TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura Organizacional

Tese: Estrutura Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2013  •  Tese  •  1.318 Palavras (6 Páginas)  •  905 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Devido a ineficiência das empresas no mercado brasileiro, a importância de planejar, organizar, liderar e controlar (competências do administrador), de maneira racional é fundamental para a melhora dessa situação.

No cenário atual existe uma grande parcela da sociedade que expressa preocupação com seus hábitos alimentares, o que representa uma boa oportunidade para empresas relacionadas a alimentação natural, por isso que o ramo escolhido para ser explorado no texto, envolve a comercialização de sanduíches naturais, em busca de tornar essa opção alimentar em um sucesso para o empreendimento.

Tendo como objetivo aprofundar nossos conhecimentos na administração de empresas, utilizando uma ferramenta muito importante de trabalho que é o planejamento,ao desenvolver a criação de uma empresa.

Que serão divididas em 7(sete) capítulos: 1-descrição geral da empresa, 2- a missão da empresa, 2.1- o código de ética, 3- visão e objetivos da empresa, 4- estrututa organizacional, 5- o plano de maketing, 6- investimento inicial e 7- capitação de recursos.

Palavras chave: planejar, organizar, liderar e controlar.

DESENVOLVIMENTO

1- Descrição geral da empresa;

Sabemos que muitas pessoas não conseguem fazer as refeições principais (almoço ou jantar), devido ao ritmo ou estilo de vida, e acabam consumindo lanches. A empresa Sabor & Saúde, chega ao mercado para atuar no ramo de lanches naturais, oferecendo produtos com preços acessíveis, de extrema qualidade e variedade, em um ambiente amplo e com total higiene. Nossa lanchonete natural é uma ótima opção de alimento leve e saudável.

2- Missão da Empresa;

Buscamos apresentar as melhores formas possíveis de alimentação, consumo e bem-estar, ajudando assim a melhorar na qualidade de vida de nossos clientes. Nossos consumidores são pessoas de qualquer idade, que se preocupam com a própria saúde e querem tornar sua alimentação mais saudável.

2.1- Código de Ética;

Possui um Código de ética que procura aumentar a integridade e o respeito de todos os colaboradores, composto dos seguintes valores e princípios:

- O processo de tomada de decisão será tomado pelo administrador, porém com participação dos colaboradores com opiniões e idéias.

- É fundamental, todos na empresa terem objetivos em comum.

- A busca do conhecimento é infinita.

- Aconselhamos a exposição dos problemas pessoais e profissionais, para buscarmos juntos, soluções.

3- Visão e objetivos da empresa;

Visando, torna-se referência na comercialização de alimentos naturais, buscando inovar nosso atendimento com o serviços de entrega a domicílio, nossos produtos através de pesquisas realizadas pela nutricionista. Investiremos em implantação de filiais nas cidades próximas, e na lanchonete móvel (trailer) que acompanhará alguns eventos (como festas). Com objetivo de trazer opções sustentáveis de produtos e gerar maior consciência no consumo, pois só assim poderemos promover o bem-estar do ser humano e buscarmos a manutenção dos recursos naturais do planeta. Dobrar nosso lucro, para que ano que vem possamos evoluir a categoria da nossa empresa de microempresa para empresa de pequeno porte.

4-Estrutura Organizacional

No início iremos começar com dois atendentes (Valdir e Raquel), um manipulador de alimentos (Sônia) e um auxiliar (Maurício). Com as seguintes atividades:

- Atendente: atenderá os clientes servindo bebidas de origem natural, sanduíches, enfim atendimento aos pedidos;

- Manipulador de alimentos: será responsável pelo preparo dos ingredientes e também dos sanduíches. Deve Sr extremamente higiênico, cuidadoso e interessado em novas receitas. Seguindo sempre as normas da ANVISA se for mulher devera usar cabelos presos, coberto com tocas, retirar brincos, pulseiras, maquiagem, etc. Se for homem evitar bigodes, barba e costeleta. O uniforme será usado somente na área de preparo dos alimentos.

- Auxiliar de Manipulação de alimentos: função subordinada ao manipulador e irá lavar frutas, verduras, preparar sucos, etc.;

- Nutricionista: por enquanto será terceirizado (Lívia Carvalho, que possui uma empresa de nutrição que presta serviços a empresas de pequeno e médio porte).

- Na diretoria, por enquanto, a empreendedora com formação e especialização em administração (Tamires), será a administradora e diretora, estando sempre presente no estabelecimento, para dar credibilidade a esse novo negócio.

Além do processo legal da empresa, iremos atender a resolução RDC n°.216, de 15 de setembro de 2004, da ANVISA, a qual determina que restaurantes, cantinas, lanchonetes, etc. adotem procedimentos para se adequarem ao regulamento técnico de boas práticas para serviços de alimentação.

5- O Plano de Marketing;

O segmento mais atrativo para a empresa é o de refeições fora do lar, que segundo informações da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), apresenta velocidade de crescimento de 50% maior que as taxas de crescimento do varejo alimentício tradicional (supermercado e auto-serviço). Ressalta-se ainda que o mercado de alimentação saudável apresentou, na última década, um crescimento na ordem de 870% , também segundo a ABIA.

Nosso foco é no mercado para sanduíches natural que esta em alta, devido aos novos padrões de consumo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com