estratégia como disciplina da administração é nova quando comparada com outras: é tratada como disciplina acadêmica a somente partir da segunda metade do século XX, a partir do pós-guerra.

Entretanto, como conceito, existe há muito tempo! Em 400 a.C, na China, Sun Tzu, general do Rei de Wu por quase duas décadas (até o seu falecimento), escreveu "A Arte da Guerra" que ensina que "o mérito supremo consiste em quebrar a resistência do inimigo sem lutar" (Tzu; 1983-9). Uma das máximas de Sun Tzu é que "se você se conhece e ao o inimigo, não precisa temer o resultado de uma centena de combates" (Tzu; 1983:9).

Neste Módulo você encontrará dois textos para conhecer as origens do pensamento estratégico (Evolução da Estratégia nos últimos 50 anos e 100 anos de Gestão), qual o relacionamento da estratégia com a experiência militar (Influências do Militarismo Na Administração), bem como algumas das polêmicas que envolvem três termos: Planejamento de Longo Prazo, Planejamento Estratégico e Administração Estratégica. (Planejamento Estratégico dentro do Conceito de Administração Estratégica)

O primeiro texto, Influências do Militarismo na Administração se refere a uma matéria da Revista Exame sobre a Segunda Guerra em seu aniversário de 60 anos e aborda as contribuições do militarismo e da Segunda Guerra na Administração, incluindo em relação à estratégia. Você verá que o pensamento estratégico começou a tomar importância a partir dela.

Os dois primeiros textos tratam sobre a evolução do pensamento estratégico a partir da segunda metade do século XX (ou seja, a partir do final da Segunda Guerra), bem como sobre os diversos “pensadores”/autores envolvidos e suas contribuições

Já o texto Planejamento Estratégico dentro do Conceito de Administração Estratégica aborda sobre alguns dos conceitos por traz do Planejamento de Longo Prazo que hoje é considerado por alguns como uma mera projeção de valores, sem considerar o ambiente onde a organização se insere; conceitos sobre o Planejamento Estratégico, bem como as Etapas da Administração Estratégica (esse tema voltará ao foco no Módulo II)

Em relação a esses dois últimos termos, este texto visa destacar a importância do Planejamento Estratégico na gestão das organizações, dentro do conceito de Administração Estratégica. Apresenta as principais etapas para a implantação do processo de administração estratégica e procura esclarecer os aspectos fundamentais do relacionamento dos conceitos de visão estratégica e gestão na implantação do planejamento estratégico, bem como destacar algumas opiniões atuais de como devem ser tratados o planejamento para o presente e o planejamento para o futuro.

Por último, recomendo a leitura da reportagem da Revista Exame, "44% dos planos estratégicos das empresas fracassam", abordando os motivos que levam boas estratégias fracassarem nas organizações.

Atividades:

1) Estudar a reportagem: Influências do Militarismo e da 2ª. Grande Guerra na Administração (ler toda a matéria e observar o foco na estratégia)

Exercício sugerido para fixação do conteúdo:

Quais são as influências do militarismo para a Administração, no tocante ao foco de formulação de estratégias?

2) Ler os textos:

Estratégia Organizacional: sua evolução nos últimos 50 anos

100 anos de Gestão

Exercício sugerido para fixação do conteúdo:

Quem são os principais pensadores ou mestres do pensamento estratégico abordados nesses textos? O que eles defendem?

3) Estudar o texto: “O Planejamento Estratégico dentro do Conceito da Administração Estratégica”

Exercício sugerido para fixação do conteúdo:

O que é estratégia?

Quais a características (o que é?) planejamento estratégico?

O que é planejamento de Longo prazo? Por que ele é criticado?

O que são planos estratégicos, táticos e operacionais?

O que é administração estratégica?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com