TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégia de Vendas

Por:   •  26/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.678 Palavras (7 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 7

Bruna Ferreira Fortes

Carolina Tolentino

Suzana Oliveira de Jesus

1. Histórico da Empresa

1985- início da história

A empresa foi fundada em 1985, pelo casal Luiz Sebastião Araújo Rosa e Karin Engelhardt, um médico e uma arquiteta. Com o objetivo passar mais tempo com suas filhas pequenas, Nanina e Cecília Rosa, para acompanhar de perto seu crescimento, resolveram iniciar a fabricação artesanal de artigos natalinos para vender na vizinhança, esse processo era realizado na garagem de casa, em Teresópolis, Rio de Janeiro.

Em 1987, com a grande aceitação dos consumidores, a demanda pelos produtos, criativos e de alta qualidade, cresceu rápido e logo empresas como a Tok Stok começaram a vende-los. Para acompanhar o crescimento rápido das vendas, foi inaugurada a primeira loja piloto, adotando a marca Christmas, em Teresópolis. Com um mercado de decorações promissor e instalações adequadas, a agora K. E. Rosa Artesanatos Ltda. pôde diversificar os produtos comercializados, iniciando a fabricação de produtos de decoração em geral. Mesmo com o mercado de decorações favorável, a inflação atrapalhava no fechamento de preço, pois poderia deixar a produção inviável no dia seguinte.

Com os resultados da nova fábrica e com a grande aceitação do público pela marca Christmas, em 1990 foi inaugurada a primeira loja franqueada na cidade de Niterói, Rio de Janeiro.

Em 1991, a família mudo-se para Florianópolis, Santa Catarina. Foi neste local que foi criada a então conhecida Imaginarium, ainda como uma pequena mas já moderna loja de presentes criativos.

4. Histórico Comerial da empresa Fictício ou Real

995- 15 lojas franqueadas; pioneira no “fundesign” nacional; primeira mudlogotipo

Em 1995, a empresa Imaginarium, já tinha o total de 15 franquias pelo Brasil. Foi a empresa pioneira brasileira a utilizar o conceito do fundesign, no qual um objeto representa não só uma função, mas também um sentimento, uma emoção que o diferencia dos demais, ou ainda, o design com inovação e diversão. Também ocorreu a mudança de logotipo da marca, que ganhou como tema uma casinha estilizada (em 1999 a casinha foi modernizada).

2000- introdução de produtos de vestuário

Em 2000, a rede teve sua primeira experiência no ramo de vestuário, com o lançamento de uma coleção de camisetas. Atualmente, também possui bijuterias, bolsas, produtos de beleza, papelaria, casa e decoração.

Até o ano 2000, a loja fabricava, basicamente, artigos para casa, por isso o logo era uma casinha. Em 2001 ocorreu a grande mudança, surgia o balão de pensamento, justamente pelo fato da marca ter ampliado seu portfolio de produtos e o segmento de atuação no mercado.

Em 2005, atendendo a uma antiga necessidade dos consumidores, a Imaginarium criou sua loja virtual, na mesma plataforma do site oficial da marca. Em 2006, além de possuir 70 lojas espalhadas pelo Brasil, já eram associados 150 mil clientes ao programa de fidelidade da loja, chamado de Funclub, que concedia descontos especiais em lojas físicas e a participação em um espaço virtual exclusivo, no site da marca.

Em 2011, em comemoração aos 20 anos de empresa, o logotipo da marca passou por uma profunda e importante transformação: o balão ganhou vida. Tornou-se uma janela para transmitir a visão Imaginarium do mundo.Também foi criada uma estampa institucional. O texto da estampa foi criado para transmitir o jeito de pensar em fazer fundesign da marca, além de ter sido especialmente elaborado para traduzir e dar significado ao que a empresa mais preza: liberdade de imaginar.

Em, 2012 a Squadra, empresa de investimentos, ingressou como sócia majoritária da Imaginarium. A decisão da venda da empresa foi tomada pela família após concluírem que

era hora da família encerrar sua participação na Imaginarium.

5. Produtos Vendidos

A Imaginarium comercializa produtos de decoração com conceito fundesign, bem como utensilios para casa e materiais escolares.

6. Justificativa do Planejamento

A empresa defende que o planejamento é a chave de sucesso de toda organização, pois é partir dele que é possível traçar objetivos e formular um plano de ação para alcança-los, além de conseguir monitorar, controlar e ajustar suas atividades visando sempre ter um desempenho melhor e consequentemente estar ativo no Mercado.

7. Referencial Teórico

7.1 Ambiente de vendas

7.1.1 Interno- Variáveis Controláveis- Forças e Fraquezas

a) Finanças

Pode ser subdividida em: análise dos índices financeiros ( índices de lucratividade, índices de liquidez, índices de alavancagem, índices de giro e períodos de cobrança) e análise do sistema planejamento e controle financeiro/contábil (estrutura da área financeira ,relatórios contábeis/financeiros, fluxo de caixa, decisões e ações financeiras, controles e orçamentos, etc.).

b) Recursos Humanos

Fator humano da empresa, responsável pela rotatividade dos empregados, ao índice de absenteísmo, à eficácia dos programas de recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento.

c) Logística/Produção

Trata-se da capacidade produtiva, considerando aspectos como: a instalação industrial, processo produtivo, programação e controle da produção, qualidade, sistema de custos, pesquisa e desenvolvimento, cadeia de suprimentos e processo produtivo.

d) Marketing- Composto de Marketing

Trata-se do desempenho do sistema de distribuição, desenvolvimento de novos produtos, marca, força de vendas, promoção e propaganda, políticas de preços e organização do departamento de marketing. Possui grande importância quanto à pesquisa de mercado, por ser relevante ao processo decisório.

Produto

Diz respeito a todas as características que terá aquilo que sua empresa vai oferecer ao mercado. Tamanhos, cores e outras qualidades físicas, se for um produto, e funcionalidades e demais especificidades,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (92.2 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com